CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#saude 28/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Neste domingo (28), o prefeito Haroldo Tavares anunciou o PSF do Angico Torto!

Neste domingo (28), o prefeito Haroldo Tavares anunciou o PSF do Angico Torto, em um evento que contou com a presença do deputado federal Augusto Coutinho e da deputada estadual Débora Almeida. Os recursos foram solicitados ao Governo Federal. O PSF irá beneficiar a população, oferecendo atendimento médico, odontológico e de enfermagem. Além disso, o deputado Augusto Coutinho também destinou uma emenda para a aquisição de uma ambulância e equipamentos para o Hospital Pequeno Porte. A ação tem como objetivo melhorar a estrutura e ampliar o atendimento na unidade hospitalar. Com essas medidas, a saúde da população da região tende a ser beneficiada, oferecendo mais qualidade de vida e atendimento médico para a comunidade de Angico Torto.

#saude 11/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Nacional Contra Influenza!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, informa a população que nesta segunda-feira (10), inicia a 25 Campanha Nacional contra a Influenza.

Na campanha contra a influenza, serão vacinadas:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias),

gestantes e puérperas,

povos indígenas,

trabalhadores da saúde,

idosos com 60 anos e mais,

professores das escolas públicas e privadas,

pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais,

pessoas com deficiência permanente,

profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas,

caminhoneiros,

trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso,

funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Todos os grupos prioritários já podem procurar a unidade de saúde mais próxima e se vacinar!

Lembrando que todos devem estar portando documentos de identificação e cartão nacional do SUS no ato da vacinação.

A vacinação é um ato de amor!

#saude 02/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Dia Mundial de Conscientização do Autismo!

Neste domingo (02/04), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Secretaria de Assistência Social de Verdejante se une a todos para promover e incentivar a conscientização e a inclusão das pessoas com autismo. É fundamental que toda a sociedade esteja ciente das necessidades e habilidades únicas dessas pessoas, e trabalhe para criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo. A inclusão é uma responsabilidade coletiva, e é preciso que todos estejam empenhados em promover a acessibilidade, o respeito e a valorização das pessoas com autismo. Afinal, cada um de nós tem um papel importante a desempenhar na construção de um mundo mais justo e inclusivo para todos. Por isso, a Secretaria de Assistência Social de Verdejante reforça a importância do respeito e da inclusão das pessoas com autismo. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas, promovendo um mundo mais inclusivo, acolhedor e justo para todos.

#saude 22/09/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Campanha Setembro Amarelo!

A Secretaria de Saúde junto com a Secretaria de Educação realizaram na quinta-feira (22), rodas de conversa com os alunos da Escola José Martinho. Durante o encontro foram abordados, temas como suicídio, reforçando a Camapnha Setembro Amarelo, e destacando a importância de como criar uma cultura humanizada através da escuta. A iniciativa integra o conjunto de ações do Setembro Amarelo na cidade, que tem como foco o tema "a vida é a melhor escolha"! A campanha chama atenção para conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

#saude 01/08/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Agosto Dourado: Conscientização sobre o aleitamento materno !

A Prefeitura de Verdejantes por meio da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social inicia o mês de agosto com várias atividades voltadas à conscientização do aleitamento materno. Serão realizadas rodas de conversa, palestras e orientações, a fim de instruir e orientar sobre a amamentação. O tema será trabalhado nas Unidades de Saúde, HPP , CRAS , CREAS E Programa Criança Feliz. A amamentação feita de maneira adequada tem como beneficios, uma boa nutrição da criança, fala, desenvolvimento dentário e de ossos da face, mastigação, dentre outros. Além disso transmite um vínculo maior entre mãe e bebê. O Dia D do Agosto Dourado será realizado na sexta feira (19/08), com atividades realizadas pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social.

#saude 25/05/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Reunião Integrada

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (26), uma reunião integrada com a VII Regional de Saúde. Participaram do encontro, a secretária de saúde Nayara Cristina Santos e as equipes multidisciplinares das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação. O principal objetivo é fortalecer a rede de saúde mental do município. Durante a reunião foi discutido a instalação de um comitê técnico municipal de prevenção à saúde articulado entre SUS, SUAS, Educação e Direitos Humanos. Ainda entrou na pauta, o desenho da rede de saúde mental no território como forma de fortalecer e garantir as políticas públicas do município. Na ocasião, também foram eleitos quatro delegados que irão representar o município na conferência estadual de saúde mental.

#saude 14/05/2022 SECRETARIA DE SAÚDE ENCONTRO DE GESTANTES !

