CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Ações 15/04/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Stand temático focado na conscientização sobre o Autismo!

Nesta segunda-feira (15), a Secretaria de Educação promoveu uma iniciativa inovadora na Feira da Agricultura Familiar, ao montar um stand temático focado na conscientização sobre o Autismo. A ação, que faz parte da programação da Formação Continuada dos educadores municipais, teve como objetivo promover o entendimento, o respeito e o apoio às pessoas que vivem com o autismo. O stand ofereceu informações relevantes sobre o tema, distribuição do colar do autismo e do girassol, oficina de pintura para as crianças e adolescentes presente. O objetivo da ação é mostrar a importância de incluir e sobretudo promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas..

#Ações 14/04/2024 GABINETE DO PREFEITO Em Verdejante, o progresso é fruto do trabalho conjunto e do comprometimento com o município!

Em Verdejante, o progresso é fruto do trabalho conjunto e do comprometimento com o município! O prefeito Haroldo Tavares recebeu neste sábado (13), a visita do Deputado Federal Augusto Coutinho e da Deputada Estadual Débora Almeida para acompanhar de perto as obras realizadas e em andamento, resultados de emendas do deputado Augusto Coutinho. Uma parceria que está mudando nossa realidade para melhor! Marcaram presença também as lideranças comunitárias e políticas de Verdejante.

#Ações 11/04/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO I Ciclo de Formação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e PCA.

I Ciclo de Formação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e PCA. A formação contou com os profissionais da educação do ensino fundamental, anos iniciais e com formadores em Língua Portuguesa e Matemática. O programa tem por objetivo garantir a alfabetização de todos os estudantes da Rede de Ensino. Foi um momento de muito conhecimento, interação entre os profissionais presentes, trocas de experiência exitosas e muito aprendizado.

#Ações 11/04/2024 GABINETE DO PREFEITO Simulação de evacuação na Barragem Milagre!

A Prefeitura de Verdejante colaborou com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional em uma simulação de evacuação na Barragem Milagres, realizada nessa quinta-feira (11/04). O exercício envolveu as comunidades do Sítio Carrancudo e Sítio Milagres, em Verdejante, e o Sítio Boa Esperança, em Salgueiro. A simulação tem como objetivo testar a eficácia dos equipamentos e das rotas de evacuação, sendo uma medida preventiva. A ação contou com a participação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, em conjunto com o Consórcio Operador, destacando a importância da colaboração da população local para o êxito das atividades.

#Ações 04/04/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Atendimento ao aluno Autista na Rede de Ensino!

O atendimento ao aluno Autista na Rede de Ensino, foi o tema principal da Mesa Redonda que aconteceu na manhã de hoje (04), em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A Secretaria de Educação promoveu um debate importante, onde estiveram presentes gestores, coordenadores, CRAS e Programa Criança Feliz. Discussões sobre os desafios e as estratégias para inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista na Rede de Educação e a importância da parceria entre os serviços que fazem a Rede Intersetorial. A educação inclusiva é essencial para construir uma sociedade mais igualitária e preparar os alunos para o mundo. Este encontro marca o início de uma série de eventos dentro da programação que iram acontecer durante o mês.

#Ações 02/04/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Caminhada para marcar o "Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo"!

Na manhã desta terça-feira (02), a Prefeitura de Verdejante, por meio das Secretaria de Assistência Social organizou uma caminhada pelo centro da cidade para marcar o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. O intuito da iniciativa é sensibilizar a população sobre a relevância desse tema. Ao longo do mês, várias ações estão programadas para conscientizar e integrar as pessoas com autismo. O evento reflete a colaboração entre a prefeitura e as secretarias de Educação, Saúde, Agricultura e Assistência Social para promover a compreensão e a inclusão da diversidade, visando garantir-lhes uma melhor qualidade de vida e integração.

#Ações 29/03/2024 GABINETE DO PREFEITO Espetáculo teatral “Jesus, a paixão sertaneja!

Com o apoio da Prefeitura de Verdejante e o incentivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura/FUNDARPE, a ACAVE apresentou o espetáculo teatral "Jesus, a paixão sertaneja". Este projeto foi selecionado no "15º Edital PE de Todas as Paixões" e contempla uma grande massa de artistas e técnicos da cultura e da arte de Verdejante. Centenas de expectadores lotaram e prestigiaram o espetáculo no Espaço Cultural, onde o prefeito Haroldo tem realizado a manutenção e reforma do prédio, adequando-o para futuros espetáculos. O grupo é coordenado pela experiente produtora cultural Fátima Malfacine e pelo coreógrafo Danilo Vieira, com direção do diretor de Cultura Robson Sá, tendo total apoio do prefeito Haroldo Tavares.

#Ações 29/03/2024 GABINETE DO PREFEITO “Caretas de Verdejante”

Nas ruas de Verdejante, nesta Sexta-Feira Santa, os "Caretas de Verdejante" apresentaram o simbolismo enraizado no coração do sertão. Esta manifestação, que perdura através das gerações, representa mais do que uma simples brincadeira: é um exemplo vivo da tradição compartilhada entre amigos e familiares. As máscaras distintas, os estalos dos chicotes, as cores vibrantes das indumentárias, o movimento enérgico dos corpos totalmente cobertos e as vozes alteradas ecoam pelas ruas, despertando os sentidos e provocando emoções profundas. Esses elementos emblemáticos não apenas destacam a identidade de Verdejante, mas também promovem um sentido de pertencimento e conexão entre os verdejantenses.

#Ações 24/03/2024 GABINETE DO PREFEITO Segundo Encontro Regional dos Bacamarteiros!

Neste domingo, como parte das festividades de aniversário de 62 anos de Verdejante, a Prefeitura organizou uma série de eventos celebrando a cultura e o talento local. O destaque foi o Segundo Encontro Regional dos Bacamarteiros, que reuniu entusiastas da tradição nordestina, fortalecendo as raízes da região. Participaram grupos de diversas cidades, incluindo Serra Talhada, Belmonte, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, Custódia, Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Carnaiba e Princesa Isabel na Paraíba. A Secretaria de Assistência Social proporcionou um café da manhã coletivo animado pelo autêntico forró pé-de-serra do Forró dos Idosos, enquanto o cortejo dos Bacamarteiros abrilhantou as ruas ao som da Banda Musical 25 de Março.

#Ações 22/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE A Secretaria de Saúde e a Escola Anisio Veras uniram esforços para conduzir um mutirão de combate à dengue!

Na manhã desta sexta-feira (22), a Secretaria de Saúde e a Escola Anisio Veras uniram esforços para conduzir um mutirão de combate à dengue. Alunos e educadores da Escola Anisio Veras saíram em uma passeata pelo centro da cidade, demonstrando apoio à iniciativa e buscando sensibilizar a população sobre a importância da prevenção da dengue. A mobilização conjunta das secretarias ressalta a relevância do engajamento de diferentes segmentos da sociedade na luta contra doenças transmitidas pelo mosquito.

#Ações 20/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Doação do IPA destina-se a auxiliar os agricultores de Verdejante!

A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, recebeu do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), 1.760 quilos de feijão, 2.010 quilos de milho e 180 quilos de sorgo. Esta entrega representa um apoio essencial aos agricultores familiares, fornecendo insumos fundamentais para o desenvolvimento de suas atividades agrícolas. A doação do IPA destina-se a auxiliar os agricultores de Verdejante, contribuindo para fortalecer a produção agrícola e garantir a segurança alimentar. Essa colaboração entre instituições governamentais ressalta o compromisso mútuo em promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e o bem-estar dos produtores rurais locais. Além disso, a entrega desses alimentos é um reflexo do esforço conjunto para mitigar os impactos socioeconômicos causados por adversidades climáticas e outros desafios enfrentados pelos agricultores do município. Por isso, a parceria entre a Prefeitura de Verdejante e o IPA demonstra a importância do trabalho conjunto entre entidades governamentais para impulsionar o crescimento econômico e social das comunidades rurais.

#Ações 07/03/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL A Prefeitura de Verdejante inaugurou sua primeira Cozinha Comunitária!

Nesta quinta-feira (07/03), a Prefeitura de Verdejante inaugurou sua primeira Cozinha Comunitária, em uma parceria promissora com o Governo de Pernambuco. O prefeito Haroldo Tavares, acompanhado da secretária de Assistência Social Neuda Alencar, da deputada estadual Débora Almeida e outros representantes municipais, liderou a cerimônia de inauguração. Além disso, estiveram presentes Marilia Torres, superintendente de Atendimento ao Combate à Fome, e Thais Oliveira, gestora de Equipamento Alimentar e Nutricional. A Cozinha Comunitária, dotada de uma capacidade para produzir até 200 refeições diárias, tem como missão principal mitigar as carências alimentares enfrentadas pela população em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles assistidos pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Mais do que uma estrutura física, o espaço representa um compromisso em proporcionar alimentação de qualidade às pessoas mais necessitadas, fortalecendo a rede de segurança alimentar do município. Esta iniciativa demonstra o comprometimento conjunto do governo municipal e estadual em promover o bem-estar e a inclusão social, reforçando o papel essencial das parcerias no enfrentamento das desigualdades e na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

#Ações 06/03/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Taça Verdejante de Futsal!

No torneio Taça Verdejante de Futsal, os jogos desta quarta-feira (06) foram marcados por uma competição acirrada e emocionante. Na partida entre Pereira e São Joaquim um confronto equilibrado, terminando com um empate de 2 a 2, onde ambos os times demonstraram habilidade e determinação em quadra. Em seguida, Pereira I garantiu uma vitória suada sobre Malhada Areia, com um placar de 3 a 2, em um jogo repleto de jogadas emocionantes e momentos de tensão. Por fim, o duelo entre Lotérica e Angico Torto I terminou empatado em 3 a 3, após uma partida intensa e repleta de reviravoltas, onde as equipes lutaram até o último minuto em busca da vitória.

#Ações 28/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Na quarta-feira, dia 28, a Prefeitura de Verdejante, através da Secretaria de Agricultura, realizou a recepção do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa, gerenciado pelo IPA, foi oficialmente lançado na cidade. Destinado a proporcionar uma melhor qualidade de vida para as escolas e órgãos municipais, o PAA também visa garantir uma fonte de renda estável para os agricultores familiares, que fornecem diretamente suas produções ao governo do estado. Essa iniciativa representa um esforço conjunto para promover o desenvolvimento econômico e social, ao mesmo tempo em que fortalece os laços entre os produtores rurais e as instituições governamentais.

#Ações 24/02/2024 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Primeiro Encontro Regional de Bacamarteiros do Município!

Neste sábado (24), a Prefeitura de Verdejante, através da Diretoria de Cultura, promoveu o Primeiro Encontro Regional de Bacamarteiros do município. O evento contou com a presença de grupos de Bacamarteiros de diversas cidades, incluindo São João (PE), Palmares (PE), Abreu e Lima (PE), São José do Belmonte (PE), Salgueiro (PE), Triunfo (PE), Serra Talhada (PE), Santa Cruz da Baixa Verde (PE), Caruaru (PE), Princesa Isabel (PB) e Capelas (SE). Durante o encontro, o Prefeito Haroldo Tavares entregou certificados e medalhas aos participantes. A iniciativa representa um importante momento de valorização da cultura regional, promovendo a integração entre os grupos de Bacamarteiros e fortalecendo os laços culturais na região.

#Ações 21/12/2023 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Programa “Desenvolve Artesanato”

A Prefeitura de Verdejante, em colaboração com a Secretaria de Governo, a Diretoria de Cultura e a Sala do Empreendedor, teve a satisfação de entregar as carteiras do artesão a dez talentosos artistas locais participantes do programa "Desenvolve Artesanato" promovido pelo Sebrae-PE. Em uma cerimônia simples, o diretor de Cultura, Robson Sá, enfatizou a importância desse reconhecimento: "Ao entregarmos essas carteiras de registro, estamos reconhecendo e valorizando o talento e o trabalho árduo de cada um dos nossos artesãos. Esses documentos simbolizam mais do que um reconhecimento legal, eles representam a nossa dedicação em preservar e fortalecer a nossa cultura local. O programa "Desenvolve Artesanato" em âmbito estadual visa estimular e impulsionar o setor artesanal em Pernambuco, ao promover a capacitação e qualificação dos artesãos. Além disso, busca criar oportunidades para fortalecer e expandir o mercado desses profissionais. Os artesãos e artesãs de Verdejante, ao receberem suas carteiras de registro, alcançaram respaldo legal para atuar formalmente e promover o reconhecimento de seu trabalho. Essa iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura em fortalecer os empreendedores locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade. Parabéns aos talentosos artistas que receberam as carteiras e que continuem a nos encantar com seu talento e criatividade.

#Ações 31/10/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Dia das Crianças da Assistência Social!

A prefeitura de Verdejante, em colaboração com a Secretaria de Assistência Social, o Programa Criança Feliz, SCFV, CREAS e CRAS, realizou com sucesso o "Dia das Crianças da Assistência Social". O grupo Milkshake animou a festa com um espetáculo impressionante. O local foi preparado de forma acolhedora e divertida, especialmente para as crianças. Houve lanches, pula-pula, algodão doce, pintura no rosto, piscina de bolinhas e diversas brincadeiras promovidas pelas equipes de visitadores e educadoras. Além disso, as crianças receberam muitos presentes e se divertiram bastante. Foi uma tarde repleta de animação, alegria, música, brincadeiras e amor! As crianças irradiaram felicidade, e a tarde em Verdejante se encheu de sorrisos. Feliz Dia das Crianças! A Assistência Social de Verdejante deseja a todas as crianças que participaram desse incrível evento um futuro cheio de alegrias.

#Ações 30/10/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Conferência Municipal de Educação Extraordinária 2023

A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta segunda-feira (30), a Conferência Municipal de Educação Extraordinária 2023. A escola Joaquim Tavares de Sá foi o local escolhido para sediar esta conferência memorável e essencial para a educação. Este evento é de grande importância não apenas para a Rede Municipal de Verdejante, mas também para a educação pública em geral. O tema central da conferência foi "Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a Garantia da Educação como Direito Humano, Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável". A Gerente Regional de Educação da GRE de Salgueiro, Maria Aparecida Carvalho Alencar abordou propostas voltadas para a implementação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) no período de 2024 a 2034, com foco na identificação de desafios e necessidades educacionais no município. O evento foi enriquecido por apresentações culturais, com destaque para o grupo de Arte e Dança de Verdejante e a Banda Musical 25 de Março, que proporcionaram um espetáculo musical incrível. O Secretário de Educação, Heder Tavares agradece imensamente a presença de todos. Trabalhando juntos, podemos fazer a diferença e proporcionar oportunidades educacionais excepcionais para todos.

#Ações 27/10/2023 SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS Entrega dos kits de fardamento para os agentes de limpeza do município!

A prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou na manhã desta sexta-feira (27), a entrega dos kits de fardamento para os agentes de limpeza do município. Cada kit de farda distribuído inclui uma camisa, uma calça, um chapéu, 2 luvas, 2 máscaras, 1 óculos de proteção e botas para uso pessoal. Esses novos kits de fardamento refletem a preocupação da gestão do prefeito Haroldo Tavares com o trabalho dedicado dos nossos agentes de limpeza, que desempenham um papel vital na transformação diária de nossa cidade.

#Ações 26/10/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL A animação tomou conta do forrozinho do “Grupo de Idosos”!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza na noite desta quinta-feira (26), o forro dos idosos. Dançar na terceira idade contribui para um melhor condicionamento físico e mental, esse momento também é de lazer e descontração para os idosos. A dança e animação se resumiram em pura diversão. A felicidade e a longevidade dos nossos idosos são contagiantes. A noite do grupo dos idosos foi finalizada com um jantar especial e boas conversas. Que venham mais noites como essa com animação e muito forró!

