CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistênciaSocial 25/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE "Campanha Setembro Amarelo"!

Dando continuidade ao movimento do Setembro Amarelo, nessa segunda-feira, a Secretaria de Saúde de Verdejante promoveu uma ação na Feira Livre da Agricultura Familiar, desfrutamos da parceria com a Secretaria de Assistência Social, com a presença dos serviços CREAS, Coordenadoria da Mulher, CRAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Contamos com apresentação das crianças do SCFV e panfletagem nos comércios abordando o tema Setembro Amarelo. Nosso objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de falar abertamente de Saúde Mental!

#AssistênciaSocial 25/08/2023 SECRETARIA DE GOVERNO, PLANEJAMENTO E GESTÃO Palestra com os pais dos alunos da escola Erem Anisio Veras que tinha como tema o "Agosto Lilás".

Na manhã dessa sexta -feira, a Coordenadoria da Mulher, CREAS, Patrulha da Lei Maria da Penha e a Presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Salgueiro realizou uma palestra com os pais dos alunos da escola Erem Anisio Veras que tinha como tema o agosto lilás. Essas ações são importantes, nosso objetivo hoje foi alertar sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra mulher, incentivando as denúncias de agressão que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais. Em verdejante contamos com uma rede de apoio que tem salvado a vida de muitas mulheres.

Denuncie, você não está só!

#AssistênciaSocial 01/08/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Agosto é o mês da Campanha Agosto Dourado promovida pela Secretaria de Saúde e Assistência Assistência Social!

Agosto é o mês da Campanha Agosto Dourado promovida pela Secretaria de Saúde e Assistência Assistência Social! Vamos juntos conscientizar sobre os benefícios do aleitamento materno? É fundamental para a saúde e desenvolvimento dos bebês. Queremos empoderar as mães, garantindo o bem-estar e a saúde das crianças, fortalecendo o vínculo afetivo desde o nascimento. Contamos com o apoio de todos para criar uma sociedade mais consciente e acolhedora, valorizando o aleitamento materno como uma prática natural e essencial para o desenvolvimento integral dos pequenos.

#AssistênciaSocial 19/05/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL No Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes!

No Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Assistência Social de Verdejante através de seus serviços CREAS, CRAS, SCFV, Programa Criança Feliz e Coordenadoria da Mulher, promoveram ação educativa na Escola Joaquim Tavares de Sá. Juntos, mostraram aos adolescentes presentes a importância de combater essa violência e proteger os direitos das crianças e adolescentes.?

Confira os detalhes dessa parceria em prol de um futuro mais seguro

#AssistênciaSocial 19/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Atenção beneficiários do Bolsa Família, Procurem seu Agente Comunitário de Saúde (ACS) ou sua Unidade Básica!

Atenção beneficiários do Bolsa Família, Procurem seu Agente Comunitário de Saúde (ACS) ou sua Unidade Básica de Saúde (UBS). Todos os beneficiários necessitam fazer a atualização de suas condicionalidades, dentre elas: peso, altura, vacinação e pré-natal. Faça já a sua atualização para não perder o seu benefício. A atualização vai até o dia 12 de junho e é obrigatória para que o beneficiário continue recebendo o Bolsa família.

#AssistênciaSocial 11/10/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 1º Campeonato de Pipas de Verdejante.

O vento soprou forte na valorização do enriquecimento cultural durante o 1º Campeonato de Pipas de Verdejante. O evento promovido pela Secretaria de Assistência Social encerrou-se na terça-feira (11). O objetivo do campeonato é valorizar e aprimorar a coordenação motora e desenvolver a consciência corporal; estimulando a criatividade e integrando socialmente os participantes. A oficina gratuita de construção de pipas servirá como um instrumento para estímulo ao aprendizado. Durante o curso os participantes receberam instruções sobre como empinar pipas, com um alerta especial para a utilização responsável do brinquedo, que inclui a abolição total do uso de tempero, cerol ou similares. As criações mais criativas foram premiadas. Além disso, as pipas, construídas pelos participantes permanecem com seus criadores após o evento.

