CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 23/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Programa Saúde na Escola - PSE

Programa Saúde na Escola - PSE

Hoje, a escola José Paulino que fica localizada no Denocs, recebeu a equipe de Saúde Bucal da UBS LAGOA DOS MILAGRES, as crianças receberam orientações de higiene oral, escovação supervisionada e aplicação de flúor. O momento é de grande importância e interação, a saúde pertinho da escola garante inúmeros benefícios para a criançada e previne de inúmeros agravos, essa ação faz parte do Programa Saúde na escola e o novo Brasil Sorridente.

#Saúde 15/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A Secretaria de Saúde realizou uma ação para fortalecer duas importantes campanhas!

Na manhã desta segunda-feira (15), a Secretaria de Saúde realizou uma ação para fortalecer duas importantes campanhas que acontecem durante o mês de maio: o Maio Amarelo e o Maio Vermelho. O objetivo da iniciativa é conscientizar a população sobre a importância de prevenir acidentes de trânsito e de cuidar da saúde bucal. O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito, que busca reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. A equipe também conscientizou à população sobre trauma de face. Já o Maio Vermelho é um conjunto de ações de conscientização para prevenção do câncer de boca, também foram repassadas orientações sobre o auto exame bucal. As Campanhas foram realizadas através da equipe de Saúde Bucal, que distribuíram materiais informativos e orientaram a população sobre os cuidados necessários para manter a saúde em dia.

#Saúde 25/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Vacina bivalente contra a Covid-19 está liberada!

A Secretaria de Saúde de Verdejante, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, liberou nesta terça-feira (25) a todos os cidadãos com 18 anos ou mais a vacina bivalente contra a Covid-19. A medida tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal, e vale para pessoas que já receberam ao menos duas doses da vacina monovalente, como a Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, seja como esquema primário ou dose de reforço. No entanto, é necessário que a última dose tenha sido aplicada há pelo menos quatro meses. A ampliação da vacinação é vista como uma das principais medidas para controlar a disseminação do vírus e diminuir o número de casos e mortes causados pela doença.

#Saúde 17/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Vacina na volta às aulas!

Com apoio da Secretaria de Educação do município e cuidados da Secretaria de Saúde, sobre orientação do Governo de Pernambuco, as crianças que estudam na Escola Joaquim Tavares de Sá receberam, nesta quinta (16), a vacina, na volta às aulas. Os pequenos receberam a imunização, assim que chegaram com o pais, nesse primeiro dia de aula de 2023. A campanha incentiva os pais e responsáveis a levarem os filhos para se prevenir contra várias doenças como, poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, meningite, hepatites, febre amarela, varicela, difteria e tétano, além da covid-19.

#Saúde 20/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A secretaria de Saúde inicia a campanha JANEIRO BRANCO!

A secretaria de Saúde inicia a campanha JANEIRO BRANCO que será desenvolvida pela Equipe Multiprofissional nas unidades básicas de saúde do município. O Janeiro Branco é um movimento com o objetivo de chamar a atenção da humanidade para que reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das instituições sociais. Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo!

"A vida pede equilíbrio!"

#Saúde 10/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Atualização de vacinação contra a covid-19.

Procure sua Unidade de Saúde para atualizar a vacinação contra a covid-19. O imunizante utilizado para o reforço da vacina COVID-19 é do fabricante Pfizer. São 4 meses, o intervalo para aplicação entre a segunda dose e o reforço. Solicitamos aos pais e responsáveis que levem seus filhos até as unidades de saúde portando cartão SUS e cartão de vacina!

#Saúde 03/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Usar máscara de proteção facial é essencial!

Usar máscara de proteção facial é essencial!

Preserve sua vida, use proteção facial, principalmente nesse momento que cresce o número de casos de COVID-19.

#Saúde 03/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mutirão de vacinação contra COVID-19 !

A Secretaria de Saúde de Verdejante realizou nesta sexta-feira (02/12), um mutirão de vacinação contra a covid-19, em todos os PSF's do município. A ação aconteceu durante toda a manhã. Pessoas de várias faixas etárias receberam a imunização, assim como as doses atrasadas foram aplicadas. Quem falta completar o reforço ou mesmo tomar a primeira dose, deve procurar o PSF ou agentes de saúde de sua comunidade para atualização da caderneta de vacinação contra a COVID.

#Saúde 02/12/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMUNICADO IMPORTANTE!