#Ações 05/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Importante capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde!

A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na terça-feira (03/10), uma importante capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do município. As enfermeiras Amanda e Nathália destacaram a relevância da Campanha Outubro Rosa, que visa a prevenção do câncer de mama e colo do útero. A capacitação proporcionou informações essenciais, dinâmicas e atualizações sobre esses temas importantes. O objetivo é capacitar os ACSs para que possam transmitir, tanto em seu trabalho profissional quanto em sua vida pessoal, a importância da prevenção e incentivar a população a buscar os serviços da rede de Atenção Básica do município. Lembre-se: Um simples toque e um exame podem fazer a diferença e salvar vidas!

#Ações 14/09/2023 SECRETARIA DE GOVERNO, PLANEJAMENTO E GESTÃO “Formação Empreendedora”

Nesta quinta-feira (14), dando sequência à "Formação Empreendedora", os empreendedores de Verdejante tiveram a oportunidade de apreender sobre "Fluxo de Caixa", com a palestra ministrada pelo consultor do Sebrae Ricardo Cantarele. O evento foi importante para os empreendedores que participaram, o momento foi de aprendizado, e oportunidade, para tirar dúvidas sobre o assunto abordado, com a finalidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos para uma melhor gestão do próprio empreendimento. As ações voltadas para o empreendedorismo estão sendo realizadas pela Prefeitura de Verdejante, Secretaria de Governo, Sebrae e Sala do Empreendedor, se trata de um acordo de parceria entre Sebrae com o município, cujo intuito é fomentar o desenvolvimento econômico através de capacitações para os empreendedores locais.

#Ações 14/09/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A Secretaria de Educação realizou uma ação importante de impacto social!

A Secretaria de Educação realizou uma ação importante de impacto social na manhã desta quinta-feira (14), que contou com o apoio da Secretaria de Saúde, a entrega de absorvente nas escolas municipais faz parte do "Projeto Estou Naqueles Dias". A pobreza menstrual é um assunto muito delicado, é a realidade de muitas adolescentes no Brasil e é vista como uma violação de direitos humanos muito séria. Nosso objetivo é garantir o acesso e a dignidade menstrual das nossas adolescentes, fornecendo absorventes para aquelas que mais precisam. Acreditamos que cuidar da saúde e do bem-estar é uma missão coletiva, e juntos estamos fazendo a diferença! Foi um momento enriquecedor e de muita interação entre os profissionais presentes e as adolescentes, com direito a palestra voltada para a Saúde da Mulher com a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Alaíde.

#Ações 13/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE "Funcional na Terceira Idade"

Na tarde desta terça-feira (12), a Secretaria de Saúde, em colaboração com a Secretaria de Assistência Social, promoveram uma ação direcionada ao grupo de idosos "Flor da Idade". Foram realizadas consultas e triagens preparatórias para o lançamento das aulas do programa "Funcional na Terceira Idade". Os idosos tiveram acesso a atendimentos médicos, e nutricionais. O educador físico Izaias Matias também fez testes de biopedancia e triagem para os exercícios físicos. Essa abordagem visa atender às necessidades de saúde e bem-estar dessa faixa etária

#Ações 12/09/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Incentivo à prática esportiva!

Com incentivo à prática esportiva e celebração da cultura, a Prefeitura de Verdejante, através da Secretaria de Educação, apoiou com sucesso a Corrida da Independência na manhã deste domingo (10). O evento teve início com uma concentração às 6h, em frente à Igreja Matriz, no centro da cidade. Os participantes receberam frutas e água para se manterem hidratados antes da largada, que ocorreu às 7h. A organização do evento esteve sob a responsabilidade de Zé Pinto, Fabiano e Francisco, que através da Diretoria de Esportes, garantiram que tudo transcorresse de forma impecável. O destaque do evento recai sobre os vencedores, que não apenas demonstraram suas habilidades atléticas, mas também fortaleceram os laços culturais. Os campeões receberam troféus e medalhas, coroando assim um dia de esporte.

#Ações 11/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A Prefeitura de Verdejante, através da Secretaria de Saúde, manteve seu compromisso com a saúde mental.

A Prefeitura de Verdejante, através da Secretaria de Saúde, manteve seu compromisso com a conscientização sobre saúde mental ao continuar suas atividades em apoio ao Setembro Amarelo. Nesta segunda-feira (11), os moradores receberam palestras esclarecedoras na Unidade Básica de Saúde (UBS I). Na terça (12), a UBS III será palco de um evento que inclui uma palestra instrutiva seguida de uma sessão de meditação, proporcionando momentos de reflexão e relaxamento para os presentes. Além disso, a campanha visa a promoção da saúde mental entre os jovens, com a programação de palestras nas escolas municipais. Na terça (12), a Escola Clementino Nogueira receberá a palestra, marcada para ás 13h e conduzida por a Psicóloga Bruna. Na quarta (13), a Escola Joaquim Tavares de Sá dará continuidade à iniciativa, com uma palestra agendada às 9h.

#Ações 11/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Na manhã desta quarta-feira (06), a Secretaria de Saúde de Verdejante deu início ao Setembro Amarelo!

Na manhã desta quarta-feira (06), a Secretaria de Saúde de Verdejante deu início ao Setembro Amarelo, com o treinamento/capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde do município, no Antigo Joaquim Tavares de Sá. O tema central deste treinamento é "Setembro Amarelo: Identificando Comportamentos Suicidas", em consonância com a programação do Setembro Amarelo. A iniciativa visa capacitar os agentes comunitários de saúde para lidar com situações delicadas relacionadas a comportamentos suicidas, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para identificar e abordar essas situações de forma adequada. É importante destacar que o Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que busca promover o diálogo e a disseminação de informações acerca desse tema sensível. A realização desta programação é mérito da Prefeitura de Verdejante, que demonstra seu compromisso com a saúde mental da comunidade, promovendo ações educativas e de sensibilização em prol da vida.

#Ações 07/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Na manhã deste feriado (07 de setembro), em comemoração à Independência do Brasil.

Na manhã deste feriado (07 de setembro), em comemoração à Independência do Brasil, o prefeito Haroldo Tavares, o vice Dorival Gondim e o presidente da Câmara de Vereadores Dedé da Lagoa participaram do Hasteamento das Bandeiras do Brasil, de Verdejante e de Pernambuco. A cerimônia ocorreu na Praça Raimundo Targino Ferreira, em frente à Prefeitura. O evento incluiu o hasteamento das bandeiras em frente à Câmara Municipal de Verdejante. Durante a ocasião, o prefeito Haroldo Tavares entregou instrumentos para a Banda Musical 25 de Março, fortalecendo o apoio à cultura local. A solenidade foi embalada pelo som da Banda Musical 25 de Março. Todos os secretários municipais, juntamente com os vereadores, estiveram presentes no evento. A programação do 7 de setembro continua com desfiles e apresentações das escolas municipais à tarde, celebrando de maneira significativa a data da Independência do Brasil.

#Ações 04/09/2023 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS A Prefeitura de Verdejante preparou uma celebração incrível para o 7 de Setembro!

A Prefeitura de Verdejante preparou uma celebração incrível para o 7 de Setembro! Venha conosco exaltar a INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, nossa Pátria Amada. Confira a programação:

Manhã:

9h - Hasteamento dos pavilhões com a envolvente Banda Musical 25 de Março.

Tarde:

15h30 - Desfile pelas ruas da cidade.

16h - Apresentação emocionante das escolas municipais de Verdejante.

Junte-se a nós nesta celebração patriótica!

#Ações 22/08/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL A Secretaria de Agricultura de Verdejante está em ação!

A Secretaria de Agricultura de Verdejante está em ação! Foram realizadas visitas técnicas aos produtores que serão beneficiados pelos projetos irrigados perto da Barragem Milagres. Nessas visitas, houve um cuidadoso gerenciamento das propriedades, além da coleta minuciosa de amostras de solo. A análise química dessas amostras irá embasar as futuras recomendações de adubação, visando o máximo rendimento das culturas. E aí vem a grande notícia: essa região de 14 km já está desfrutando dos benefícios do projeto de integração do Rio São Francisco (PISF). Uma parceria forte está em ação, envolvendo a Agência de Águas e Clima de Pernambuco (APAC), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Prefeitura de Verdejante. Juntos, estão fazendo a diferença e impulsionando o desenvolvimento.

#Ações 20/08/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL A Secretaria de Agricultura, em parceria com o Senar, apresenta o CURSO DE TRATORISTA.

A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Senar, apresenta o CURSO DE TRATORISTA.

Data: 04 a 15 de Setembro

Horário: 8h às 17h

Vagas: 12 vagas disponíveis

Inscrições na Secretaria de Agricultura

Garanta já o seu lugar nessa capacitação incrível e esteja preparado para novas oportunidades na área agrícola.

#Ações 19/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A Secretaria de Educação, deu um passo importante para garantir a segurança nas escolas.

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Educação, deu um passo importante para garantir a segurança nas escolas municipais. Através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), recursos foram destinados para a aquisição e instalação de sistemas de câmeras em todas as unidades educacionais. Agora, cada escola da rede conta com essa medida de proteção, visando criar um ambiente mais seguro para estudantes e educadores. Essa iniciativa não só demonstra o compromisso com a segurança, mas também ressalta a importância dada à educação de qualidade em Verdejante. A instalação dos sistemas de câmeras não apenas contribui para a prevenção de situações indesejadas, mas também promove um ambiente propício para o desenvolvimento educacional. Com essa medida, o município reafirma seu comprometimento com a segurança e o ensino de excelência.

#Ações 18/08/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL A Prefeitura deu um passo importante nessa sexta-feira (18), ao realizar uma reunião estratégica.

A Prefeitura deu um passo importante nessa sexta-feira (18), ao realizar uma reunião estratégica. Nesse encontro, foram definidos os candidatos que estarão na disputa e também ocorreu o sorteio dos números das urnas que serão utilizadas no processo eleitoral. Verdejante terá a oportunidade de votar diretamente na formação do Conselho Tutelar, uma instituição de extrema relevância para a proteção e bem-estar das crianças e adolescentes. Sua participação é fundamental para o sucesso desse processo democrático!

#Ações 17/08/2023 SECRETARIA DE GOVERNO, PLANEJAMENTO E GESTÃO Reunião com os artesãos do município.

A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Governo, em Parceria com o Sebrae, promoveu uma reunião com os artesãos do município. objetivo? discutir estratégias para a emissão da tão aguardada carteirinha de artesão. Ao debater a carteirinha de artesão, Verdejante reafirma o compromisso em valorizar e impulsionar o talento local. E não é apenas isso - está alinhado com o Programa de Artesanato Brasileiro, trilhando um caminho de destaque no cenário nacional. Sob coordenação da Sala do Empreendedor e Diretoria de Cultura, a jornada do artesanato é uma verdadeira celebração como forma de expressão e sustento. O objetivo é moldar o futuro do artesanato e construir oportunidades que perdurarão por gerações.

#Ações 01/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A Prefeitura de Verdejante promoveu a Jornada Pedagógica, organizada pela Secretaria de Educação!

A Prefeitura de Verdejante promoveu a Jornada Pedagógica, organizada pela Secretaria de Educação, reunindo todos os profissionais da educação do município. O evento teve como objetivo discutir e avaliar o calendário escolar para o segundo semestre. Durante o encontro, diversas palestras foram proferidas, proporcionando um espaço de reflexão e aprendizado para os educadores. A Jornada Pedagógica é uma iniciativa importante para aprimorar a qualidade do ensino e buscar melhores práticas pedagógicas. O secretário de Educação, Heder Tavares, afirmou: "Estamos comprometidos em oferecer uma educação de excelência aos nossos alunos e isso só é possível com a dedicação e empenho de todos os profissionais da educação. A Jornada Pedagógica é um momento fundamental para alinhar nossos esforços e garantir um segundo semestre proveitoso e enriquecedor para todos."

#Ações 01/08/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Um dia incrível com o grupo dos idosos na Flor da Idade!

Um dia incrível com o grupo dos idosos na Flor da Idade! Acompanhamos a visita ao Plant Vida, o paraíso das plantas em Verdejante. Proporcionando momentos de alegria e conexão através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social de Verdejante.

#Ações 28/07/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma importante reunião!

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma importante reunião/capacitação nesta sexta-feira (28) com a presença dos setores de #AtençãoBásica #Vigilância, reunindo os dedicados profissionais da #AtençãoPrimáriaDeSaúde, o momento é de grande importância para a Educação Permanente destes profissionais. O momento foi importante para avaliação e monitoramento dos indicadores da Atenção Primária em Saúde e pra a qualificação dos profissionais para o dia-a-dia clínico. O encontro contou com a participação do prefeito Haroldo Tavares, o Secretário de saúde, Osny Xavier, as equipes de atenção básica e vigilância sanitária do município e os técnicos da sétima regional em saúde, Mikaely Vasconcelos e Iolanda. Também participaram do encontro os residentes em saúde pública do estado. Juntos, estamos fortalecendo ainda mais nossos serviços de saúde para garantir um atendimento de excelência a todos os verdejanteses. Nossa missão é promover o bem-estar e cuidar da saúde de cada cidadão de Verdejante!

#Ações 24/07/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Um sábado inesquecível marcou o início da jornada musical em Verdejante!

Um sábado inesquecível marcou o início da jornada musical em Verdejante! A Prefeitura, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação, proporcionou um momento encantador com o primeiro dia da aula de música, contando com a participação animada dos novos alunos da talentosa Banda Filarmônica de Verdejante. Sob a batuta do maestro professor Adinei Silva, a música se transformou em aprendizado e alegria para todos os novos integrantes. A prefeitura está determinada a continuar apoiando e incentivando a música e a cultura em Verdejante.

#Ações 24/07/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Encontro "Acolher e proteger!

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Verdejante e a articuladora do Selo Unicef do município, Angela Bezerra, marcaram presença nesta terça-feira (18) em um evento super importante promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Arcoverde! O encontro, chamado "Acolher e proteger: como promover espaços de escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência", reuniu representantes de 80 municípios pernambucanos. O objetivo central do evento foi discutir a Lei da Escuta Protegida (13.431/2017) e contribuir para a melhoria dos processos de escuta de crianças e adolescentes que foram vítimas ou testemunharam atos de violência. Essa iniciativa faz parte das capacitações do Selo UNICEF, uma das principais ações da organização para garantir os direitos de meninas e meninos nas regiões do Semiárido e da Amazônia Legal brasileiros. A participação de Verdejante nesse evento mostra o compromisso em garantir a proteção e o acolhimento adequado às crianças e adolescentes em sua comunidade. Ao promover espaços de escuta qualificados, o município contribui para o fortalecimento dos direitos das crianças e para o enfrentamento da violência, visando um futuro mais seguro e inclusivo para todos.

#Ações 16/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Agricultura, promoveu um intercâmbio para os apicultores.