#AssistênciaSocial 04/09/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CHEGOU O RG de Quem Solicitou!

AVISO!

A Secretaria de Assistência Social informa que CHEGOU O RG de quem solicitou, no dia 1º de julho, na "Ação de Cidadania", parceria com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.

ENTREGA: Na Secretaria de Assistência Social

Horário: 7h às 13h

#AssistênciaSocial 19/08/2022 SECRETARIA DE GOVERNO, PLANEJAMENTO E GESTÃO “Campanha Agosto Lilás”

Com o intuito de reforçar a "Campanha Agosto Lilás", a Secretaria de Assistência Social de Verdejante em parceria com a Coordenadoria da Mulher, vem realizando várias ações no combate à violência contra a mulher. Desde o início deste mês foram realizadas panfletagem pelas ruas da cidade, colagem e entrega de cartazes no comércio, e em locais estratégicos da cidade que incluem instituições públicas e privadas. A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Assistência Social vem destacando esse trabalho durante toda campanha do "Agosto Lilás", enfatizando a conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

#AssistênciaSocial 19/08/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Agosto Dourado!

O prefeito Haroldo Tavares participou na manhã desta sexta-feira (19), do evento em promoção ao Agosto Dourado, realizado pela Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social.Este mês destaca-se o incentivo à amamentação. O evento foi realizado com a presença de gestantes e puerperas do município de verdejante. Além do prefeito, participaram os secretários municipais, profissionais de saúde, representante dos programas da assistência social, Hospital de Pequeno Porte, VII GERES e Programa Mãe Coruja. De início, a médica Noyla Denise, enfatizou o pré natal e ressaltou a importância e exames de rotina. A representante do Hospital Regional, Luana, do Projeto Vim Nascer, relatou sobre a experiência do projeto e como ele pode ser vivenciado. Vários profissionais, como médicos, enfermeiros e dentistas, educadores físicos, fisioterapeutas passaram informações como a importância da amamentação, nutrição, hábitos deletérios na infância. O evento contou com vários estandes para divulgação e explanação sobre pré-natal, mitos e verdades do período gestacional. Na ocasião também teve distribuição de brindes.

#AssistênciaSocial 01/08/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AGOSTO LILÁS

A Prefeitura de Verdejante por meio da Coordenadoria da Mulher e da Secretaria de Assistência Social deu início à campanha "Agosto Lilás", lançada nesta segunda-feira (1º) com uma programação que segue até o dia 31/08. O mês é marcado pelo combate à violência doméstica. O período foi escolhido por conta da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006. Em virtude das estratégias desenvolvidas no cenário nacional, a campanha "Agosto Lilás" é anualmente realizada, a fim de celebrar por meio de ações para a conscientização, mobilização da sociedade e instituição de medidas para coibir todas as formas de violência contra a mulher, além de fomentar as denúncias de práticas ilegais.

#AssistênciaSocial 23/07/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Estamos de Endereço Novo!

Com o objetivo de oferecer mais comodidade aos usuários do Programa Bolsa Família, a Secretaria Assistência Social de Verdejante mudou o endereço do escritório municipal que atende ao programa. NOVO ENDEREÇO: Antigo prédio da Escola Joaquim Tavares de Sá - Praça Raimundo Targino Ferreira, centro.

Seja bem-vindo!!

#AssistênciaSocial 19/07/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Caravana Cidadã!

Os profissionais dos serviços da Secretaria de Assistência Social estiveram presentes na Caravana Cidadã. Ação promovida pelo Governo do Estado de Pernambuco, sediada no município de Salgueiro, que contemplou os municípios do Sertão Central e Sertão de Itaparica. Foram promovidas diversas oficinas de qualificação profissional para os profissionais da Assistência Social, contemplando todos os serviços.