A Secretaria de Educação de Verdejante RECOMENDA o uso de máscara de forma contínua, por todas as dependências dos estabelecimentos de Ensino Municipal. A recomendação é devido ao aumento no número de casos de COVID-19 em todo estado. Sendo assim, se faz necessário o uso de máscara, principalmente, em ambientes fechados por causa da aglomeração de pessoas, além de manter o distanciamento social a fim de evitar maior disseminação da doença. Lembrando que a vacinação ajuda as escolas a retornar e manter o funcionamento do aprendizado presencial com segurança, bem como às atividades extracurriculares e aos esportes.

#Saúde 01/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mutirão de vacinação em todas as Unidades de Saúde do município!

A Secretaria de Saúde de Verdejante realiza nesta sexta-feira (02/12), o mutirão de vacinação em todas as Unidades de Saúde do município, de 8h às 12h. Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação, os comprovantes de vacinação da covid-19 e o cartão SUS. A vacina contra covid-19 será aplicada nas crianças entre 3 e 11 anos e nas pessoas de 12 a 39 anos que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina, ou aqueles que estão com doses atrasadas ou que já podem tomar dose de reforço. As pessoas acima de 40 anos e trabalhadores da saúde, imunossuprimidos grave, IMC maior ou igual a 40 também pode tomar a 4ª dose da vacina contra a COVID.

#Saúde 15/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Verdejante Orienta o Uso de Máscaras!

ORIENTAÇÃO

A Secretaria de Saúde de Verdejante orienta o uso de máscaras em todos os estabelecimentos de saúde, inclusive em farmácias. As pessoas idosas e com comorbidades devem usar máscaras, (mesmo sem ser obrigatório), essa orientação segue também para todas as pessoas quando estiverem em locais fechados.

Preserve a sua saúde!

#Saúde 23/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação descentralizada de cães e gatos!

Hoje e manhã a vacinação antirrábica em cães e gatos será realizada em Lagoa dos Milagres. A Secretaria de Saúde de Verdejante iniciou a vacinação nessa segunda-feira (24), num stand montando na feira livre, no centro da cidade. A estratégia é descentralizar a vacinação para oferecer mais comodidade aos tutores dos animais. Na quinta-feira (27), a vacina chega em Grossos, na sexta (28) em Malhadareia. Na quinta (03/11), será a vez de Riacho Verde I receber a vacinação e na sexta-feira (04/11), no Riacho Verde II. A agenda continua na segunda (07/11) nos sítios Angico Torto e Riachinho e na terça (08/11), nos sítios São Joaquim, Vila Pilões e Açude Quebrado. O objetivo da Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde é vacinar mais de 2800 cães e gatos.

#Saúde 15/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Ações de saúde no PSF 1

A Secretaria de Saúde de Verdejante realizou várias palestras no PSF do Centro, em comemoração ao Dia das Crianças. Os pais e responsáveis junto com as crianças assistiram às palestras de higiene bucal, orientações sobre escovação dentária e uso do fio dental diariamente. Aplicação tópica de flúor, procedimento preventivo que tem como objetivo fortalecer os dentes que apresentam médio e alto risco de cárie e distribuição de kits de higiene bucal.

#Saúde 25/08/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Atendimentos Multiprofissionais No Sítio Travessada!

A equipe da UBS GROSSOS realizou nesta quarta-feira (24), atendimentos multiprofissionais no Sítio Travessada, na Zona Rural do município. A população recebeu atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem. No momento, também teve vacinação contra poliomielite e atualização da caderneta de vacinação. A ação atendeu toda a comunidade do Sítio Travessada, os agentes de saúde fizeram busca ativa da demanda e organizaram os atendimentos. Esse tipo de ação visa descentralizar os atendimentos médicos, fazendo com que os profissionais se dirijam até a população.

#Saúde 17/08/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Campanha Agosto Dourado!

A Secretaria de Assistência Social junto com a Secretaria de Saúde reforça a Campanha Agosto Dourado, que tem como papel o incentivo ao aleitamento materno. Na sexta-feira (19/08), será realizado um evento com vários serviços de saúde.

LOCAL: Quadra do Joaquim Tavares

Horário: 8h

Data: 19 de Agosto

Veja a programação

#Saúde 17/08/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Atendimento Cardiológico A atenção especializada faz toda diferença em Verdejante.