A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Agricultura, promoveu um intercâmbio enriquecedor para os apicultores locais. Durante os dias 11 e 12 de julho, 23 apicultores, sendo 11 mulheres, tiveram a oportunidade de participar do prestigioso EMCAP - Encontro de Mulheres Criadoras de Abelhas em Pernambuco, realizado na cidade de Serra Talhada. O evento, que reuniu apicultores de todo o estado, ofereceu uma programação diversificada com palestras, cursos e debates. O secretário de Agricultura, João Bringel e o diretor de Desenvolvimento Rural, Zenicláudio Cruz, acompanharam os apicultores de Verdejante, demonstrando o compromisso da gestão municipal com o segmento. A presença de 11 mulheres que trabalham com apicultura em Verdejante evidencia o protagonismo feminino no setor. A inclusão das mulheres na atividade apícola é um exemplo de empoderamento e valorização da diversidade no campo, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região. Com a participação ativa dos apicultores de Verdejante no EMCAP, o município reafirma seu compromisso em apoiar e valorizar os profissionais do setor, reconhecendo o seu papel fundamental na economia local e no fortalecimento das famílias apicultoras.

#Ações 15/07/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Semana repleta de atividades com as crianças do "Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Verdejante".

A Secretaria de Assistência Social através do CRAS proporcionou as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Verdejante uma semana repleta de atividades. Atividades de Dança, Palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Filmes, Jogos e um passeio encantado fechou a semana. O passeio para o Castelo Do Reino Encantado da Cidade de Belmonte apresenta uma Arte Armorial que encanta os visitantes. Passando na Casa de Cultura e no CRAS de Belmonte encerrando a semaninha de férias dos usuários do SCFV. Esse passeio teve como objetivo estimular as interações sociais entre crianças e adolescentes. É fundamental que estimulem vivências, práticas e experiências relativas ao universo informacional, cultural e social das crianças e adolescentes.

#Ações 15/07/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Parabéns aos Agentes Comunitários de Saúde de Verdejante pela formatura!

Parabéns aos Agentes Comunitários de Saúde de Verdejante pela formatura! A cerimônia foi realizada com grande emoção e contou com a presença ilustre do prefeito Haroldo Tavares, do vice-prefeito Dorival Gondim e secretários municipais. A formatura marca o encerramento do Programa Saúde com Agente, uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conasems e a UFRGS, que ofereceu o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde.

#Ações 05/07/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL "Reconstruindo o SUAS: da reflexão à ação!

"Reconstruindo o SUAS: da reflexão à ação! Hoje pela manhã, a Secretaria de Assistência Social realizou a inspiradora 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento ocorreu no antigo Prédio da Escola Joaquim Tavares, reuniu um público engajado e determinado a discutir o futuro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A Conferência Municipal é um marco importante no caminho rumo à transformação e ao aprimoramento do SUAS. Com determinação e compromisso, estamos juntos na missão de reconstruir esse sistema, garantindo o acesso a políticas públicas de qualidade, o fortalecimento dos vínculos comunitários e a promoção da cidadania plena. Seguimos em frente, com esperança e entusiasmo, rumo a um SUAS mais justo e solidário!

#Ações 30/06/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Convite: 11ª Conferência Municipal Da Assistência Social!

O Conselho Municipal da Assistência Social de Verdejante convida todos para participar da 11ª Conferência Municipal Da Assistência Social. O evento terá como tema principal " Reconstruir o SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos" .

Data: 05 de Julho de 2023

Horário: 8h

Local: Antigo Prédio da Escola Joaquim Tavares

#Ações 29/06/2023 SECRETARIA DE GOVERNO, PLANEJAMENTO E GESTÃO #OrçamentoParticipativo2023 A Prefeitura de Verdejante está pronta para te escutar!

#OrçamentoParticipativo2023 A Prefeitura de Verdejante está pronta para te escutar! Queremos saber sua opinião sobre onde investir os recursos municipais. Envie sua proposta até 30 de julho, acessando nosso site: www.verdejante.pe.gov.br. Basta clicar em "ORÇAMENTO PARTICIPATIVO" no menu.

Período de participação: 21 de junho a 30 de julho.

#Ações 23/06/2023 SECRETARIA DE SAÚDE O Grupo de Ginástica da Academia da Saúde se divertiu com a animação e tradição da dança do forró.

O Grupo de Ginástica da Academia da Saúde se divertiu com a animação e tradição da dança do forró. Os ritmos contagiaram a todos, enquanto eles se exercitavam e se divertiam ao som das músicas típicas. Sob a orientação do talentoso Personal Trainer Izaías Matias, os participantes se empenharam nos passos, sincronizando movimentos e celebrando a saúde de forma descontraída. A energia contagiante do grupo de ginástica é contínua, mostrando que é possível se exercitar com muita alegria e companheirismo. Não poderia haver maneira melhor de unir a tradição junina com a promoção da saúde e bem-estar. Venha fazer parte dessa festa animada e desfrute de uma ginástica divertida e saudável com a gente!

#Ações 21/06/2023 GABINETE DO PREFEITO Sempre incentivando o esporte do município, a #PrefeituraDeVerdejante apoiou o evento ciclístico!

Sempre incentivando o esporte do município, a #PrefeituraDeVerdejante apoiou o evento ciclístico, onde participaram os ciclistas de Verdejante e Salgueiro. Juntos, percorreram alguns trechos na zona rural, desfrutando das belas paisagens naturais e pontos turísticos. Parabéns a todos os participantes por essa incrível jornada esportiva! Vocês são verdadeiros campeões do ciclismo, representando nosso município com garra e determinação Continuem inspirando e motivando a comunidade a se manter ativa e saudável por meio do esporte. Juntos, podemos alcançar grandes conquistas!

#Ações 21/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Projeto É de Lei" alcança sucesso na culminância!

Nesta terça-feira, a Secretaria de Educação de Verdejante promoveu com êxito a conclusão do inspirador "Projeto É de Lei". O projeto abordou questões relevantes como bullying, gravidez na adolescência, indisciplina escolar, violência doméstica e inclusão, visando despertar o interesse e ampliar o conhecimento dos jovens sobre convivência escolar e social. O objetivo principal foi formar cidadãos conscientes de seu potencial transformador, capacitando-os para enfrentar os desafios do cotidiano de forma construtiva. Especialistas e membros da comunidade uniram forças para promover uma sociedade mais inclusiva e empática durante o evento.

#Ações 18/06/2023 SECRETARIA DE GOVERNO, PLANEJAMENTO E GESTÃO Palestra Sobre o Meio Ambiente!

Neste sábado (17), o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Verdejante realizou um importante encontro para os jovens em parceria com o Grupo de Arte que faz parte da Diretoria de Cultura através da Secretaria de Educação, que passará a integrar o NUCA em suas atividades. O encontro contou com a presença do secretário de Agricultura e Meio Ambiente João Campos, que apresentou importante palestra sobre a importância dos cuidados com o Meio Ambiente. O tema integra a proposta do Selo Unicef, que Verdejante fez a adesão e se comprometeu em cuidar dos direitos das crianças e dos adolescentes.

#Ações 14/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL O secretário de Agricultura João Campos visitou nessa quarta (14), o Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos!

O secretário de Agricultura João Campos visitou nessa quarta (14), o Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos, em Verdejante, realizado por 13 agricultores familiares associados à Associação Agroecológica do Pajeú (ASAP). Durante a visita, o secretário acompanhou o desenvolvimento do trabalho dos agricultores familiares, que estão se dedicando à produção de algodão. Esse projeto tem se destacado por incentivar a produção agroecológica. Um dos aspectos ressaltados é o auxílio na comercialização do algodão produzido pelos agricultores, que está sendo destinado à exportação.

#Ações 31/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Verdejante participa da 2ª Mostra de Experiências Exitosas do SUS na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco.

Verdejante participa da 2ª Mostra de Experiências Exitosas do SUS na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco. A Secretaria de Saúde do município apresenta uma iniciativa sucedida durante a conferência, destacando a promoção da saúde na feira de agricultura familiar como seu principal projeto. O objetivo dessa iniciativa é oferecer ações e serviços de saúde à população durante a realização da feira livre. A intenção é ampliar os serviços disponibilizados, atendendo às demandas da comunidade e alcançando o público-alvo proposto. Além disso, a equipe responsável realiza reuniões mensais de planejamento das ações com gestores e profissionais para garantir a efetividade e a continuidade do projeto. A experiência tem sido amplamente divulgada para servir de exemplo e referência a outros municípios.

#Ações 23/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Encerrou-se nesse domingo o Hackathon Sertão, promovido pela Secretaria de Educação!

Encerrou-se nesse domingo o Hackathon Sertão, promovido pela Secretaria de Educação, em parceria com a @ceos_solucoes , o @locussertaocentral e o @sebraepe . Durante três dias, a cidade se transformou em um verdadeiro epicentro de tecnologia e criatividade, reunindo especialistas renomados e entusiasmados participantes para um festival de ideias e soluções tecnológicas. Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento tecnológico da região, o Hackathon Sertão foi uma excelente oportunidade para os participantes colocarem em prática seus conhecimentos e habilidades, gerando soluções inovadoras para diversos desafios propostos. Foram realizadas palestras, oficinas e mentorias, que resultaram na criação das seguintes ferramentas: Nordestinando; Coactus ; Carcará Company; Verde +; Caprove; Verdejante Ecoturismo; Fala Saúde e Community. Além disso, a competição contou com a participação de jurados, que avaliaram e selecionaram as melhores ideias apresentadas. O Hackathon Sertão foi um verdadeiro sucesso, estimulando a criatividade e a inovação na região e deixando um legado importante para o desenvolvimento tecnológico da cidade e de seus habitantes.

#Ações 22/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Nesta segunda-feira (22), os alunos da Escola Clementino Nogueira tiveram uma aula especial sobre saúde bucal!

Nesta segunda-feira (22), os alunos da Escola Clementino Nogueira tiveram uma aula especial sobre saúde bucal! Realizamos uma ação de escovação supervisionada por dentista para orientá-los sobre o uso do creme dental fluoretado. Com essa iniciativa, contribuímos para a prevenção de doenças como cárie dentária e doença periodontal. Parabéns aos alunos pela participação e comprometimento com a saúde bucal!

#Ações 21/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Primeiro dia: Hackathon!

A prefeitura de Verdejante, através da Secretaria de Educação em parceria com @ceos @locus e o @sebrae, está transformando a cidade em um epicentro de tecnologia e criatividade. O Hackathon reuniu especialistas renomados e entusiasmados participantes para um festival de ideias e soluções tecnológicas. Durante este final de semana, a Escola Joaquim Tavares de Sá se tornou o palco para o Hackathon, um verdadeiro desafio emocionante! Os participantes estão colocando suas habilidades à prova, trabalhando em equipe para resolver problemas tecnológicos. A ideia é construir um futuro promissor, onde a tecnologia e a educação caminham lado a lado. O Hackathon é apenas o começo dessa jornada de inovação e transformação. Acreditamos no poder da criatividade e do empreendedorismo tecnológico para impulsionar o desenvolvimento regional. Ao final do Hackathon, esperamos que as ideias e projetos se transformem em ações concretas, beneficiando a cidade e seus habitantes. O legado do Hackathon será inspiração para futuras gerações, incentivando-as a explorar o mundo da tecnologia e se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.

#Ações 21/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 2º DIA DE HACKATHON

Segundo dia do Hackathon Sertão, o maior evento de tecnologia e inovação do Sertão Central, está a todo vapor aqui em Verdejante! A criatividade está fluindo e as ideias estão decolando! Estamos presenciando projetos incríveis surgindo e soluções revolucionárias ganhando forma. O evento é realizado pela Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Educação, com apoio do Sebrae e da empresa Locus, que estão impulsionando o desenvolvimento tecnológico em nossa região. É inspirador ver o poder da inovação em ação, unindo mentes criativas e impulsionando o Sertão Central rumo ao futuro. Continuemos quebrando barreiras, superando desafios e criando soluções que impactam positivamente nossa comunidade. Juntos, somos mais fortes!

#Ações 19/05/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Campanha "Faça Bonito"!

A Secretaria de Assistência Social de Verdejante está engajada em promover a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes da nossa comunidade. Na manhã dessa quinta-feira (18), nossas equipes do CREAS, CRAS, SCFV, Programa Criança Feliz e Coordenadoria da Mulher, se uniram em uma ação simbólica e significativa: o plantio de flores que representam o símbolo da campanha 'FAÇA BONITO'. Essa campanha tem como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir e combater a violência infantil. Através de atividades como essa, buscamos fortalecer os laços de proteção e criar um ambiente seguro e acolhedor para nossas crianças. Cada flor plantada representa uma esperança, um símbolo de amor e cuidado dedicado às nossas crianças. Acreditamos que juntos podemos construir um futuro melhor, onde cada criança tenha o direito de viver livre de violência e ter a oportunidade de se desenvolver plenamente. Agradecemos a todos os envolvidos nessa ação e reforçamos o nosso compromisso em continuar promovendo a conscientização e ações concretas para garantir a proteção de nossas crianças e adolescentes. Faça bonito, participe dessa causa e junte-se a nós nessa luta!

#Ações 15/05/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Nesta segunda-feira (15), iniciamos a campanha "Oxente Pernambuco" Faça Bonito!

Nesta segunda-feira (15), iniciamos a campanha "Oxente Pernambuco" Faça Bonito!

O Maio Laranja é um conjunto de ações que acontecem durante todo o mês, ministrada pelos serviços que fazem a Secretaria de Assistência Social, CREAS, CRAS, SCFV, Criança Feliz. A iniciativa tem como objetivo o enfrentamento contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Os profissionais da Assistência que estiveram presentes na ação de hoje ressaltaram a importância da participação de toda a sociedade na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. "Precisamos unir forças para que nossos jovens cresçam em um ambiente seguro, livre de qualquer violência ou abuso. A campanha contará com diversas atividades durante o mês, e é uma oportunidade para que todos possam contribuir nessa luta que é responsabilidade de todos nós.

#Ações 15/05/2023 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS A Prefeitura de Verdejante iniciou a entrega dos kits para a recepção do sinal digital!

A partir desta segunda-feira (15), a Prefeitura de Verdejante iniciou a entrega dos kits para a recepção do sinal digital. A medida visa beneficiar as famílias que estão cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal. O objetivo é garantir que essas famílias tenham acesso à televisão digital e, assim, possam desfrutar de uma melhor qualidade de imagem e som em seus aparelhos de televisão. Os kits serão distribuídos gratuitamente e contam com antena, conversor e controle remoto. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Verdejante e o Ministério das Comunicações, que tem como meta fazer a transição do sinal analógico para o digital em todo o país. A medida tem como objetivo garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade social tenham acesso à informação e possam se manter atualizadas sobre os acontecimentos da cidade e do país. Além disso, a ação também promove a inclusão digital e tecnológica dessas famílias, que poderão usufruir dos benefícios da televisão digital de forma gratuita e acessível.

#Ações 15/05/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Palestra sobre a Campanha "Faça Bonito" realizada pela NUPREV SERTÃO!

Na manhã desta terça-feira o CREAS em parceria com o CRAS, Criança Feliz, Serviço de Convivência e Conselho Tutelar, deram continuidade às ações alusivas a Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a participação do NUPREV SERTÃO, realizaram ação de cunho social e educativo na Escola Municipal Osmundo Bezerra. Essas ações são importantes e tem como objetivo destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

#Ações 14/05/2023 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Os kits da Antena Digital já estão chegando em Verdejante!

Se você realizou o cadastro de solicitação, fique ligado! As entregas começam a partir do dia 15 de Maio no antigo prédio da Escola Joaquim Tavares de Sá. Não esqueça de levar um documento com foto de identificação e o número do NIS para retirar o seu kit. A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Administração e Assistência Social, está empenhada em garantir o acesso dos moradores aos canais de TV aberta digital.

#Ações 14/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Deliberações da Lei Paulo Gustavo!