A Secretaria de Saúde realizou nesta sexta-feira (13), o II encontro com as gestantes do município. Durante o evento, as grávidas receberam um kit maternidade com vários produtos de higiene pessoal para elas e para os bebês. As futuras mamães também receberam orientações dos profissionais sobre modificações e desconfortos da gestação, alimentação, trabalho e tipos de parto, ser mãe, cuidados com a criança pequena, trabalho corporal na gravidez, parto e pós-parto. O objetivo da Secretaria de Saúde é acompanhar de perto as gestantes do município, dando amparo emocional, tirando dúvidas, promovendo trocas de experiências e repassando informações importantes neste período

#saude 03/04/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 1ª Semana de Saúde na Escola

A Secretaria de Saúde de Verdejante realiza a 1ª Semana de Saúde na Escola de 04 a 08 de abril por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Durante esses dias, todas as escolas do município receberão a equipe multidisciplinar com presença de médicos, enfermeiros, odontólogos, psicólogo e fisioterapeuta, tendo como tema principal: "Prevenção à COVID-19 nas escolas". Serão abordados outros temas como: Saúde Bucal, Prevenção a dengue, saúde ocular, saúde reprodutiva e sexual, dentre outros. O objetivo dessa semana é promover a interação dos profissionais de saúde com os alunos e profissionais da educação, onde as equipes de saúde se encontrarão mais próximas da comunidade escolar. O PSE visa contribuir para a formação dos estudantes através da promoção, prevenção e atenção à saúde integral.

#saude 31/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Imunização contra a COVID-19 para todas as crianças de 5 a 12 anos em Verdejante

Na manhã desta segunda-feira (31) foi de imunização contra a COVID-19 para todas as crianças de 5 a 12 anos em Verdejante. A Secretaria Municipal de Saúde informa que não é necessário realizar o agendamento prévio para receber o imunizante. No momento da vacina a criança não deve ter tomado nenhuma vacina de rotina e nem apresentar sintomas gripais ou da Covid-19. Após a aplicação do imunizante, as crianças serão acolhidas e permanecerão no local por pelo menos 20 minutos, para observação. Em relação ao grupo de 5 a 12 anos de idade, é necessário a apresentação doa documentos da criança: registro de nascimento, cartão de vacinação infantil e cartão do SUS. Já o responsável deve estar de posse dos documentos pessoais como RG e comprovante de residência.

#saude 21/12/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Reforço Vacinação

Atendendo as orientações do Ministério da Saúde, a Secretária Municipal de Saúde inicia nesta terça-feira (21), o reforço para pessoas com idade entre 18 e 54 anos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 4 meses. Antes o intervalo era de 5 meses para esse público. O reforço da imunização estará acontecendo em todas as UBSs e também na Secretaria de Saúde. Para receber a dose, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação com o cartão do SUS atualizado ou CPF. A Secretaria de Saúde também reforça a importância do esquema vacinal completo, e alerta mais uma vez, as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose devem comparecer a um ponto de vacinação para receber a dose.

#saude 24/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação Contra a Covid-19

Atuando de maneira itinerante na vacinação contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma tenda para atender maior número de pessoas na aplicação da vacina. Desde segunda-feira (22), a Campanha de Mega Vacinação, teve início no município atendendo muitos verdejantenses. A Mega vacinação vai continuar durante toda esta semana, estendendo até a sexta-feira, 26, para que as pessoas que estão com o esquema vacinal da Covid-19 atrasado, tenham mais uma oportunidade de iniciar, fortalecer ou confirmar a sua imunização, seja com a primeira dose, segunda ou reforço. Dentro da campanha as pessoas acima de 55 anos começaram receber a dose de reforço, elas precisam estar imunizadas há 4 meses com a segunda dose, os imunossuprimidos graves que têm intervalo de 28 dias para receber a dose de reforço, também pode se vacinar. Também teve inicio a vacinação para adolescentes de 12 anos.

#saude 24/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação Para Adolescentes de 12 Anos

A Secretaria de Saúde de Verdejante começou nesta terça-feira (23), a vacinação para adolescentes de 12 anos. Com a volta às aulas o público dessa faixa etária retoma as escolas de forma protegida contra a covid-19. A vacinação dos adolescentes continua. Para receber a dose, o jovem deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis e apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

#saude 23/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Ampliação da vacinação | 12 anos

Os jovens de 12 anos residentes em Verdejante começam receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, a partir desta terça-feira (23). Para receber a dose, o jovem deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis e apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

#saude 22/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de Mega Vacinação Contra COVID-19

A partir da próxima segunda-feira (22) até o dia (26/11), a Secretaria de Saúde de Verdejante dá início Campanha de Mega Vacinação, anunciada pelo Ministério da Saúde, com foco nas pessoas que ainda estão com a segunda dose em atraso. Os trabalhadores de saúde e pessoas acima de 55 anos, imunizadas há 4 meses com a segunda dose, podem receber a terceira dose, os imunossuprimidos graves tem um intervalo de 28 dias para receber a dose de reforço.