A atenção especializada faz toda diferença em Verdejante. A Secretaria de Saúde oferece atendimento com médico cardiologista à população. O atendimento cardiológico ocorre a cada quinze dias. Os pacientes encaminhados das Unidades Básicas de Saúde para o cardiologista podem se dirigir à Secretaria de Saúde do município, no setor de marcação de consultas. A consulta é agendada e o paciente é atendido no Posto de Saúde anexo da comunidade do Riacho do Meio (DENOCS). O Posto de Saúde conta com um aparelho de eletrocardiograma para esse atendimento cardiológico.

#Saúde 11/08/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Reunião da Atenção Básica com os profissionais!

A Secretaria de Saúde realizou nessa quinta-feira (11), a reunião da Atenção Básica com os profissionais, médicos, dentistas, técnicos de enfermagem, recepcionistas e coordenações. O encontro ocorre mensalmente para avaliação dos indicadores de saúde, entrega de produções e ajustes de algumas atividades. O encontro dessa quinta contou com a palestra motivacional com o treinador comportamental Marcos Salluz. O objetivo da palestra foi oferecer, através dos ensinamentos sobre Inteligência Emocional, o desenvolvimento pessoal e profissional de todos, conscientizando cada um do seu papel. A palestra ainda tem o intuito de motivar e despertar a auto responsabilidade para a busca de resultados e mudanças capazes de transformar o ambiente de trabalho, e, dessa forma, melhorar ainda mais a qualidade do atendimento que é oferecido para a população de Verdejante.

#Saúde 20/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Criança Imunizada é Sinônimo de Saúde!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde a vacinação da criançada de 4 anos contra a Covid-19. Os pais ou responsáveis devem apresentar os documentos da criança no momento da vacinação cartão de vacinação infantil e Cartão do SUS, além do comprovante de residência.

#Saúde 20/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Entrega de Próteses Dentárias!

A Prefeitura Municipal de Verdejante através da Secretaria de Saúde, realizaram hoje, quarta-feira (20) a entrega de Próteses Dentárias, que fazem parte do Programa Brasil Sorridente através do Programa de Laboratório Regional de Prótese Dentária - LRPD. A entrega foi realizada na Unidade Básica de Saúde de LAGOA, sendo na ocasião realizadas orientações quanto aos cuidados básicos com higienização e uso. Logo após busca ativa desses usuários para o tratamento, foram realizadas avaliações e confeccionadas Próteses Totais e Parciais. Destaca-se a importância de repor as perdas dentárias causada por diversos fatores e com isso devolvendo as funções dentárias como a mastigação. Cada mês, uma Unidade de saúde do município é contemplada com o programa.

#Saúde 02/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Quem ainda não se vacinou, corre que dar tempo!

Quem ainda não se vacinou, corre que dar tempo! A Secretaria de Saúde prorrogou até 3 de julho, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A vacinação tem se mostrado o principal método de prevenção da influenza e das complicações mais severas da doença. A vacinação atende, além de crianças menores de 5 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades e outros públicos.

#Saúde 01/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Oficina de Vigilância

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (31) a II Oficina de Vigilância do Óbito Infantil e Fetal, juntamente com a VII regional de Saúde. O objetivo é fortalecer a prática da vigilância com medidas de intervenção para evitar óbito fetal e infantil, orientando as equipes para o fortalecimento da assistência. Estavam presentes nesta oficina a equipe de vigilância em saúde e atenção básica!

#Saúde 19/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE MUTIRÃO CONTRA DENGUE !

As chuvas têm sido frequentes no município e, com isso, os cuidados devem ser redobrados com as águas que ficam paradas. O mosquito transmissor, aedes aegypti, utiliza esses locais para depositarem os ovos e se proliferarem. O Estado fez um alerta sobre o crescimento no número de casos de dengue, chikungunya e zika. Os Agentes de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde estão percorrendo os bairros e zona rural reforçando as orientações sobre os riscos do acúmulo de água, que podem se tornar potenciais criadouros do mosquito. Cerca de 80% dos focos estão dentro das residências. Com isso, a Prefeitura de Verdejante através da Secretaria de Saúde informa a toda a população que nesta terça-feira (19/04) estará realizado mutirão de combate à dengue no povoado de lagoa dos milagres e na quarta-feira (20/04) mais uma vez estaremos nos povoados de malhadareia e grossos, juntamente com a secretaria de serviços públicos em mutirão e orientação a população. O objetivo é realizar coletas para eliminar possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti.

Pedimos que os moradores destas localidades estejam atentos e recebam nossos agentes nas suas residências.