A Secretaria de Educação de Verdejante através da Diretoria de Cultura convida artistas, produtores culturais e fazedores de cultura para participarem de uma escuta coletiva sobre o plano municipal de ação e as deliberações da Lei Paulo Gustavo. O encontro acontecerá na segunda-feira 15 de maio, às 9h30, no Espaço Cultural Cícero Lopes e tem como objetivo discutir a implementação de ações para fomentar a cultura, além de abordar as medidas previstas na Lei Paulo Gustavo. Durante a reunião, serão apresentadas propostas e sugestões dos participantes para elaborar um plano de ação que contemple as demandas do setor cultural de Verdejante.

#Ações 13/05/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL A Secretaria de Assistência Social realizou ações do PAIF!

A Secretaria de Assistência Social através do CRAS, realizou ações do PAIF com as famílias do Serviço de Convivência e o Programa Criança Feliz da Assistência Social de Verdejante. Foi uma tarde de conhecimento social, ampla discussão de direitos e deveres dos usuários, e na ocasião prestou uma homenagem as Mães dos Serviços.

#Ações 13/05/2023 SECRETARIA DE GOVERNO, PLANEJAMENTO E GESTÃO No sábado (13), o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Verdejante realizou um importante!

No sábado (13), o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Verdejante realizou um importante encontro para os jovens. Na ocasião, foi estabelecida uma nova parceria com o Grupo de Arte que faz parte da Diretoria de Cultura através da Secretaria de Educação, que passará a integrar o NUCA em suas atividades. O encontro contou com a presença de diversos jovens e representantes, que puderam conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelo NUCA e o impacto positivo que elas têm na cidade. Além disso, foi discutido o papel da arte e da cultura na promoção da cidadania e na formação de jovens mais conscientes e engajados em Verdejante. Com a nova parceria estabelecida, o Grupo de Arte do município poderá contribuir ainda mais com o trabalho desenvolvido pelo NUCA, promovendo oficinas e atividades culturais que auxiliem no desenvolvimento dos jovens participantes. A iniciativa é uma importante conquista, e deve contribuir para a formação de uma geração mais comprometida com o futuro.

#Ações 08/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A Secretaria de Educação de Verdejante realizou a “Campanha Paz nas Escolas”.

Na manhã desta segunda-feira (8), a Secretaria de Educação de Verdejante realizou a "Campanha Paz nas Escolas". O evento foi realizado no prédio da Escola Joaquim Tavares de Sá, e contou com a presença do prefeito Haroldo Tavares e do secretário de Educação Heder Tavares. Durante o evento, o prefeito destacou a importância da educação para a formação de cidadãos mais conscientes e pacíficos. "A educação é a base de tudo. É através dela que conseguimos transformar a sociedade e construir um futuro melhor", disse Haroldo. Já o secretário de Educação, Heder Tavares, ressaltou que a campanha tem como objetivo promover um ambiente escolar mais harmônico e acolhedor. "Queremos incentivar a cultura de paz entre os alunos, professores e funcionários das escolas municipais. Com isso, teremos um ambiente mais saudável e propício ao aprendizado", afirmou Heder. A Campanha Paz nas Escolas contou com diversas atividades, como palestras, apresentações culturais e dinâmicas em grupo. Além disso, foram distribuídos materiais informativos sobre a importância da paz nas escolas e como podemos promovê-la. A iniciativa da Secretaria de Educação recebeu elogios da comunidade e reforça o compromisso da gestão municipal em promover uma educação de qualidade e voltada para o bem-estar dos estudantes e profissionais da área.

#Ações 08/05/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Campanha "Oxente Pernambuco: Faça Bonito".

A Secretaria de Assistência Social de Verdejante, através de seus equipamentos reforçam mais um ano acerca da Campanha "Oxente Pernambuco: Faça Bonito", com o objetivo de destacar a importância do Enfrentamento Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa busca conscientizar a população sobre a gravidade do problema e incentivar a denúncia de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. A campanha conta com ações em escolas, unidades de saúde, redes sociais e outros espaços públicos, com a distribuição de materiais informativos e ações de cunho social e educativo. A campanha vai acontecer durante todo o mês de Maio, com atividades voltadas para a capacitação dos profissionais que fazem a rede de proteção e garantia de direitos, profissionais de saúde e de educação, unidos com o objetivo de trabalhar em rede, garantindo assistência integral para identificar sinais de abuso e orientar sobre os procedimentos necessários para a denúncia e acompanhamento dos casos.

#Ações 07/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A Secretaria de Educação de Verdejante está lançando a Campanha Paz nas Escolas!

Chegou a hora de promover a paz nas escolas!

A Secretaria de Educação de Verdejante está lançando a Campanha Paz nas Escolas, com o objetivo de criar um ambiente tranquilo e feliz para nossos estudantes. Junte-se a nós nesta segunda-feira, às 8h30, no prédio da Escola Joaquim Tavares de Sá. Vamos unir forças e construir juntos uma educação melhor para todos!

#Ações 05/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A Secretaria de Educação realizou um evento especial para conscientizar as pessoas sobre o Autismo.

Na sexta-feira (05), a Secretaria de Educação realizou um evento especial para conscientizar as pessoas sobre o Autismo. O encontro contou com a presença de várias mães que buscam entender mais sobre o transtorno e como lidar com ele de forma eficaz. Durante o encontro foram abordados temas importantes como a importância do diagnóstico precoce, o papel da família no tratamento e a necessidade de inclusão social. A conscientização e o conhecimento sobre o Autismo são fundamentais para promover a inclusão e garantir uma vida digna para as pessoas que convivem com o transtorno. A Secretaria de Saúde se comprometeu a continuar realizando eventos como este, visando promover a conscientização sobre o Autismo e garantir um tratamento adequado para aqueles que precisam. A iniciativa é uma grande contribuição para a sociedade e para o bem-estar das pessoas com Autismo e suas famílias.

#Ações 05/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A Secretaria de Saúde de Verdejante anunciou que neste sábado, dia 06, será realizado o Dia D da Influenza.

A Secretaria de Saúde de Verdejante anunciou que neste sábado, dia 06, será realizado o Dia D da Influenza. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas até o meio-dia para vacinar os grupos prioritários contra a gripe. A campanha de vacinação contra a Influenza começou no dia 12 de abril em todo o país e segue até o dia 9 de julho. A Secretaria de Saúde ressalta a importância da vacinação.

Veja os grupos prioritários que devem tomar a vacina!

#Ações 04/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A Secretaria de Saúde realizou um mutirão de serviços importantes por meio do PSF de Grossos.

Nesta quinta 04/05, a Secretaria de Saúde realizou um mutirão de serviços importantes por meio do PSF de Grossos. A população teve acesso a serviços de saúde básicos, incluindo aferição de pressão arterial, testes rápidos de Sífilis , HIV, Testes de HGT e orientacoes sobre saúde, através de palestras do médico, enfermeira e dentista, tivemos também aplicação de vacinas contra COVID-19 e gripe. Os ACSs organizaram o evento juntamente com a equipe e fizeram busca ativa da população que necessitava dos atendimentos. A saúde é um direito de todos e ações como essa ajudam a garantir o bem-estar da comunidade.

#Ações 03/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Encontro com mulheres que fazem parte do Programa Mãe Coruja!

Nesta última quarta-feira (03/05), a Secretaria de Saúde de Verdejante realizou um encontro com mulheres que fazem parte do Programa Mãe Coruja, no Posto de Saúde da Família I. O objetivo do evento foi promover uma troca de experiências e orientações sobre a importância dos cuidados com a saúde durante a gestação e pós-parto. Durante o encontro, as participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações sobre temas como amamentação, cuidados com o recém-nascido e planejamento familiar. Além disso, foram oferecidas atividades de relaxamento e bem-estar para as gestantes.

#Ações 02/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Verdejante promove Hackathon Sertão para soluções tecnológicas .

A Secretaria de Educação de Verdejante está inovando em tecnologia e promovendo o evento Hackathon Sertão. Nos próximos dias 19 a 21 de Maio, a Escola Joaquim Tavares de Sá será o epicentro da inovação e da tecnologia na região, reunindo mentes brilhantes de todo o estado em busca de soluções tecnológicas para os desafios do sertão. O evento será 100% presencial e os participantes terão a oportunidade de formar equipes e desenvolver ideias inovadoras e aplicáveis que possam transformar a região. Para participar, é necessário levar seu próprio computador e celular para fazer parte desse desafio emocionante. O Hackathon Sertão é uma oportunidade única de fazer a diferença e ter um impacto positivo na vida das pessoas do sertão. A Secretaria de Educação de Verdejante incentiva a participação de todos e a contribuição para a construção de um futuro melhor para a região através da tecnologia e da inovação.

#Ações 02/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A Secretaria de Educação estará promovendo o 1º Encontro de Conscientização do Autismo.

Na manhã desta sexta-feira (05), a Secretaria de Educação estará promovendo o 1º Encontro de Conscientização do Autismo, que tem como objetivo trazer à tona a importância da aceitação, intervenção, autonomia e independência no tratamento de pessoas com autismo. O evento será realizado no antigo prédio da Escola Joaquim Tavares, a partir das 8h30. Entre as atividades programadas, está prevista uma palestra com a especialista Patrícia Jucélia, que irá abordar questões importantes relacionadas ao autismo e à inclusão social. O encontro é aberto ao público em geral e é uma oportunidade para pais, educadores e profissionais da área da saúde se atualizarem sobre as mais recentes pesquisas e práticas relacionadas ao tema.

#Ações 02/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 20ª edição dos Jogos Escolares de Verdejante (JEVS).

Os jogos escolares têm sido uma importante ferramenta para incentivar a empatia entre os alunos. Por isso, a Secretaria de Educação do município está organizando a 20ª edição dos Jogos Escolares de Verdejante (JEVS), que será realizada entre os dias 12 e 16 de junho. O evento é considerado a Fase Municipal dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPS) e contará com a participação de todas as escolas da rede municipal, estadual e privada da cidade, nas categorias Pré-Mirim (09 a 11 anos), Mirim ( 12 a 14 anos) e Infantil (15 a 17 anos). Serão nove modalidades esportivas disputadas, incluindo Atletismo, Badminton, Karatê, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Basquetebol, Futsal, Handebol e Vôlei. A iniciativa é vista como uma forma de resgatar os jogos interescolares no município e um importante instrumento na luta contra a violência nas escolas. Além disso, os jogos escolares também contribuem para a promoção do trabalho em equipe, da disciplina e do respeito mútuo entre os alunos.

#Ações 02/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A Secretaria de Educação de Verdejante promoveu uma importante capacitação para os professores!

Na tarde desta terça-feira (2), a Secretaria de Educação de Verdejante promoveu uma importante capacitação para os professores da rede municipal de ensino. Com o objetivo de preparar os educadores para situações de emergência, a formação de primeiros socorros contou com a participação dos bombeiros e da equipe da GRE, e aconteceu no auditório da Escola Joaquim Tavares de Sá. Durante o treinamento, os professores aprenderam técnicas de atendimento básico em casos de ferimentos, desmaios, convulsões e outras emergências que podem ocorrer dentro e fora da sala de aula. Além disso, os bombeiros também abordaram temas como prevenção de acidentes e orientações sobre como acionar o serviço de emergência. A iniciativa foi bem recebida pelos professores, que destacaram a importância de estarem preparados para lidar com situações críticas no ambiente escolar. A Secretaria de Educação reforçou o compromisso em oferecer formações de qualidade aos profissionais da educação e garantir a segurança e bem-estar de todos os alunos e funcionários das escolas municipais.

#Ações 26/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A Secretaria de Educação de Verdejante promoveu nessa quarta-feira (26), a II Formação Docente sobre Educação Inclusiva.

A Secretaria de Educação de Verdejante promoveu nessa quarta-feira (26), a II Formação Docente sobre Educação Inclusiva. O evento teve como público alvo os profissionais de apoio de alunos com deficiência (PCD) e professores, e teve como objetivo levar informação para toda a comunidade escolar, a fim de criar um ambiente acolhedor e inclusivo para os alunos. A criação de um ambiente inclusivo reconhece a diversidade e proporciona uma oportunidade para as crianças crescerem e aprenderem juntas. "Para atender às necessidades de cada estudante, é importante que toda a comunidade escolar trabalhe em conjunto, incluindo diretores, professores, funcionários, os próprios alunos e seus familiares", ressalta o secretário de Educação, Heder Tavares. A II Formação Docente sobre Educação Inclusiva é uma iniciativa da Secretaria de Educação para promover a inclusão e a diversidade na comunidade escolar. Como afirmou a pensadora Maria Montessori, "a verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação", e é com esse objetivo que a Secretaria de Educação busca promover uma educação inclusiva e acolhedora para todos os alunos.

#Ações 18/04/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Verdejante!

Nesta terça-feira (18), foi realizada a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Verdejante, promovida pela Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente - CMDCA. O evento ocorreu no antigo edifício da escola Joaquim Tavares de Sá e contou com a presença de profissionais da área de educação, saúde e assistência social, bem como representantes da sociedade civil. O objetivo da conferência foi mobilizar os participantes do Sistema de Garantia de Direitos, para a construção de propostas que visem a afirmar o princípio da proteção integral. Durante o encontro, realizou-se uma palestra com o intuito de debater e conscientizar sobre a importância da defesa dos direitos da criança e do adolescente. Vários grupos foram formados para discutir eixos temáticos, cujas propostas serão debatidas nas conferências regional e nacional.

#Ações 16/04/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL A 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente!

A 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente está se aproximando e você é nosso convidado especial. O evento será realizado no dia 18 de abril e é organizado pela Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante a conferência, serão discutidos temas de grande relevância para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes em nossa cidade. É uma excelente oportunidade para debatermos políticas públicas e ações que possam contribuir para um futuro mais justo e igualitário. Se você se preocupa com o bem-estar das crianças e adolescentes, não perca essa chance! A sua presença é fundamental para construirmos juntos um futuro melhor para as novas gerações. Contamos com você!

#Ações 14/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Priorizando a proteção dos nossos estudantes!

A Prefeitura Municipal de Verdejante, através da Secretaria de Educação, sensibilizada com o momento que estamos vivendo, priorizando a proteção dos nossos estudantes e buscando construir ações que viabilizem e sejam efetivadas para garantir a segurança de todas as nossas Escolas, comunicamos que as aulas presenciais ficarão suspensas pelo período de 14/04/23 a 20/04/23, momento em que serão construídas as soluções para o retorno, com segurança, dos alunos das unidades escolares. Durante o período não prejuízo para os estudantes a rede municipal de ensino que terão suas atividades pedagógicas realizadas de forma online.

Contamos com o apoio e a compreensão de todos.

#Ações 12/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Implantação da Ronda Escolar e o aumento do policiamento ostensivo e preventivo!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Educação solicitou ao Ten.-Cel. José Ivanildo, Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, a implantação da Ronda Escolar e o aumento do policiamento ostensivo e preventivo durante o período de funcionamento das escolas municipais. O pedido se tornou necessário devido a incidentes divulgados pela mídia local e nacional envolvendo atentados em escolas de diversas cidades brasileiras. Na manhã de hoje alguns escolas já receberam a visita das GT's da Polícia Militar, o que será intensificado nos próximos dias. O município de Verdejante possui 13 unidades escolares, sendo duas na sede e dez na zona rural, com aulas realizadas no período matutino das 7h às 11:45h e no período vespertino das 13h às 18h.

#Ações 04/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Intensificando as ações de conscientização para o combate e a prevenção da dengue!