#saude 18/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação Contra Covid-19

A Secretaria de Saúde de Verdejante informa que a dose de reforço da vacinação contra Covid-19, será ampliada às pessoas com 55 anos de idade e mais, a partir desta quinta-feira (18). É necessário o cumprimento do prazo estabelecido pelo protocolo, obedecendo um intervalo de 120 dias (4 meses) da segunda dose. Tanto para (idoso e profissionais de saúde) e 28 dias (imunossuprimidos). No ato da vacinação, a pessoa deve apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacina e comprovante de residência.

#saude 11/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Neste #tbt lembramos do momento importante para nosso município quando vacinamos a primeira pessoa contra o COVID

Neste #tbt lembramos do momento importante para nosso município quando vacinamos a primeira pessoa contra o COVID. A esperança continua intensamente em todos os verdejantenses para o ver o fim da pandemia. Atualmente o avanço da vacina está em andamento. Recentemente a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a vacinação para jovens de 13 anos, que começaram receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Verdejante atualmente tem apenas 32 pessoas sendo monitoradas pelos profissionais da saúde do município e com taxa de ocupação de internamento em zero. A esperança continua firme para alcançarmos o fim da COVID-19 o mais rápido possível. Lamentamos as vidas perdidas e sentimos pelo sofrimento dos familiares e amigos, mas diante dos obstáculos, a vida continua com orações eternas a quem partiu vítimas da COVID-19.

#saude 03/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha do Novembro Azul

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, em mais um ano,

busca promover o cuidado com a saúde do homem, intensificando a campanha do Novembro Azul. Neste mês serão realizadas várias ações de prevenção do câncer de próstata nas unidades de atenção básica da zona urbana e rural. A ideia é promover a mudança de comportamento dos homens para que tenham o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos com maior frequência. O Novembro Azul busca conscientizar os homens sobre a importância da consulta regular e da realização de exames constantes, tanto para prevenir o câncer de próstata, quanto outras doenças que atingem a saúde masculina. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O CRAS e CREAS, juntamente com a Secretaria de Saúde do município estão à disposição para orientar em casos de dúvidas.

#saude 18/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE 18 de Outubro Dia do Médico

A Prefeitura de Verdejante através da Secretaria de Saúde parabeniza hoje, os médicos que atuam em nossas unidades de saúde. Rendemos nossas homenagens a este profissional que não escolhe dia para exercer a sua profissão! Que Deus continue abençoando essas mãos que amenizam a dor e curam os problemas de saúde. Nossos sinceros agradecimentos pela dedicação, amor e carinho com que segues a jornada que escolheste para tua vida. Nosso muito obrigado àqueles, que vivem essa nobre missão de salvar vidas. Parabéns, Doutor!

#saude 18/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE DOSE DE REFORÇO | COVID-19

quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde deu andamento a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em idosos. Seguindo determinação do Governo do Estado, poderão receber a terceira dose, neste momento, idosos maiores de 60 anos, que já completaram o esquema vacinal, no mínimo há seis meses. Já os imunossuprimidos podem receber o reforço se tiver completado o esquema vacinal há pelo menos 28 dias. Para receber a terceira dose do imunizante contra a Covid-19, é necessário levar o documento de identificação e comprovante de vacinação.

#saude 06/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE CAMPANHA ANTIRRABICA CANINA E FELINA

A Secretaria de Saúde de Verdejante chama atenção para a Campanha Antirrábica Canina e Felina que serão realizadas nas zonas rurais de grossos e malhadareia devido ao número de casos de raiva animal nos últimos anos. Por essa razão, outubro será o mês destinado para vacinar cães e gatos contra raiva. Não deixe esse momento passar em branco na vida do seu melhor amigo! Vacinando seu cão você estará protegendo também a sua família!

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO

13 e 14/10 - Na praça de Grossos

15/10- Na praça de Malhadareia

A partir do dia 19/10- Sítios vizinhos na região de Grossos e Malhadareia

Nesses locais a vacinação começa, a partir de 8h.

#saude 05/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Mês Outubro Rosa

A Prefeitura de Verdejante inicia esta primeira segunda-feira do mês reforçando a "Campanha Outubro Rosa". Os próximos dias serão marcados por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças. A informação seguida corretamente irá proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade.

www.verdejante.pe.gov.br
Emitido dia 05/03/2024 às 10:15:21