#Saúde 04/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação contra Influenza e Sarampo

A partir desta segunda-feira (04/04), teremos mais uma campanha de vacinação. De forma simultânea, comecaremos a vacinar contra Influenza e Sarampo. As duas campanhas seguem até dia 03 de junho, com grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A vacinação ocorrerá em duas etapas, na 1ª etapa (04 de abril a 02 de maio) serão vacinados:

CAMPANHA INFLUENZA

Idosos com 60 anos e mais

Trabalhadores da Saúde

CAMPANHA SARAMPO:

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos( 4 anos 11 meses e 29 dias)

Trabalhadores da Saúde

IMPORTANTE: Na oportunidade de vacinação contra Influenza, os trabalhadores da saúde também serão convocados para vacinação contra Sarampo.

#Saúde 04/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Entrega de Próteses

A Prefeitura de Verdejante através da Secretaria de Saúde realizou na quinta-feira (31/03), a entrega de próteses dentárias, que faz parte do Programa Brasil Sorridente através do Programa de Laboratório Regional de Prótese Dentária. A primeira entrega foi realizada na Unidade Básica de Saúde de Grossos. Na ocasião foram repassadas orientações sobre os cuidados básicos com higienização e uso de próteses. Logo em seguida foram realizadas avaliações e confeccionadas as próteses totais e parciais removíveis. A equipe da Secretaria de Saúde esteve reunida com todos os usuários no momento da entrega, destacando a importância de repor as perdas dentárias causadas por diversos fatores, e com isso devolvendo as funções dentárias como a mastigação. As próximas Unidades de Saúde a receber o projeto serão: UBS Lagoa, UBS IV e UBS I.

#Saúde 18/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Ato especial para as crianças em Verdejante

Na manhã desta segunda-feira (17), teve um ato especial para as crianças em Verdejante. A Secretaria Municipal de Saúde deu início a vacinação contra a Covid-19 para o pequenos entre 5 e 11 anos. Para vacinar os pequenos, os pais ou responsáveis devem se dirigir ao local com o CPF, Cartão do SUS e caderneta de vacinação. Não será exigida prescrição médica. Neste primeiro momento, serão imunizadas as crianças com doença neurológica crônica, autismo, síndrome de down, deficientes e imunossuprimidas. A segunda dose da vacina pediátrica será aplicada em um intervalo de oito semanas, após a 1ª dose.

#Saúde 18/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Vigilância Sanitária Municipal

A Secretaria de Saúde de Verdejante juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal iniciaram nessa sexta-feira (14), primeiro dia em vigor o Plano de Convivência com a Covid, a fiscalização em bares, restaurantes e outros locais. A ação teve como objetivo informar e esclarecer o Decreto Estadual nº 52.145/2022. De acordo com o decreto, a comprovação de vacinação, com o "passaporte", será de duas doses ou dose única, para pessoas até 54 anos, e de dose de reforço, para pessoas acima de 55 anos. A comprovação pode ser feita através do cartão de vacinação ou ainda dos meios digitais, como o ConecteSUS. Em bares, restaurantes e lanchonetes e centros comerciais fica determinado, 80% da capacidade do local com até 20 pessoas por mesa; Distanciamento de 1 metro entre as mesas; Obrigatória a apresentação de passaporte vacinal para público, funcionários e prestadores de serviço; a exigência do "passaporte vacinal" deve ocorrer no ato da compra.

As novas determinações valem até o dia 31 de janeiro.

#Saúde 10/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Ampliação da vacina para os Jovens de 13 anos residentes em Verdejante

Os jovens de 13 anos residentes em Verdejante começam receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, a partir desta quarta-feira (10). Para receber a dose, o jovem deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis e apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

#Saúde 28/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Combate ao Câncer de Mama

A Secretaria Municipal de Saúde realizou essa semana ações sobre o Combate ao Câncer de Mama, incluindo atividades físicas no distrito de Grossos, e nos povoados de Malhadareia e Lagoa dos Milagres. A prática de exercícios físicos foi realizada em praça pública e na quadra esportiva, e foram monitoradas por profissionais qualificados. O objetivo é promover qualidade de vida. As aulas melhoram o condicionamento físico, diminui o estresse e a ansiedade. A realização das atividades contou com a participação dos profissionais da equipe multiprofissional.

#Saúde 26/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação Antirrábica

Após atingir a meta da vacinação antirrábica na zona rural, a Secretaria Municipal de Saúde dar continuidade à imunização contra a raiva de cães e gatos nesta quinta-feira (28). Podem ser vacinados cães e gatos a partir de 4 meses de vida, inclusive as fêmeas que estão prenhas e que estejam amamentando. A vacina não tem contraindicação, desde que o animal esteja em bom estado de saúde. Nosso ponto de vacinação estará montado na praça ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 13h.