A Secretaria de Saúde de Verdejante está intensificando as ações de conscientização para o combate e a prevenção da dengue. Os agentes começaram as atividades próximo ao PSF do bairro Padre José, alertando a população sobre a importância de retomar todos os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os agentes atuaram na prevenção da dengue, orientando a população sobre a necessidade de eliminar água armazenada em locais que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito, como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

#Ações 03/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A Secretaria de Educação de Verdejante traz algumas dicas importantes!

Preocupados com a segurança dos nossos pequenos cidadãos, a Secretaria de Educação de Verdejante traz algumas dicas importantes para pais e responsáveis. Fale com seus filhos sobre segurança: oriente-os sobre o que fazer em caso de emergência e ensine-os a identificar situações perigosa. Esteja presente: tente estar presente na vida do seu filho, conhecendo seus amigos e seus locais de convivência. Reporte qualquer comportamento suspeito: se você notar qualquer comportamento suspeito ou preocupante, não hesite em relatar à escola ou às autoridades.

Juntos podemos garantir a segurança e o bem-estar das nossas crianças!

#Ações 30/03/2023 GABINETE DO PREFEITO HAROLDO TAVARES DÁ BOAS-VINDAS AO BISPO DE SALGUEIRO !

A nomeação de Monsenhor José Vicente Pinto de Alencar Silva como novo Bispo da Diocese de Salgueiro foi recebida de braços abertos pelos verdejantenses. Como a cidade está sob jurisdição da diocese, o Prefeito Haroldo Tavares aproveita para dar as boas-vindas ao novo Bispo. Monsenhor José Vicente é altamente considerado por sua vasta experiência na vida religiosa e na administração diocesana. A população local está otimista de que sua nomeação trará mudanças positivas para a região e ajudará a promover a fé e a espiritualidade. À medida que o Bispo inicia seu mandato, o povo de Verdejante espera trabalhar de perto com ele e apoiar seus esforços para liderar a diocese em direção a um futuro melhor.

#Ações 30/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (30) o dia M de vacinação!

Conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde, a Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (30) o dia M de vacinação na Escola Joaquim Tavares de Sá. A vacinação extramuro nas escolas Estaduais e Municipais tem como objetivo a atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes a partir de 9 anos de idade, tendo como prioridade para o momento, a vacina contra HPV (prevenção contra o vírus papilomavírus humano). Essa ação será realizada durante todo o ano letivo de acordo com o planejamento escolar.

#Ações 29/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Verdejante entrega próteses dentárias!

Na última entrega de próteses dentárias realizada pela Secretaria de Saúde de Verdejante, os beneficiários atendidos no PSF I tiveram a oportunidade de recuperar seus sorrisos. A iniciativa da secretaria visa melhorar a qualidade de vida dos cidadãos que necessitam de tratamento odontológico. A entrega das próteses dentárias é um momento de grande felicidade para os beneficiários, que voltam a ter os dentes posicionados corretamente na boca. A equipe da secretaria não apenas entrega as próteses, mas também orienta os pacientes sobre a importância da limpeza correta para manter a saúde bucal em dia. A falta de dentes pode trazer diversos problemas para a saúde bucal, como dificuldade para mastigar os alimentos, fala comprometida, mau hálito e até mesmo problemas emocionais, como a baixa autoestima. Por isso, a iniciativa da prefeitura é tão importante para a população. Além da entrega de próteses dentárias, a Secretaria de Saúde realiza diversas ações voltadas para a saúde bucal da população, como campanhas de prevenção, orientação e tratamento odontológico. A equipe da secretaria conta com profissionais capacitados e equipamentos modernos para oferecer o melhor atendimento aos cidadãos. A iniciativa da Secretaria de Saúde de Verdejante é um exemplo de como o poder público pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Com ações como essa, é possível garantir o acesso aos serviços de saúde e promover a saúde bucal da população.

#Ações 26/03/2023 SECRETARIA DE DESENV. URNANO E OBRAS Maior entrega de obras da história de Verdejante!

Acompanhado da deputada estadual Débora Almeida, do vice-prefeito Dorival Gondim, além de vereadores, secretários e do povo, o prefeito Haroldo Tavares fez a entrega de várias obras à população. Na cerimônia de 61 anos de emancipação, no palco montado no centro da cidade, os verdejantenses aplaudiram cada obra. É a maior entrega da história do município em 61 anos. No evento várias apresentações culturais do município encantaram o público. De uma só vez, Haroldo Tavares inaugurou a implantação do abastecimento de água a partir de poços profundos - (Barriguda - Sede), o revestimento asfáltico das ruas Ruas Osmundo Bezerra, Agamenon Magalhães, Mariano Gomes, Antônio Cecílio Rangel, Cícero Cândido de Sá, Joaquim Mariana de Sá e Serafim Lopes de Sá. O prefeito também entregou ao povo de Verdejante o Portal na entrada da cidade, a Sala do Empreendedor e ainda entregou uma retroescavadeira novinha.

#Ações 25/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Missa em ação de graças!

Na manhã deste sábado (25), em comemoração aos 61 anos de Emancipação Política de Verdejante, foi celebrada a missa em ação de graças em devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município. A Igreja Matriz ficou lotada de fiéis. O prefeito Haroldo Tavares, o vice Dorinho Gondim, vereadores e secretários municipais marcaram presença na igreja. Além da missa, outros eventos fizeram parte da programação de emancipação política do município.

#Ações 23/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL I Seminário da Agricultura Familiar!

Integrando a programação de atividades em comemoração ao aniversário do município, a Prefeitura de Verdejante através da Secretaria de Agricultura realizou o I Seminário da Agricultura Familiar. O evento contou com a participação dos presidentes das associações rurais, agricultores e apicultores locais, contabilizando mais 120 participantes. O seminário promoveu ações e assessorias apresentadas pelos representantes dos bancos SICOB, Bradesco e Banco do Nordeste. O advogado Cláudio Calábria, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco Viana, e o presidente do SINTRAF Reginaldo Damasceno, explicaram as mudanças do DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf para o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), e o processo de previdência rural e aposentadoria. Durante o evento, o prefeito Haroldo Tavares destacou ações que a gestão vem realizando para o desenvolvimento rural, através da Secretaria de Agricultura e do Secretário João Campos. O gestor municipal ainda frisou o compromisso com futuros projetos e ações que vão impulsionar ainda mais o crescimento da agricultura familiar no município.

#Ações 19/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE 9ª Conferência Municipal de Saúde!

A Prefeitura de Verdejante através da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizaram 9ª Conferência Municipal de Saúde. O tema: Garantindo direitos e defendendo o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vão ser outro dia", o evento contou com a participação da gerente da VII Regional de Saúde - Maria Auxiliadora Alves, que dissertou sobre os principais aspectos que norteiam o tema. Foram criados grupos com eixos temáticos, com a participação dos profissionais da saúde e usuários dos SUS, para debater temas importantes da saúde pública. Os grupos criaram propostas para seram apresentadas na conferência macro regional que acontecerá em Salgueiro, podendo serem levadas para a Conferência Estadual e Nacional.

#Ações 16/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Reunião com Ministro da Educação e Camilo Santana, em Brasília.

O prefeito Haroldo Tavares, junto com o deputado federal Augusto Coutinho e o secretário de Educação, Heder Tavares, estiveram, nesta quarta-feira (14), reunidos com Ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília. Na pauta diversas reivindicações foram levadas ao Ministro dentre elas a aquisição de mais 06 (seis) ônibus escolares; a construção da quadra coberta do sítio Riacho Verde; a construção da cobertura da quadra da escola José Martinho, no sítio Angico Torto; a construção de uma quadra coberta no sítio Mamoeiro; a aquisição do mobiliário para diversas escolas do município, dentre tantas outras. O ministro se mostrou sensível a realidade de Verdejante, como a tantos outros municípios brasileiros, e garantiu que não medirá esforços para atender as demandas apresentadas.

#Ações 13/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE 9° Conferência Municipal de Saúde!

O Governo Municipal de Verdejante, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizarão neste dia 17 de março a 9° Conferência Municipal de Saúde, com o tema "Verdejante Garantindo Direitos e Defendendo o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia! Caracteriza-se como um momento de aprofundar o debate e mobilizar a sociedade sobre as possibilidades sociais e políticas, tendo principal objetivo barrar os retrocessos no campo dos direitos sociais, em especial os que incidem sobre o setor da saúde e a necessidade da democratização. Aguardamos a população verdejantense nesse espaçode discursão, para juntos decidirmos o rumo da saúde do nosso país.

Você é nosso convidado especial!

#Ações 12/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Verdejante celebra um momento que já se tornou especial e tradição nas comemorações da Emancipação Política.

Verdejante celebra um momento que já se tornou especial e tradição nas comemorações da Emancipação Política. O Dia do Evangélico é uma organização do Conselho de Pastores e Ministros e realização da Prefeitura de Verdejante. Venha louvar e adorar com o show do Ministério Alliance, Alice Maciel e toda a comunidade evangélica de Verdejante e região.

A festa do povo para o povo!

Verdejante 61 anos!

#Ações 12/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Vem ai. A festa do Povo, Para o Povo Mais uma grande atração confirmada!

Mais uma grande atração confirmada! Em comemoração aos 61 anos de Verdejante, teremos um grande show ao som de Lipe Lucena. Convidamos a todos para juntos comemorarmos esta data tão especial, junte os amigos e a família e vamos curtir. Fique ligado na programação e mais atrações em nossas redes sociais!

#Ações 11/03/2023 GABINETE DO PREFEITO A prefeitura de Verdejante convida a todos os verdejanteses para comemorar os 61 anos da nossa querida Verdejante!

Em comemoração aos 61 anos de Verdejante, teremos um grande show ao som do cantor ZEZO. Convidamos a todos para juntos comemorarmos esta data tão especial, junte os amigos e a família e vamos curtir.

Fique ligado na programação e mais atrações em nossas redes sociais!

#Ações 10/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Vem aí. A festa do povo!

A prefeitura de Verdejante convida a todos os verdejanteses para comemorar os 61 anos da nossa querida Verdejante. Em breve divulgaremos a programação completa que acontecerá dia 22/03 a 26/03, contamos com a presença de todos! Vamos juntos comemorar, são 61 anos de muita luta, história e tradição.

Aguardem…

#Ações 10/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação contra a covid-19 com vacinas bivalentes Pfizer!

Nesta Sexta -feira,10/03, a Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, EM CUMPRIMENTO à nota técnica do Ministério da Saúde intensifica a vacinação contra a covid-19 com vacinas bivalentes Pfizer. A vacina será aplicada em todas as unidades básicas de saúde. Serão vacinadas as pessoas com 60 anos e imunocomprometidos com uma dose da vacina covid-19 bivalente (reforço), desde que apresentem pelo menos o esquema primário com duas doses da vacina monovalente e uma dose de reforço há 4 meses. No momento da vacinação é necessário apresentar cartão SUS ou CPF e o cartão da vacina covid.

#Ações 26/02/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação contra a covid-19 com vacinas bivalentes Pfizer!

Nesta segunda, 27/02, a Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, EM CUMPRIMENTO à nota técnica do Ministério da Saúde intensifica a vacinação contra a covid-19 com vacinas bivalentes Pfizer. A vacina será aplicada em todas as unidades básicas de saúde. Nesta primeira fase serão vacinadas pessoas maiores de 70 anos e imunocomprometidos com uma dose da vacina covid-19 bivalente (reforço), desde que apresentem pelo menos o esquema primário com duas doses da vacina monovalente e uma dose de reforço há 4 meses. No momento da vacinação é necessário apresentar cartão SUS ou CPF e o cartão da vacina covid.

#Ações 16/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SEGUNDA PARTE DA JORNADA PEDAGÓGICA 2023!

As temáticas abordadas possibilitaram aos profissionais o desenvolvimento de habilidades para o trabalho com a Educação Inclusiva, Coordenado pela Diretoria de Ensino, e gerenciado pela Equipe Multidisciplinar, iniciamos a formação de forma introspectiva e concluímos com a palestrante e professora Maria Medeiros retratando a "EDUCAÇÃO INTERDIMENSIONAL E AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS". Tivemos uma manhã de aprendizado, trocas de experiências e muita animação com a apresentação cultural, idealizada pela Diretoria de Cultura. Reforçamos, assim, os laços para com amor, dedicação e compromisso iniciarmos o nosso ano letivo reavaliando a nossa PRÁTICA PEDAGÓGICA em busca de uma EDUCAÇÃO com equidade e qualidade social.

#Ações 15/02/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Na volta às aulas, é momento para se vacinar!

A Secretaria de Saúde de Verdejante deu início nessa quarta-feira (15), à Campanha Nota 10 na caderneta, que tem como mote Vacina em dia na volta às aulas. No município, a ação com apoio da Secretaria de Educação aconteceu na Escola de Referência do Ensino Médio (EREM) Anísio Veras. A campanha tem como objetivo incentivar os pais e responsáveis a levarem os filhos aos postos de saúde para se prevenirem contra doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, meningite, hepatites, HPV, febre amarela, varicela, difteria e tétano, além da covid-19.

#Ações 14/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A Secretaria de Educação de Verdejante promoverá a segunda parte da “Jornada Pedagógica 2023”!

Nesta próxima quarta-feira, 15/02, a Secretaria de Educação promoverá a segunda parte nossa "Jornada Pedagógica 2023"! Serão abordados com a Equipe Multidisciplinar o "PROCESSO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO", e com a palestrante e professora MARIA MEDEIROS a "EDUCAÇÃO INTERDIMENSIONAL E AS HABILIDADES SÓCIOEMOCIONAIS". O momento será promovido para todos os profissionais da rede municipal de ensino.

#Ações 13/02/2023 SECRETARIA DE GOVERNO, PLANEJAMENTO E GESTÃO Acolhimento do SELO UNICEF na Escola Joaquim Tavares de Sá!

O Selo Unicef de Verdejante através do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) em parceria com a Secretaria de Educação, realizou na tarde desta segunda-feira (13), o acolhimento para os alunos da Escola Joaquim Tavares de Sá. Durante o acolhimento foram apresentados os resultados sistêmicos do Selo Unicef, com o intuito de mostrar a importância desse programa, e o quanto pode impactar e mudar positivamente a vida de crianças e adolescentes. Além das temáticas do Selo Unicef, também foram realizadas atividades e dinâmicas, abordando os temas: Protagonismo, Projeto de Vida e Sonhos.

#Ações 13/02/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Carnaval sem exploração sexual, proteja nossas crianças e adolescentes!

Na manhã dessa segunda-feira, o CREAS realizou na Feira de Agricultura Familiar, ação preventiva, que teve como tema: "carnaval sem exploração sexual, proteja nossas crianças e adolescentes". Essas ações são importantes, e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar, possíveis casos de violação de direitos da população nesse período de festividades do carnaval. Diante dessas situações não devemos nos neutralizar e isentar a nossa responsabilidade, segundo o ECA é dever de toda a sociedade, garantir a proteção e os direitos da criança e do adolescente. Por isso, nesse carnaval, participe do bloquinho da proteção e fique em alerta!

#Ações 12/02/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Campanha de Pré-Carnaval voltada para a prevenção da não violência contra crianças e adolescentes!

A Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Tutelar, Coordenadoria da Mulher, realizarão uma campanha de Pré-Carnaval voltada para a prevenção da não violência contra crianças e adolescentes, bem como alertar sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para esse público. O início das atividades vai acontecer nessa segunda-feira, na Feira de Agricultura Familiar, onde os profissionais vão levar para a comunidade, instituições públicas e privadas, muita informação e alegria, mantendo vivo o espírito carnavalesco que a festividade acompanha.