#Saúde 25/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Ampliação da vacinação 14 anos

Os jovens de 14 anos residentes em Verdejante começam receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, a partir desta segunda-feira (25). A aplicação nesse público é uma orientação da Secretaria de Saúde do Estado. Para receber a dose, o jovem deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis e apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

#Saúde 07/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE INAUGURAÇÃO ADIADA

Em razão da comoção do falecimento, de forma tão repentina, do Sr. HUGO ALVES DA SILVA ocorrido nesta última quarta-feira (06) e em respeito a todos os familiares e amigos adiaremos a inauguração da Academia da Saúde e a da pavimentação de três ruas no povoado de Malhadareia, que ocorreria no próximo dia 09/10, sábado. Em breve, informaremos uma nova data para realização da inauguração. Desde já, manifestamos os nossos mais sinceros pêsames aos familiares e amigos do Sr. HUGO ALVES DA SILVA.

#Saúde 06/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE TERCEIRA DOSE DA VACINA

Profissionais de saúde de Verdejante lotados no Hospital Pequeno Porte (HPP) e de Unidades Básicas de Saúde tomaram nesta terça-feira (05), a terceira dose da vacina contra a covid-19. Todos já tinham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses. A dose adicional reforça a imunidade de quem está na linha de frente do combate à pandemia. Além dos profissionais da área de saúde, a dose adicional da vacina contra a covid-19, também será aplicadas em idosos acima de 60 anos, com 6 meses após a segunda dose, e pessoas imunossuprimidas acima de 18 anos com 28 dias após a segunda.

#Saúde 28/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Você Não Está Sozinho

Setembro está quase terminando, mas ainda deu tempo de fazer mais uma ação em comemoração à Campanha Setembro Amarelo. A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Equipe Multidisciplinar realizou nesta segunda-feira (25/09), uma ação na feira de agricultura familiar em fortalecimento à campanha. As equipes da UBS's também participaram da ação. O objetivo é orientar sobre a prevenção e conscientização contra o suicídio. Entre as principais doenças relacionadas está a depressão, seguida do transtorno bipolar. Em Verdejante contamos com profissionais de psicologia e psiquiatria disponíveis para toda a população que solicitar o atendimento. Você não está sozinho, você é especial.

#Saúde 28/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação Contra a Covid-19

As unidades de Saúde de Verdejante estavam bastante movimentadas, neste último sábado (25), "Dia D" de vacinação contra a Covid-19. Muitas pessoas procuraram as UBS's para receber a imunização através da segunda dose da vacina contra a covid-19. A ação faz parte da campanha do governo do município e do governo do estado para aumentar o número de pessoas vacinadas, garantindo a imunização após a segunda dose.

#Saúde 28/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Terceira Dose Vacina

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta ultima segunda-feira (27/09), aplicar, a dose de reforço contra a covid-19 em pessoas com idades acima de 70 anos. Para isso, elas precisam ter por completo o esquema vacinal há, pelo menos, seis meses. Os imunossuprimidos com esquema completo de imunização há, no mínimo, 6 meses também devem tomar a terceira dose. Quem for tomar essa nova dose deve levar, no dia escolhido, o documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Seguindo a orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria de Saúde de Verdejante informa que a dose de reforço será aplicada, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer, independentemente da vacina aplicada na primeira e segunda doses. A combinação das vacinas é recomendada pelo ministério, após estudos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comprovarem que a resposta imunológica contra a Covid-19 não é comprometida por essa prática.

#Saúde 24/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE "Dia D" da Segunda Dose da Vacinação

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria Municipal de Saúde irão realizar no sábado (25/09), o "Dia D" da segunda dose da vacinação contra a covid-19. A vacinação acontecerá em todas as UBSs do município, que vão estar abertas, às 8h ao meio-dia. Quem tomou a 1ª dose da vacina da Astrazeneca, e já faz 90 dias, e não tomou a segunda dose por falta do imunizante, deve procurar as Unidades Básicas. O mesmo procedimento também para a Pfizer. Quem tomou a 1ª Dose da Pfizer há 60 dias ou mais, também devem se dirigir a sua UBS para tomar a segunda dose. A segunda dose da vacina Pfizer, autorizado pela nota técnica SIDI 24/2021 do Governo do Estado de Pernambuco.

#Saúde 24/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Orientações de Atividades Físicas

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria Municipal de Saúde continua com as orientações de atividades físicas. A prática de exercícios físicos é realizada no centro da cidade, e no povoado de Lagoa dos Milagres e nos distritos de Grossos e Malhadareia. As aulas ocorrem em praça pública e quadra esportiva, e são monitoradas por um profissional qualificado.

A ideia é promover qualidade de vida, saúde e bem-estar, principalmente nesse período de pós-pandemia. Além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular de atividades físicas também diminui os níveis de estresse e ansiedade de maneira geral. Os exercícios físicos contribuem tanto para a melhoria da autoestima quanto para a socialização de pacientes que apresentam algum risco relacionado à saúde mental.

A Secretaria de Saúde juntamente definiu um cronograma de atividades. São aulas semanais voltadas à promoção de saúde da população verdejantense, como aulas de ginástica aeróbica, ginástica localizada, stepe, aeróboxe e muito mais. Com uma importância enorme o exercício físico influência diretamente no controle e combate de doenças como, por exemplo; obesidade, hipertensão, diabetes, depressão e entre outras.

#Saúde 02/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Nova fase de vacinação Verdejante segue firme no enfrentando a COVID-19.
A Secretaria de Saúde junto com a equipe de atenção básica e a vigilância sanitária continua com as barreiras sanitárias.
Os agentes repassam orientações de prevenção e reforça a importância dos cuidados contra o COVID.
A vacinação em nosso Município contra a COVID está de acordo com a demanda recebida.
Vários públicos estão se vacinando, assim como trabalhadores de limpeza pública, trabalhadores da Educação, Educadores físicos, trabalhadores do CRAS e CREAS e Conselheiros Tutelares.
Estamos vivendo momentos críticos, colabore com a vida, use sempre máscara e álcool em gel e não faça aglomeração.
#Saúde 21/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE COMUNICADO A vacinação permanece COMUNICADO A vacinação permanece
#Saúde 16/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE O uso de máscaras começou a ser obrigatório a partir deste sábado (16)

O uso de máscaras começou a ser obrigatório a partir deste sábado (16), por todas as pessoas que precisam sair de casa em Pernambuco. O decreto estadual com a ampliação da obrigatoriedade do uso foi publicado no Diário Oficial da terça-feira (12).

A utilização por toda a população era, anteriormente, recomendada pelo governo estadual e obrigatório apenas para quem trabalha em serviços essenciais, como estabelecimentos comerciais com funcionamento autorizado durante a pandemia do novo coronavírus.

O decreto determina também que cabe aos órgãos públicos, estabelecimentos privados e os condutores de veículos exigir a utilização de máscaras nesses locais.

O que determina o Art. 2º É obrigatória, partir de 16 de maio de 2020, em todo território do Estado de Pernambuco, a utilização de máscara, mesmo que artesanal, pelas pessoas que tenham de sair de casa e circular em vias públicas para exercer atividades ou adquirir produtos ou serviços essenciais.

#Saúde 27/03/2020 GABINETE DO PREFEITO A Prefeitura de Verdejante e o Ministério Público manterão todas as medidas contra o coronavírus.

A Prefeitura de Verdejante e o Ministério Público de Pernambuco, por meio da Promotoria de Verdejante, manterão as recomendações à população do município para enfrentamento ao coronavírus.

O prefeito Haroldo Tavares já havia declarado "Estado de Emergência", em saúde pública, decorrente do COVID-19, por meio do Decreto nº 005/2020, mencionado na recomendação emitida pelo Dr. promotor de Justiça, João Victor da Graça Campos Silva,


O decreto municipal e as recomendações estão alinhados as determinações previstas na Lei n.º 13.979/2020 bem como aos protocolos oficiais de prevenção elaborados e publicados pela Organização Mundial da Saúde - OMS, pelo Ministério da Saúde1 e pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, para enfrentamento da emergência de saúde pública por causa do novo coronavírus, que poderão ser adotados, dentre elas o isolamento domiciliar através da quarentena, a determinação de realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais e coleta de amostras clínicas, dentre outras ações necessárias ao combate do vírus.

O promotor recomendou à população que evite encontros coletivos ou aglomerações, sendo essa uma atitude de bom senso e de demonstração de amor ao próximo, haja vista que este comportamento pode salvar vidas, além de outras atitudes, simples, como lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então, higienize com álcool em gel 70%; ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos; evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

O prefeito Haroldo Tavares, por sua vez, corroborou que é fundamental também manter uma distância mínima de cerca de dois metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando; adotar um comportamento amigável sem contato físico; higienizar com frequência o celular; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos; manter os ambientes limpos e bem ventilados; evitar circulação desnecessária nas ruas, permanecendo em casa.