#Ações 10/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO JORNADA PEDAGÓGICA 2023!

A Prefeitura Municipal de Verdejante, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta Quinta-feira 09/02 a JORNADA PEDAGÓGICA 2023, propiciando a todos os Gestores, Coordenadores, Secretários e Professores um momento ímpar de aprendizado e troca de experiências. Abordamos com veemência a nossa Metodologia e PRÁTICA Pedagógica, alinhamos um planejamento UNIFICADO e nos fortalecemos de ideias e sugestões para iniciarmos um ano letivo com compromisso, zelo e dedicação, onde a prioridade será a QUALIDADE DO ENSINO para todos os nossos alunos.

#Ações 07/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Primeira JORNADA PEDAGÓGICA 2023!

A Prefeitura Municipal de Verdejante, por meio da Secretaria de Educação, convida você, servidor, para participar da primeira etapa da JORNADA PEDAGÓGICA 2023, a realizar- se nos dias 09/02, na Escola Joaquim Tavares de Sá, com a missão de promover uma fundamentação teórica e prática, na aplicação do conhecimento e vivência escolar.

#Ações 19/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE TODOS CONTRA DENGUE !

É essencial reforçar os cuidados para combater a proliferação do mosquito, mantendo quintais limpos e livres de focos de água parada. Lembrando sempre de deixar reservatórios e locais que armazenam água totalmente cobertos. Os principais sintomas são febre alta, dores no corpo e nas articulações, dor de cabeça e atrás dos olhos, mal estar e surgimentos de manchas vermelhas pelo corpo. A qualquer suspeita da doença, procurar a unidade de saúde mais próxima.

#Ações 03/01/2023 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Carteiras de Identidade emitidas e reemitidas em 2022!

A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Administração do município, em parceria com o Instituto de Identificação Tavares Buril, emitiu durante o ano de 2022, 372 carteiras de identidade, sendo 212 primeira via e 160 segunda via. Vale ressaltar, que a Prefeitura de Verdejante irá buscar parceria com o novo Governo do Estado para dar continuidade à emissão da carteira de identidade.

#Ações 24/12/2022 GABINETE DO PREFEITO Cantata de natal de Verdejante!

A emoção tomou conta das pessoas que assistiram à cantata de natal de Verdejante, na noite desse sábado (24), na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no centro. O coral composto por estudantes de diversas escolas do município e por alunos de escolas da rede privada, que entoaram canções natalinas e encantaram os espectadores em diversas apresentações. A apresentação é uma iniciativa da artista plástica Solange Barros, com o apoio de comerciantes locais, da Secretaria de Educação, por meio da Prefeitura de Verdejante que incentiva o envolvimento dos estudantes com a música e contribui com a formação das crianças.

Feliz Natal!

#Ações 23/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Atendimentos as gestantes com realização de pré-natal e orientações sobre a importância da alimentação saudável!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, em continuidade à programação da 1ª Semana do Bebê, realizou nessa quarta-feira (22), atendimentos as gestantes com realização de pré-natal, orientações sobre a importância da alimentação saudável na primeira infância e a importância do parto humanizado. As mulheres que assistiram à palestra sobre o parto humanizado, receberam informações, sobre o controle de situações como a posição que mãe deseja ter seu filho, onde acontecerá o parto, se vai fazer uso de anestesia ou não, a luz do local, entre outros fatores. Não há pressão para acelerar o nascimento do bebê e/ou outros quadros que propiciam a ocorrência de violência obstétrica.

#Ações 23/12/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental da escola Osmundo Bezerra!

Agora, rumo ao Ensino Médio. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola Osmundo Bezerra concluíram mais um ciclo escolar. A cerimônia de conclusão foi realizada nessa quinta-feira (22), nas dependências da própria escola. Com discursos emocionantes e muita alegria, os alunos dos 9º ano, brilharam durante a cerimônia. O secretário de Educação do município, Heder Tavares, prestigiou o evento, e incentivou os concluintes se dedicarem ainda aos estudos. "Os estudos sempre têm que está em primeiro lugar, porque é através dele que chegamos onde queremos. Nosso governo municipal tem se esforçado para oferecer a melhor à estrutura e estamos cumprindo", ressaltou o secretário. Durante o momento foram realizadas várias homenagens a Gestores, professores, familiares e amigos, que constituem o alicerce para que o inesquecível momento acontecesse.

#Ações 22/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Palestra sobre higiene bucal, na Unidade Básica de Saúde do distrito de Grossos!

Nessa terça-feira (20), dentro da programação da 1ª Semana do Bebê, a Prefeitura de Verdejante promoveu uma palestra sobre higiene bucal, na Unidade Básica de Saúde do distrito de Grossos. A dentista ressaltou vários assuntos importantes direcionadas para os pais sobre os cuidados de higienização da boca das crianças. A Semana do Bebê está destacando, assuntos como a imunização dos bebês e a atualização da caderneta de vacinação.

#Ações 22/12/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Oficina com o Corpo de Bombeiros com o tema!

Em continuidade à programação da 1ª Semana do Bebê, a Prefeitura de Verdejante através da Secretaria de Assistência Social promoveu nessa quarta-feira (22), uma oficina com o Corpo de Bombeiros com o tema: Primeiros Socorros, voltados para bebês, crianças e adolescentes. Pais e responsáveis também puderam realizar na Escola Municipal Joaquim Tavares de Sá, o cadastramento para o Programa Criança Feliz e atualização do Cadastro Único. A Semana do Bebê é uma das estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas. O principal objetivo é tornar o direito a sobrevivência e desenvolvimento de crianças até 6 anos prioridade absoluta na agenda dos municípios brasileiros.

#Ações 22/12/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Formatura do ABC dos pequenos estudantes da Escola Osmundo Bezerra, no distrito de Grossos!

Um momento cheio de emoção e descontração marcou a formatura do ABC dos pequenos estudantes da Escola Osmundo Bezerra, no distrito de Grossos, em Verdejante. Foram momentos especiais que ficarão guardados para sempre na memória de cada um. Em grande estilo, o evento contou com participação de pais, convidados e de representantes da Secretaria Municipal de Educação. As crianças se divertiram e celebraram, com muita alegria, essa importante conquista! A formatura Infantil é a primeira na vida acadêmica do estudante e marca o ciclo de alfabetização, no caminho de letramento e aprendizagem.

#Ações 21/12/2022 GABINETE DO PREFEITO Cerimônia de abertura da 1ª Semana do Bebê!

Recebemos nosso futuro em tapete vermelho. Com aplausos, crianças e pais participaram da cerimônia de abertura da 1ª Semana do Bebê, que iniciou nesta segunda-feira, (19/12). Com o tema "Acolhendo e Cuidando na Primeira Infância", a Prefeitura de Verdejante realiza os encontros até sexta-feira (23/12). Hoje, foram realizadas as palestras sobre higiene de saúde bucal, diagnóstico da língua presa, e puericultura e atualização da caderneta da vacinação. O encontro realizado no antigo prédio da Escola Joaquim Tavares, ainda contou com rodas de conversa, oficinas, entre outras atividades. As palestras descentralizadas irão ser realizadas também na zona rural do município, com grupos de gestantes para trocar experiências.

#Ações 21/12/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Confraternização realizada pela Assistência Social para o grupo de idosos.

O forrozinho tomou conta da confraternização realizada pela Assistência Social para o grupo de idosos. O momento de descontração contou com café da manhã, almoço, e muita alegria. O dia de lazer, é um momento diferente para os idosos. Com o avanço da idade, é comum que muitos se sintam mais sozinhos e deprimidos, perdendo o interesse em atividades que gostavam antes. Contudo, quando há a interação social, a tendência é que o idoso se sinta mais disposto e com mais autoestima.

#Ações 14/12/2022 GABINETE DO PREFEITO Com o tema “Acolhendo e Cuidando na Primeira Infância”, a Prefeitura de Verdejante realizará a 1ª Semana do Bebê!

Com o tema "Acolhendo e Cuidando na Primeira Infância", a Prefeitura de Verdejante realizará de 19 a 23 de dezembro, a 1ª Semana do Bebê, que irá contar com palestras, rodas de conversa, oficinas, entre outras atividades distribuídas na zona rural e no centro. A abertura será realizada nesta segunda-feira (19), às 8h, no antigo prédio da Escola Joaquim Tavares, iniciando oficialmente a programação dedicada ao cuidado integral com a saúde, educação e proteção das crianças nos primeiros anos de vida. Nas unidades de saúde, escolas, na zona rural e zona urbana irão acontecer diversas palestras, que vão contar com grupos de gestantes para trocar experiências.

#Ações 07/12/2022 SECRETARIA DE GOVERNO, PLANEJAMENTO E GESTÃO Apresentação da Plataforma Um Milhão de Oportunidades (1mio), para adolescentes da Escola de Referência Anísio Veras!

A Prefeitura de Verdejante através da equipe do Selo UNICEF, realizou nesta quarta-feira (07), a apresentação da Plataforma Um Milhão de Oportunidades (1mio), para adolescentes da Escola de Referência Anísio Veras. Na ocasião foi realizada palestra com explicações sobre a plataforma e divulgação de bolsas de estudo em jornadas formativas para os adolescentes, o objetivo é incentivar os jovens a se inscreverem na plataforma com a finalidade de terem acesso a várias oportunidades ofertadas pelo 1mio. A iniciativa é a maior articulação do Brasil pela inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho e formação docente, liderada pelo UNICEF; a equipe do selo ainda realizara apresentação da plataforma e inscrições em algumas escolas da rede municipal de ensino, e os jovens de 14 á 24 anos que tiverem o interesse em se inscrever, devem procurar o representante do 1mio no prédio da prefeitura Municipal de Verdejante até o dia 11 de dezembro.

#Ações 27/11/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Emprego e Qualificação de Pernambuco, formou 28 Cuidadores de Idosos!

A Prefeitura Municipal de Verdejante, através da Secretaria de Assistência Social em Parceria com o Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, formou 28 Cuidadores de Idosos, o curso foi ofertado ao município que executou com excelência. Durante o curso, foram abordados temas como cuidados no domicílio para pessoas acamadas ou com limitações físicas, importância da vacinação; orientação alimentar para aliviar sintomas: náuseas e vômitos, dificuldade para engolir e acomodação de pessoa acamada; assim como mudança de posição de corpo. A preparação ainda abordou problemas como sono; identificando quadros como Alzheimer e Parkinson; prevenção de quedas; importância do exercício respiratório na recuperação da Covid-19 e atividades físicas para o envelhecimento. A prevenção de violência contra a pessoa idosa; transtornos de humor e ansiedade; identificação de sinais de depressão na pessoa idosa; cuidados com medicamentos; direitos do cuidador e da pessoa cuidada também fizeram parte das aulas. O município agora conta com excelentes profissionais que estão aptos a desenvolver a profissão, cuidando com muito amor e profissionalismo dos nossos idosos.

#Ações 27/11/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Parabéns a todos os profissionais e crianças que fazem parte do Programa Criança Alfabetizada!

A Secretaria de Educação de Verdejante recebeu a certificação de parceiros e de promoção, com êxito das ações voltadas para a educação infantil e alfabetização do Programa Criança Alfabetizada, da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. O programa é uma iniciativa do Governo de Pernambuco que tem o objetivo de garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até sete anos de idade, se baseando em uma sequência de formações voltadas para as competências dos estudantes. Ao longo do ano letivo o município realiza ações, que incluem formações e também seminários em que são compartilhadas experiências praticadas em sala de aula. Parabéns a todos os profissionais e crianças que fazem parte do Programa Criança Alfabetizada.

Que orgulho!

#Ações 27/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Criançada com o esquema vacinal completo é menos preocupação para os pais!

Criançada com o esquema vacinal completo é menos preocupação para os pais. Por essa razão, a Prefeitura de Verdejante continua com a ampliação da imunização com a Pfizer baby para crianças sem comorbidades de 6 meses a 2 anos. A decisão é devido à baixa procura de pais ou responsáveis para a vacinação de crianças a partir dos 6 meses a 2 anos com comorbidades contra Covid-19, público-alvo determinado até então. A Secretaria de Saúde reforça que as vacinas são seguras e fornecem boa proteção contra a Covid-19 para o público infantil. As principais agências reguladoras do mundo se posicionaram a favor das vacinas, que passaram por vários testes internacionais antes de serem liberadas no Brasil. É preciso reforçar que a vacina contra a Covid-19 continua a fornecer um alto nível de proteção contra doenças graves e hospitalizações.

#Ações 25/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mutirão de limpeza e conscientização no centro da cidade!

Com o objetivo de combater os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, a Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, realizou na quarta-feira (23), um mutirão de limpeza e conscientização no centro da cidade. Foram recolhidos pneus, latas, garrafas e demais materiais que possam acumular água. Durante a visita os moradores receberam orientação quanto ao combate ao mosquito transmissor. Os agentes comunitários de endemias ressaltaram sobre a importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito, evitando deixar água parada em recipientes dentro e fora de casa.

#Ações 20/11/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Forró dos Idosos no Povoado de Grossos!

Dançar na terceira idade contribui para um melhor condicionamento físico e mental, por essa razão a Secretaria de Assistência Social organizou o Forró dos Idosos no Povoado de Grossos, nesse sábado (18/11). A música boa, e as excelentes recordações tomaram conta do espaço, divertindo todos os participantes, que ficaram encantados com o momento de descontração. A dança e animação se resumiram em pura diversão. A felicidade e a longevidade dos nossos idosos são contagiantes. Quem dança seus males espanta. Que venham mais noites como essa com animação e muito forró! A dança na terceira idade evita stress, estimula a oxigenação do cérebro, reforça os músculos e a proteção das articulações, além da melhorar a flexibilidade, e equilibra a postura, possibilitando também o convívio social.

#Ações 19/11/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Palestra de conscientização sobre o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

A equipe da Assistência Social promoveu uma palestra de conscientização sobre o Outubro Rosa e o Novembro Azul. As equipes do CRAS e da Saúde falaram da importância da prevenção ao câncer de mama e o câncer de próstata. Uma palestra voltada aos idosos e idosas do SCFV.

Foi apresentado aos usuários a importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama e próstata, e que essa atitude de conhecimento do corpo aumenta a taxa de cura. Contamos com a presença da Enfermeira Amanda Anelita, a Fisioterapeuta Raquel e a Nutricionista Emília que contribuiram também falando sobre a importância do Movimento Corporal Correto e da Alimentação Saudável.

Um dia de muito conhecimento e prevenção.

#Ações 14/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação COVID-19!

Considerando a Nota Técnica Nº 114/2022- DEIDT/SVS/MS que trata das orientações para a vacinação em crianças de 6 meses a 2 anos COM COMORBIDADES contra a COVID-19.

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde informa a pais e responsáveis que daremos início nesta nesta quarta-feira (16) a vacinação contra a COVID-19 para todas AS CRIANÇAS COM COMORBIDADES na faixa etária de 6 meses a menores de 3 anos.

Incluímos nesse grupo para vacinação as crianças com:

Diabetes

Pneumopatias crônicas graves

Hipertensão Arterial

Doenças cardiovasculares

Doença neurológicas crônicas

Doença renal crônica

Imunocomprometidos

Hemoglobinopatias graves

Obesidade mórbida

Síndrome de Down

Cirrose hepática

A vacina que será utilizada nesse grupo será a Pfizer baby em 3 doses com intervalos de:

Dose 1: dose inicial

Dose 2: 3 semanas de intervalo da D1

Dose 3: 8 semanas após a segunda dose

Pedimos aos pais e responsáveis que levem seus filhos até a unidade de saúde, portando caderneta de vacina e cartão sus.