O Ministério Público ainda recomendou aos líderes religiosos de todas as religiões, que suspendam integralmente suas atividades nas igrejas enquanto durar o isolamento social recomendado pelo Ministério da Saúde e autoridades de todo o mundo. A sugestão é que as celebrações sejam realizadas de forma virtual.

À prefeitura de Verdejante o MP recomendou adotar todas as medidas necessárias para cumprir as determinações oriundas do Ministério da Saúde, Ministério da Justiça, Governo do Estado de Pernambuco e Secretaria Estadual de Saúde. Já os comerciantes estão responsáveis por adotarem estratégias de organização do fluxo de pessoas nos estabelecimentos e evitarem aglomerações de pessoas.

#Saúde 25/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE CORONAVÍRUS É UMA REALIDADE, MAS A DENGUE NÃO PRECISA FAZER PARTE DELA

Já que você está em casa aproveite para eliminar possíveis focos do mosquito e garantir a saúde da sua família.

1 - Manter a caixa de água bem fechada

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e feche a lixeira

3 - As garrafas devem ficar com a boca virada para baixo

4 - Lave com escova e sabão os reservatórios de água

5 - Encha de areia até a borda os pratinhos das plantas

6 - Use repelente, se necessário

#Saúde 17/03/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Comunicado: suspensão das aulas da rede municipal de ensino em razão do coronavírus.
#Saúde 01/11/2019 SECRETARIA DE SAÚDE JUNTOS NESSA CAUSA, "NOVEMBRO AZUL!" Nossa missão é abraçar a campanha “Outubro Azul” mês de luta contra o câncer de próstata!

Todos os homens com 45 anos ou mais, devem realizar o exame anualmente, previna-se contra o câncer de próstata, procure uma unidade básica de saúde!

“Vergonha é não se Cuidar!”





#NOVEMBROAZUL

#CAMPANHADEPREVENÇÃO

#PREFEITURADEVERDEJANTE
#Saúde 21/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE A Prefeitura de Verdejante, realizou evento alusivo a Campanha “Outubro Rosa!” Mês de prevenção do câncer de mama.
#Saúde 07/10/2019 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, do dia 07 á 15 de Outubro. “Vacinar é uma forma de Cuidar “
#Saúde 01/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Outubro Rosa é o mês da conscientização sobre o câncer de mama. “Fazer o auto-exame é fazer uma declaração de amor a você mesma!”

Outubro é o mês da conscientização sobre o câncer de mama, você sabia?
Acreditamos que deve ser um hábito para o ano todo. Por isso, recomendamos a ida, permanente, ao ginecologista, ou pelo menos uma vez ao ano.
Nossos serviços de atendimento à saúde básica estão sempre disponíveis para atendê-las, procure nos UBS's.



Faça o auto-exame, previna-se!
Outubro Rosa!



#OUTUBROROSA
#PREFEITURADEVERDEJANTE
#Saúde 13/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE HOSPITAL DE PEQUENO PORTE DE VERDEJANTE REALIOU ATIVIDADES EM ALUSÃO AO “SETEMBRO AMARELO.“ Sorria, dê abraços! Você não está sozinho!
Saiba que o “Setembro Amarelo” é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.
É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
E no mês da valorização da vida e de prevenção ao suicídio a direção do Hospital de Pequeno Porte de Verdejante - PE realizou rodas de conversas, palestras e apresentações, nesta sexta-feira (13), levando orientações e tirando dúvidas da população sobre o assunto tratado nesse mês buscando “curar as feridas da alma".


Contamos com a participação do Dr. Jorge Carvalho, psiquiatra que atende o município, e o grupo de jovens “Geração Eleita", que contribuíram e somaram com seus conhecimentos para a prevenção ao suicídio.
Destacamos também a presença do prefeito, Haroldo Tavares, do Secretário de Saúde, Bruno Arruda, e dos funcionários do CRAS.


O nosso evento teve como objetivo a conscientização dos usuários sobre os sinais de alerta para identificar possíveis suicidas, orientação sobre a importância na busca por ajuda de profissional nos nossos serviços de atenção e acolhimento, que estão disponíveis nos PSF's, CRAS, CREAS e nosso Hospital de Pequeno Porte, rompendo assim o preconceito existente sobre o assunto!
“Nunca deixe de escrever um novo capitulo na sua vida, e saiba você é muito importante!