#Ações 08/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Encerrando as ações da Campanha Outubro Rosa!

Encerando as ações da Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde realizou uma palestra no PSF IV. Os profissionais da Unidade Básica de Saúde do distrito, orientaram as mulheres e esclareceram diversas dúvidas sobre o câncer de mama e também sobre o câncer de colo de útero, com orientações sobre a importância do autoexame e também das formas de prevenção. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e útero e realizar os devidos exames.

#Ações 07/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Novembro Azul!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde dá início à campanha Novembro Azul com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. A Secretaria de Saúde começa divulgar ações importantes, em prol da campanha que se transformou no maior movimento em prol da saúde masculina. O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. A orientação é praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, cuidar da saúde mental e, fazer o exame da próstata, periodicamente.

#Ações 27/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Outubro Rosa!

A equipe da Unidade Básica de Saúde realizou palestra com várias mulheres do Povoado de Grossos, reforçando a Campanha Outubro Rosa. Os profissionais da UBS Grossos esclareceram dúvidas das mulheres sobre o câncer de mama e também sobre o câncer de colo de útero, com orientações sobre a importância do autoexame e também das formas de prevenção. A ação contou com a participação de médico, enfermeira, dentista, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e também o Programa Mãe Coruja. O objetivo é prevenir a detecção imediata de possíveis casos suspeitos.

PREVINAM-SE!

#Ações 27/10/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Curso de Culinária Regional!

A Prefeitura de Verdejante, através da Secretaria de Assistência Social, recebeu no município o curso de Culinária Regional, ofertado pelo SENAR. Foram três dias de muito aprendizado, um curso prático que ensinou desde a higienização dos alimentos, o uso de EPIS durante o manuseio dos produtos e a prática das receitas regionais, bem como a apresentação dos pratos em mesa.

#Ações 26/10/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Demonstração de plantação e irrigação da batata da salvação!

A Secretaria de Agricultura de Verdejante acompanhou nessa segunda-feira (24), demonstração de plantação e irrigação da batata da salvação. A ação aconteceu na feira livre da agricultura familiar. O objetivo é incentivar a produção agrícola com pouca água, superando os períodos de estiagem enfrentados na região. O sistema, um reservatório de água composto por uma garrafa pet e uma corda enterrada no solo, foi pensado para ter alta replicabilidade, baixo custo e simples montagem e manuseio.

#Ações 26/10/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Curso de Cuidador de Idoso!

A Prefeitura de Verdejante, através da Secretaria de Assistência Social, deu início as aulas do curso de Cuidador de Idoso. A capacitação cria possibilidades para o desenvolvimento de competências que auxiliam na prática de atividades relacionadas ao cuidado da pessoa idosa com qualidade, responsabilidade e segurança. O curso observa o conteúdo do envelhecimento humano, saúde do idoso, alimentação, lazer, noções de primeiros socorros, higiene e qualidade de vida.

#Ações 17/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Outubro Rosa!

A manhã de domingo foi para movimentar o corpo e liberar endorfina e seratonina (neurotransmissores que funcionam como mensageiros químicos, estimulando e equilibrando os sinais entre neurônios, células do corpo). O aulão de aeróbica contou com o grupo de ginástica da Academia da Saúde de do município e o grupo de ginástica do Povoado de Grossos. Os exercícios físicos foram realizados no centro da cidade e integrou o início da Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar e alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

#Ações 14/10/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Dia das Crianças!

Para comemorar o Dia das Crianças a Secretaria de Assistência Social de Verdejante realizou no CRAS momentos especiais para a criançada. O ambiente foi todo decorado para receber os pequenos e com uma programação especial de atividades lúdicas. O objetivo da ação foi realizar um dia de brincadeiras, diversão e guloseimas. O evento contou com música, lanches, lembrancinhas, guloseimas, cama elástica e piscina de bolinhas, brincadeiras livres e circuito de brincadeiras para crianças ofertadas pelas educadoras do SCFV.

Uma manhã recheada de alegria e muito carinho. O encontro fomentou a importância de promover a prática do brincar, entendendo a brincadeira como ferramenta para se promover o desenvolvimento infantil com muita diversão.

#Ações 10/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Verdejante em 1º lugar!

Verdejante conquistou o 1º lugar no desempenho entre os municípios da 7ª região de saúde do estado. O reconhecimento é fruto da nota do Indicador Sintético Final de 9,57. Esse modelo avaliação baseia-se em aspectos da gestão do sistema de saúde. Verdejante conta com quatro equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, através do Previne Brasil são medidos 7 indicadores, dentre eles, pré-natal e pré-natal odontológico, coleta de citopatológicos (preventivos), vacinação de poliomielite e penta inativada, hipertensos e diabéticos com acompanhamento. Parabéns aos profissionais por todo o empenho e zelo para com a nossa população. Vamos continuar firmes e com toda efetividade necessária para que possamos melhorar a cada dia nossa atenção primária em saúde.

#Ações 01/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Atendimento de Endoscopias !

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde realizou nesta sexta-feira (30), um mutirão de exames de endoscopia, no Hospital de Pequeno Porte (HPP). A endoscopia é capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). O processo é simples e dura poucos minutos, mas pode ocorrer algumas dúvidas ou medos por conta do paciente precisar passar por uma sedação e precisar usar uma microcâmera. O exame é feito através de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera. A endoscopia é um exame capaz de diagnosticar várias doenças.

#Ações 30/09/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Primeira Etapa de Formação!

A Prefeitura de Verdejante em parceria com a Empresa Ensinar Tecnologia por meio da Secretaria de Educação concluiu a primeira etapa de formação com os coordenadores, professores e gestores da rede municipal de ensino. A capacitação é implementada pela plataforma do Google For Education em todas as escolas da rede, com objetivo de integrar tecnologia ao aprendizado, elevando o conhecimento dos alunos da escola estendendo até residência.

#Ações 27/09/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Oficina de Dança!

Uma libertação corporal através da dança. Foi com objetivo de propor esse pertencimento, que a Secretaria de Educação promoveu a Oficina Cultural de Dança e Ritmos. As aulas começaram antes da pandemia, e estão retomando agora. Durante a oficina, os participantes experimentarem a sensação de pertencimento, e gostos em comum, compartilhando descobertas, superação de limites e conquistas no mundo da dança, refletindo na autoestima como um todo. A aula de Dança Criativa explorou diversas formas de mobilidade do corpo, e assim coreografar as danças. A oficina compreende a dança contemporânea, onde alunos exploram as percepções do corpo e fizeram suas próprias coreografias.

#Ações 26/09/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Professores Recebem Capacitação !

Por meio da Secretaria de Educação de Verdejante, professores e servidores da área educacional participaram nesta segunda-feira (26), do início da formação continuada, que contou com presença de educadores do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. O encontro teve a participação do palestrante Ícaro Xenofonte, que ressaltou a importância do professor capacitado na sala de aula. De acordo com secretário de Educação, Heder Tavares, a capacitação reforça a experiência do professor em sala de aula. "Nosso trabalho busca garantir a participação do maior número possível de professores no pensamento didático-pedagógico na realidade do nosso cotidiano da sala de aula, e nos dados extraídos das avaliações organizadas pela Secretaria de Educação, que estruturam o desempenho dos alunos.", ressaltou. A formação está sendo realizada na Escola Osmundo Bezerra, e é fruto dos dados obtidos pela Diretoria de Ensino. "Esse período de troca de conhecimento é de grande importância, pois vai preparar os professores para o exercício frente aos desafios dentro da sala de aula, aperfeiçoado o processo de formação", reforçou o prefeito Haroldo Tavares.

#Ações 26/09/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL A autoestima na terceira idade é um tema que vem ganhando espaço a cada dia!

A autoestima na terceira idade é um tema que vem ganhando espaço a cada dia. Por essa razão, a Secretaria de Assistência Social promoveu uma oficina de beleza junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV na terceira idade. O objetivo da ação é fortalecer os cuidados às pessoas da terceira idade. Durante a oficina, ressaltamos, que a expectativa de vida aumentou e, com isso, a ideia é viver mais, e melhor. Assim como foi destacado que a saúde mental é um tema muito importante, principalmente porque os idosos que tem baixa autoestima podem entrar, mais facilmente, em relações disfuncionais. A Prefeitura de Verdejnate por meio da Secretaria de Assistência Social oferece o apoio necessário para promover o direito da pessoa idosa e garantir o seu bem estar social.

#Ações 21/09/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Projeto do Campus Salgueiro "CineClube" sendo realizado para os alunos da escola Joaquim Tavares de Sá.

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, alunos do 9º ano da Escola municipal Joaquim Tavares de Sá participaram da sessão do filme, "O menino que descobriu o vento", no Espaço Cultural Cícero Lopes de Sá, em Verdejante. A apresentação do longa faz parte do Projeto Cineclube Tela Quente - Terra Quente: Como viveremos? Que tem como objetivo levar cinema às escolas municipais do sertão pernambucano e promover discussão sobre meio ambiente e ciência. Logo após a exibição foram realizados debates de ideias com a equipe de professores do IFSertão - Campus Salgueiro, onde foram abordadas questões sobre aquecimento global; mudança climática; realidade no semiárido; e transformação social através da ciência.

#Ações 21/09/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Setembro Amarelo!

A Secretaria de Saúde deu início nessa terça-feira (20), às atividades do Setembro Amarelo. A ação foi realizada no PSF de Grossos. Durante as atividades foram feitas orientações e palestras com o tema: "prevenção ao suicídio". A equipe da UBS e a equipe multiprofissional prepararam momentos de conscientização e prevenção. A saúde mental foi explanada de diversas formas, processos de desenvolvimento psicossocial e busca ativa de pacientes foram feitas na roda de conversa.

#Ações 19/09/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SETEMBRO AMARELO

Considerada uma questão de Saúde Pública, o suicídio vem crescendo de forma alarmante, por isso o mês de Setembro, denominado como "Setembro Amarelo" é dedicado a prevenção, onde as equipes se unem em prol de propagar informações acerca de um assunto que é tão delicado. Por isso, a Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com o NUPREV - Nucleo de Prevenção a Violência, realizou nesta segunda-feira (19), palestra sobre bullying e prevenção de suicídio com os alunos da Escola Anísio Veras. Durante a ação foram realizados atendimentos psicológicos com os alunos. Uma conversa comum, em caráter dinâmico e espontâneo de um diálogo coloquial. A palestra teve como central a Campanha do Setembro Amarelo, com prevenção no suicídio. É importante se atentar à saúde mental tanto dos alunos quanto de equipe de profissionais. Afinal, as instituições de ensino podem ter um papel crucial na detecção ou até prevenção de certos transtornos.

#Ações 18/09/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Primeira oficina sobre inovação!

A Secretaria de Educação promoveu em parceira com Locus de Inovação do Sertão Central a primeira oficina sobre inovação e empreendedorismo para os alunos dos anos finais da Escola Joaquim Tavares de Sá, com o tema "A inovação é o caminho para o futuro". Os trabalhos foram realizados pela coordenadora do Locus a Profa. Dra. Eryka Sobral da e do Diretor de fomento à inovação Silvio Vital. Com muita criatividade os alunos partilharam conhecimento e deram o ponta pé inicial para um verdadeiro caminho para inovação e empreendedorismo.

#Ações 13/09/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Projeto "È DE LEI"

Na tarde tarde desta segunda-feira 12 de setembro, através da Secretaria Municipal de Educação, aconteceu a exposição dos trabalhos e apresentações do Projeto É de Lei da Escola municipal Clementino Nogueira. Com objetivo desenvolver o protagonismo dos alunos, tornando-os conhecedores dos seus direitos e deveres, fortalecendo a convivência escolar e comunitária. Os trabalhos abordaram temas como: Discriminação Racial, Bullying, Homofobia, Uso de álcool e outras drogas e Trabalho Infantil. Essas atividades proporcionam uma vivência integradora que qualifica esses jovens enquanto cidadãos.

#Ações 13/09/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Formação Continuada!

A Prefeitura Municipal de Verdejante por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira 12/09 formação continuada com os Professores das Escolas Joaquim Tavares e José Martinho, com a temática PRÁTICAS INTEGRATIVAS DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO. Esta formação será de esfera INTERSETORIAL para todos os Professores da rede Municipal , com a finalidade de desenvolvermos com veemência a harmonia comportamental, fomentando melhorias na prática pedagógica dos profissionais.

#Ações 08/09/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Dia da Independência!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Educação preparou um desfile para comemorar o Dia da Independência, que emocionou. O centro da cidade neste 7 de Setembro ficou lotado de pessoas, aplaudindo as coreografias e os movimentos dos alunos na Praça Raimundo Targino Ferreira, e m frente à sede do governo municipal. O prefeito Haroldo Tavares, o vice Dorinho, os vereadores e secretários prestigiaram o hasteamento da bandeira, e logo em seguida o desfile com a participação dos alunos das escolas municipais Joaquim Tavares de Sá, Clementino Alves, José Martinho, Osmundo Bezerra, Clementino Nogueira, Pedro Themoteo, José Paulino, Antônia Alves Rangel, Antônio Honorato Barbosa, e dos Centros de Educação Infantil Mãe Mosa, Matilde Antônio, Maria Alves e Antônio Cândido, e da Escola, da rede privada, Construindo Saber também participaram encantando a todos pelas performances. A Banda Marcial João de Alencar Carvalho de São José do Belmonte participou das comemoração do Dia da Independência ao som dos clarinetes e trompetes, animando o evento.

#Ações 01/09/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Campanha Setembro Amarelo!

Começamos o mês destacando a Campanha Setembro Amarelo. A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde adere à campanha ressaltando as orientações de prevenção ao suicídio, assunto delicado, que muita gente evita falar. Seja por falta de informação, ou por não saber lidar com pessoas e familiares que já passaram por isso. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha do mundo! Em 2022, o lema é "A vida é a melhor escolha!" e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

#Ações 25/08/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Campanha Agosto Lilás!

A Secretaria de Assistência Social em parceria com a Coordenadoria da Mulher, realizou na manhã desta quarta-feira (24), mais um evento de fortalecimento ao Agosto Lilás, campanha que discute temas relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas. O objetivo do encontro é promover o fortalecimento e descentralização dos programas de prevenção social. A palestra ressaltou a importância da articulação e mobilização dos diversos segmentos da sociedade para atuar na prevenção e enfrentamento da violência. A ação foi realizada na Escola Osmundo Bezerra, em Grossos, com a participação da Patrulha Maria da Penha e Nuprev - Núcleo de Prevenção Social a Violência. A Patrulha Maria da Penha desenvolve atividades de policiamento ostensivo e preventivo, direcionadas ao acompanhamento periódico às residências de mulheres vítimas de violência doméstica, fiscalizando o cumprimento das medidas protetivas e reprimindo atos de violência.

#Ações 20/08/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mutirão de Prevenção!

Na manhã deste sábado a Secretaria de Saúde de Verdejante realizou o mutirão de prevenção. Foram oferecidos exames de prevenção de câncer de colo de útero, solicitação de mamografias, testes rápidos de HIV e SÍFILIS. O mutirão aconteceu no PSF do centro e Hospital de Pequeno Porte e contou com mais de 50 mulheres atendidas. As enfermeiras do município fizeram as coletas, solicitações e orientações durante toda a manhã. Na ocasião tivemos também café da manhã e brindes para as mulheres do município. No próximo sábado (27), essas ações serão realizadas nos PSFs de Grossos e Lagoa dos Milagres.