#SetembroAmarelo
#Euacreditonavida
#prefeituradeVerdejante
#cuidandodaspessoas
#Saúde 29/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE 3° ENCONTRO DE PROMOÇÃO A SAÚDE (NPS) Realizamos nesta quinta-feira (29), na Academia da Saúde, o 3° encontro do Núcleo de Promoção da Saúde (NPS).
Projeto promovido pela Secretaria de Saúde e realizado pelas equipes de atenção básica e o NASF tratou da "alimentação saudável e atividade física: pratique essa idéia”!
Vê só o resultado nas fotos!
A abertura do evento foi feita pelo Secretário de Saúde, Bruno Arruda, que em conjunto com toda a equipe tratou da importância de hábitos saudáveis para a qualidade de vida, e como o município tem contribuído com ofertas dos serviços para a população.
O momento contou com palestras de cunho educativo, com profissionais de fisioterapia, nutrição e educação física.
As atividades também contaram com a presença de psicóloga, enfermeiras, dentistas e técnicos de enfermagem que ofertaram serviços multiprofissionais (aferição da pressão arterial, teste rápidos de glicemia, Hepatites e HIV) para os participantes.
A idéia é mobilizar as pessoas para uma vida mais saudável e, assim, incentivar a população para a prática constante de atividades físicas, com alimentação adequada e balanceada!
#Saúde 29/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE VERDEJANTE AVANÇA EM SAÚDE Só em 2019 já conseguimos atender mais de 2.600 (dois mil e seiscentos) pacientes com procedimentos odontológicos, com mais de 2.600 pessoas beneficiadas
Para ressaltar, São mais de 3.000 (três mil) procedimentos como educações em saúde bucal, profilaxia (prevenção), aplicação de flúor, raspagem, restaurações, tratamentos de urgência e extrações dentárias.
Tudo isso já realizado, mas, o nosso objetivo é a PREVENÇÃO para que você, nosso paciente, não venha a desenvolver problemas bucais graves no futuro.
Procure nossas Unidades de Saúde da Família ou os nossos agentes comunitários de saúde e marca a sua consulta.
Prefeitura de Verdejante, cuidando das pessoas.

#SaúdeBucal
#Prevenção
#CuidandoDasPessoas
#Saúde 01/11/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Dia Nacional do Doador de Sangue O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil.
#Saúde 01/08/2018 SECRETARIA DE SAÚDE A Secretaria de Saúde de Verdejante está dará início a Campanha de Vacinação conta poliomielite e sarampo. A Secretaria de Saúde de Verdejante está dando início a Campanha de Vacinação conta poliomielite e sarampo.

De 06 a 31 de agosto acontece em todo Brasil a Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo.

A campanha é voltada exclusivamente às crianças com idade entre 12 (doze) meses e menores de 5 (cinco) anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente.

Na coletiva de lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, enfatizou que saúde é responsabilidade de todos. “Não é uma responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde, nem das secretarias, dos profissionais ou dos médicos. Às vezes enfrentamos uma situação como essa, que nos traz um alerta, porque temos uma falsa impressão de que a doença foi eliminada do país. Mas é a cobertura vacinal elevada que faz a doença desaparecer. E é por isso que devemos continuar vacinando nossos filhos, para manter essas doenças longe do Brasil”, ressaltou Gilberto Occhi.

Procure o posto de Saúde e vacine seu filho contra a poliomielite e sarampo entre os dias 06 a 31 de agosto, nos horários das 08h às 16h.

Vacina é um direito da criança.
#Saúde 01/10/2017 SECRETARIA DE GOVERNO, PLANEJAMENTO E GESTÃO OUTUBRO ROSA: Coordenadoria da Mulher realiza entrega de mamografias em Verdejante. Na última sexta-feira (06), a Coodenadoria da Mulher promoveu um encontro com as mulheres verdejantenses. O evento aconteceu em frente ao Hospital de Pequeno Porte (HPP), Adelaide Tavares de Sá e teve início as 8 h da manhã com café da manhã, seguido da entrega de 97 exames de mamografias. O Prefeito, Haroldo Tavares, esteve no ato da entrega e reforçou o compromisso de cuidar das pessoas, na prevenção e proteção a saúde das mulheres e nos investimentos na área de saúde.
www.verdejante.pe.gov.br
Emitido dia 24/02/2024 às 06:57:58