#Ações 20/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL FORTALECIMENTO Á AGRICULTURA!

Uma parceria da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Serviços Púbicos de Verdejante junto com a Escola Construindo o Saber visa realizar o Projeto Batata de Salvação no município. O objetivo é viabilizar a produção agrícola com pouca água, superando os períodos de estiagem enfrentados na região. A tecnologia consiste em um sistema econômico de irrigação por capilaridade, inspirado na batata do umbuzeiro, que armazena água nas raízes. O sistema, um reservatório de água composto por uma garrafa pet e uma corda enterrada no solo, foi pensado para ter alta replicabilidade, baixo custo e simples montagem e manuseio, facilitando o acesso pelos agricultores familiares. Um ponto de destaque reside no fato de que a tecnologia foi desenvolvida em conjunto com agricultores familiares. Isto irá garantir, além da confecção sob medida para atender às necessidades do produtor no contexto climático, o caráter prático e econômico da Batata da Salvação.

#Ações 01/08/2022 GABINETE DO PREFEITO Recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estati´stica (IBGE).

Nesta segunda-feira (01), começa o recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estati´stica (IBGE). Os recenseadores irão coletar dados através de pesquisa domiciliar para o Censo Demogra´fico 2022. Pedimos que fique atento e responda as questões corretamente. Esse momento é muito importante para nosso município, será por meio desse levantamento que podemos informar nossa características e revelar como vivemos, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos das iniciativas.

#Ações 27/07/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura e SEBRAE Firmam Parceria!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Governo, Planejamento e Gestão firmou nesta terça-feira (26), acordo de parceria institucional com o Sebrae, visando fomentar ações de empreendedorismo para o município. A assinatura do convênio contou com a participação do prefeito Haroldo Tavares, a secretária de Governo, Planejamento e Gestão Déborah Bezerra, secretária de Assistência Social Iraneide Alencar, secretário de Agricultura João Campos e

gerente regional da Unidade Sertão Central do SEBRAE José Henrique Malaquias Vieitez junto com a analista técnica Naidjanne Souza. Essa é a primeira vez que o município consolida uma parceria diretamente com o Sebrae, visando ações gratuitas para população. O prefeito Haroldo Tavares ressaltou a celebração do convênio. "Vamos ter a oportunidade de qualificar profissionalmente nossos verdejantenses. Não existe outra forma de fomentar a economia do que dar essa condição de sobrevivência, com a formação profissional", destacou.

#Ações 27/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE PRÈ-NATAL DE ALTO RISCO NO HPP!

A Secretaria de Saúde por meio do Hospital de Pequeno Porte (HPP), oferece serviço de Pré-natal de Alto Risco (PNAR), às gestantes encaminhadas dos PSF's. No HPP as gestantes são acompanhadas pela médica obstetra Noyla Denise.

No PNAR elas têm um acompanhamento diferenciado, onde durante toda a gestação elas são orientadas e assistidas tanto pelos Médicos e enfermeiros dos PSF's e pela obstetra. Nesta quinta-feira (27), além das consultas, as gestantes tiveram um café da manhã. O programa mãe coruja, através da técnica e enfermeira Cecília, repassou orientações sobre a gestação e puerpério.

Na unidade médica é realizado o acolhimento, a educação em saúde e a consulta de Enfermagem. A Secretaria de Saúde também disponibiliza de serviços de apoio diagnóstico como exames laboratoriais e USG obstétricas. Além disso, quando necessário as gestantes também dispõem de atendimentos da equipe multiprofissional (psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapia).

#Ações 23/07/2022 GABINETE DO PREFEITO Verdejante Destaca-se Com a Produção de Bovinos!

Com número crescente de criadores, Verdejante destaca-se com a produção de bovinos no Sertão Central. A gestão municipal por meio da Secretaria de Agricultura firmou nesta quinta-feira (21), cooperação com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil. A cooperação entre ambas as parte irá somar esforços para execução do Programa Pecuária Brasil como forma de aprimoramento das ações que proporcionem melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte do município. O objetivo é oferecer assistência técnica aos agricultores familiares e melhorar o rebanho.

#Ações 19/07/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Oportunidade de Qualificação!

Qualificação e preparação! A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Assistência Social iniciou nessa terça-feira (19), o Programa Senac de Gratuidade. O Curso de Cuidador Infantil está sendo realizado na Escola Joaquim Tavares de Sá, através de uma parceria entre a prefeitura e o Senac. O programa tem como objetivo oferecer ações educacionais com custo zero às pessoas de baixa renda que estejam matriculadas, ou seja, egressas da educação básica.

#Ações 19/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação: Crianças de 4 anos!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde informa aos pais e responsáveis que nesta quarta-feira (20), começa o mutirão de vacinação contra a COVID-19 para crianças de 4 anos.

O intervalo para tomar a segunda dose é de 28 dias. As equipes de saúde estarão se dirigindo até as escolas e creches do município para estarem realizando a aplicação das vacinas.

Para tomar a vacina, é necessário estar portando documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF da criança, carteira de vacinação e identificação dos pais ou responsáveis legais.

LOCAIS:

Quarta-feira (20), locais:

Escola Osmundo Bezerra

Escola Antonia Alves Rangel

Creche mãe Mosa

Creche Matilde Antônia

Escola Clementino Nogueira

Quinta-feira (21), locais:

Escola José Paulino ( Denocs)

Escola Clementino Alves

Escola José Martinho

Escola Pedro Themoteo

#Ações 19/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE GRUPO DE GESTANTES !

A Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (19), na UBS Lagoa dos Milagres com a equipe multiprofissional, formada por nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, e apoio do Programa Mãe Coruja, atividades com o grupo de gestantes do distrito. O objetivo do encontro é trazer à reflexão e propiciar conversas sobre temas importantes na gestação. Esse acompanhamento será realizado em todas as unidades básicas de Verdejante. Durante o atendimento o grupo de gestantes tem a oportunidade de aprendizagem a respeito da gestação, trabalho de parto; participa de oficinas de vivência baseadas nas expectativas das gestantes; e são avaliadas sobre a vivência nas atividades desenvolvida.

#Ações 18/05/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 18 de Maio, Faça Bonito!

Nesta Quarta-feira (18), a Secretaria Municipal de Assistência Social através do CRAS, CREAS, SCFV, Programa Criança Feliz, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, marcharam pelas ruas da cidade no Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Percorreram pelas ruas do município com alunos da rede pública, municipal, privada e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de diferentes faixas etárias, os quais trouxeram para exposição, cartazes e faixas sobre a campanha do 18 de Maio. Sensibilizando a sociedade para a relevância do tema. Estiveram nesse dia somando a ação, o NUCA, O Núcleo de Prevenção à Violência - NUPREV. A culminância da ação foi realizada no ginásio poliesportivo do município onde tivemos diversas apresentações das escolas presentes na ação. O NUPREV abordou com muita propriedade sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Vamos Juntos, Faça Bonito, Salve uma Infância

#Ações 15/05/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Campanha Faça Bonito!

A prefeitura de Verdejante através da Secretária de Assistência Social Iraneide Alencar e equipe do CRAS, realizou nesta quinta-feira (12), um encontro interativo com as crianças no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os profissionais trabalharam os valores e a importância do "brincar," para estimular comportamentos distintos da criança. A ação ocorre em um mês alusivo que traz como temática o "Abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

#Ações 15/05/2022 SECRETARIA DE SAÚDE AÇÃO CONTRA A DENGUE

A Secretaria de Saúde junto com a Vigilância Sanitária realizou nesta sexta-feira (13), diversas ações em combate ao mosquito da dengue, nos principais pontos estratégicos da cidade. A atuação é preventiva, com orientações aos moradores em visitas domiciliares, bem como distribuição de material informativo e educativo. Essa ação vem sendo realizada em todo o município e de acordo com a secretária de Saúde, Nayara Santos, a ação tem como objetivo identificar se na localidade existem casos suspeitos de Dengue, zica e chikungunya ou se há focos, criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Caso os agentes identifiquem algum foco, é realizado imediatamente o tratamento com larvicida. Os profissionais ainda orientam os proprietários usarem solução de hipoclorito de sódio na água eficaz na eliminação de larvas do mosquito Aedes Aegypti.

#Ações 15/05/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Campanha Faça Bonito!

A Secretaria de Assistência Social, através do CRAS e CREAS, realizaram durante a manhã de hoje, visitação e colagem de cartazes, nas secretarias, escolas da sede, hospital de pequeno porte e unidades básicas de saúde, acerca da Campanha em desenvolvimento sobre o "Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". Ressaltando o comprometimento da Secretaria de Assistência Social na defesa do direito da criança e adolescente, resguardando o seu direito fundamental livre de todo abuso e exploração sexual. O fortalecimento do vínculo entre os setores da educação, saúde, e demais políticas públicas são essenciais no desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes. Manhã proveitosa e muita troca de conhecimento com os profissionais que estavam super abertos a receber todas as informações referentes a campanha que acontece anualmente, durante o mês de Maio.

#Ações 09/05/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL “Maio Laranja”

Para iniciar as ações do "Maio Laranja", que é marcado pela conscientização sobre a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Verdejante realizou uma blitz educativa e adesivaço em carros e motos, na manhã desta segunda-feira (09). O evento contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social, do CRAS, CREAS, CMDCA, Coordenadoria da Mulher, NUCA e Conselho Tutelar. As equipes mobilizaradas orientaram a população sobre a importância da participação e comprometimento de todos, acerca dos direitos das crianças e adolescentes.

#Ações 09/05/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Participação do NUCA na Campanha "Faça Bonito".

Para iniciar as ações do "Maio Laranja", que é marcado pela conscientização sobre a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Verdejante realizou uma blitz educativa e adesivaço em carros e motos, na manhã desta segunda-feira (09). O evento contou com o apoio do Selo UNICEF, NUCA e Prefeito Amigo da Criança. A mobilização teve o intuito de orientar e conscientizar a população sobre a importância da participação e comprometimento de todos, acerca dos direitos das crianças e adolescentes.

#Ações 06/05/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Campanha "Faça Bonito"

A Secretaria Municipal de Assistência Social junto ao CRAS, CREAS, CMDCA e Conselho Tutelar, se mobilizam durante esse mês de Maio, no combate ao abuso e à exploração sexual de Crianças e Adolescentes e tem a honra de convidar à população para participar da campanha nacional "Faça Bonito Proteja Nossas Crianças e Adolescentes" unindo forças por uma Rede de Proteção de qualidade, a campanha tem como grandes parceiros o Programa Prefeito Amigo da Criança, NUCA e o Selo Unicef que estarão acompanhado a programação e participando. Segue em anexo a programação completa que se estenderá durante todo o mês, destacando a caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que acontecerá no dia 18/05/2022 com apoio do NUPREV. O Maio Laranja representa o mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e é o momento de dar toda a visibilidade que a campanha merece, mobilizando, sensibilizando, informando e convocando toda a sociedade a lutar contra este tipo de violência, e assim, defender e assegurar os direitos de crianças e adolescentes.

Vamos juntos, faça bonito, salve uma infância!

#Ações 30/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE DIA D DE VACINAÇÃO A

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde realizou neste sábado (30), o ‘Dia D de Vacinação' Contra a Influenza e o Sarampo. O foco é imunizar as crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos, idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde que estavam na primeira fase da campanha. De acordo com a secretária de Saúde, Nayara Santos, é importante que a população dos grupos se vacinem. "A campanha neste sábado foi um sucesso, atingiu nossas expectativas. Isso prova o quanto pais e mães estão preocupados com a saúde de seus filhos". A Secretaria de Saúde realizou uma caravana com carro de som pelas ruas do centro da cidade e dos distritos de Grossos e Malhadareia aplicando a vacinação com a equipe de saúde. Durante o trajeto foram explicados a importância da vacina e orientação quanto a vacinação.

#Ações 22/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE MAIS UM MUTIRÃO DA DENGUE

A Secretaria de Saúde realizou nesta quarta-feira (20), mais uma etapa do Mutirão de Limpeza contra a Dengue. Desta vez, a força-tarefa atuou nos povoados de Grossos e Malhadareia. A ação busca proporcionar o recolhimento de entulhos para evitar a proliferação de focos das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças. A operação tem como objetivo orientação a população quanto aos cuidados com lixo e entulhos e para o não acúmulo de água. O mutirão já passou por algumas regiões da cidade, mas continuamos orientando a população de que os primeiros cuidados começam nas próprias residências.

#Ações 26/03/2022 GABINETE DO PREFEITO Culto Especial dos Evangélicos

O culto especial dos evangélicos também fez parte da programação em comemoração aos 60 anos de Verdejante. O culto especial dos evangélicos já integra a programação da festa de comemoração há bastante tempo. É um pedido do prefeito Haroldo Tavares que se preocupa com a integração de todos os grupos religiosos na data comemorativa. Foi uma noite de muito louvor e adoração unindo todas as igrejas evangélicas do município, essa é mais uma realização da prefeitura de Verdejante.

#Ações 25/03/2022 GABINETE DO PREFEITO 60 Anos de Verdejante!

A missa em ação de graças realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro integrou a programação das comemorações aos 60 anos de emancipação política de Verdejante. A manhã da sexta-feira também contou com o alvorada, ao som do clarinete da Banda Filarmônica Maestro Parreira de Parnamirim, comandada pelo maestro Júnior. As atividades se estenderam durante todo a manhã, com o hasteamento das bandeiras, o corte do bolo, apresentações culturais, além das barracas de serviços das secretarias de Assistência Social, Educação, Cultura, Esportes e Turismo, e Saúde.

#Ações 22/03/2022 GABINETE DO PREFEITO Comemorações dos 60 anos de Verdejante

As comemorações dos 60 anos de emancipação Verdejante começaram com realizações de várias atividades. Nesse domingo (20), a Secretaria de Educação, através da Diretoria de Esportes e Diretoria de Cultura e Turismo promoveram diversas ações culturais. Foram realizadas corrida de rua, aulão de ginástica aeróbica e ciclismo, atividades que animaram os verdejantenses. Essas ações já estão no calendário de eventos do município, iniciativa que estimula na população de todas as faixas etárias o esporte e as práticas saudáveis. Os exercícios contaram com centenas de participantes, entre atletas, amantes do esporte e aqueles que desejam um programa diferente e saudável. Complementando as atividades de comemorações à emancipação, foram realizadas corrida de argolinhas, a Copa de Futsal de Base e um café da manhã com as premiações. A corrida de argolinhas é um esporte tradicional no Nordeste. A concentração e precisão são vitais para retirar a minúscula argolinha enquanto os vaqueiros concentrados cavalgam em disparada. Esta edição especial contou com o apoio da AVASPE, Associação dos Vaqueiros do Sertão Pernambucano. Mais de 40 vaqueiros marcaram presença na disputa. 1º lugar ficou com Emanuel Mamoeiro, o 2º com Jr Posses e o 3º com Toezinho Mamoeiro.

#Ações 22/03/2022 GABINETE DO PREFEITO A Prefeitura de Verdejante dá continuidade às comemorações a emancipação do município

A Prefeitura de Verdejante dá continuidade às comemorações a emancipação do município. Na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito Haroldo Tavares juntamente com os secretários municipais prestigiou a Feira de Agricultura Familiar, no centro da cidade. Como incremento às atividades comemorativas, também foi realizado um encontro de sanfoneiros no centro. Com muito forró e arrasta-pé, o grupo de músicos juntamente com vários verdejantenses comemoraram os 60 anos de emancipação política, que será realizada na sexta-feira (25).

www.verdejante.pe.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 13:16:47