#AssistênciaSocial 06/07/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Oportunidade de Qualificação!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Assistência Social promove o Programa Senac de Gratuidade, do Senac, que irá realizar o Curso de Cuidador Infantil, na Escola Joaquim Tavares de Sá, de 16/07 a 14/09. O programa tem como objetivo oferecer ações educacionais com custo zero às pessoas de baixa renda que estejam matriculadas ou sejam egressas da educação básica.

Para se inscrever é preciso comparecer à Secretaria de Assistência Social / Horário de atendimento: 8h às 12h.

#AssistênciaSocial 25/05/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL GRUPO NA FLOR DA IDADE

A Secretaria de Assistência Social através do CRAS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizou o Primeiro Encontro com os Grupos de Idosos do município. Estavam presentes os grupos de convivência "Na Flor da Idade" e "Na Melhor Idade". Foi um momento de partilha, confraternização e celebração. Os profissionais presentes reforçaram os cuidados mesmo diante do cenário atual, onde o isolamento e a desobrigação do uso máscara foram liberados, a importância da vacinação da Influenza e da Covid. Teve dança, prosa, partilha e muitas emoções.

#AssistênciaSocial 18/11/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL #Tbt Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil

Hoje lembramos o movimento contra o trabalho infantil, realizado através dos serviços ligados à Secretaria de Assistência Social do Município. Nosso objetivo é aprimorar o conhecimento da sociedade sobre o tema "trabalho infantil", destacando a importância do combate e da prevenção. Visto que, em Verdejante não temos casos notificados, continuaremos na luta junto às demais políticas públicas ofertadas no Município, assegurando a segurança e os direitos das nossas crianças e adolescentes. Marques & Neto, trazem uma definição sobre o termo trabalho infantil: [...] O trabalho infantil é uma das mais graves violações aos direitos humanos, verdadeira chaga que atravessa séculos e exige da família, da sociedade e do Estado uma postura radical e intolerante para sua total erradicação. Nessa perspectiva, a prioridade absoluta aos direitos das crianças e dos adolescentes exige o trabalho integrado de toda a rede de proteção à infância, incluindo atuação articulada e conjugada no âmbito do Ministério Público brasileiro. [...] (2013, p. 7). Precisamos destacar aqui a importância da sociedade nesse movimento, ao suspeitar que uma criança está trabalhando, denuncie, disque 100 a ligação é gratuita, ou procure a rede de proteção do nosso município, Conselho Tutelar, CREAS e Ministério Público.

#AssistênciaSocial 04/11/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL #Tbt Campanha Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

Hoje lembramos das ações da Secretaria de Assistência Social direcionadas à Campanha Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Os órgãos municipais ligados à Assistência Social trabalharam durante todo o mês de maio reforçando a importância da campanha. O objetivo da prefeitura foi mobilizar população verdejantense para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. Durante a campanha foram realizadas atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, destacando a orientação. O Conselho Tutelar, CRAS e CREAS teve um papel fundamental na realização desse trabalho. O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar nas cidades brasileiras, contudo nas cidades sertanejas, onde está nossa realidade. Já estamos trabalhando para fortalecer a Campanha de 2022, portanto a Secretaria de Assistência Social está atenta a este assunto, é interligada com outros órfãos para oferecer sempre um trabalho ágil e seguro à população.

#AssistênciaSocial 26/10/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Outubro Rosa- CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em parceria com a Secretaria de Saúde e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), realizou neste dia 26 de outubro um momento especial com as Idosas do grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos" Na Flor Da Idade" e "Melhor Idade. O trabalho teve como objetivo desenvolver a conscientização a respeito da campanha anual do câncer de mama. "OUTUBRO ROSA" Esta campanha foi criada na década de 1990, seu maior objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, compartilhando informações e proporcionando maior acesso aos serviços de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade. O momento foi de muita orientação, informação, descontração e dinâmicas, proporcionando as idosas do grupo, além de informações um momento de conhecimento do seu próprio corpo e elevando sua auto-estima. Ressaltando que a pandemia ainda não acabou, fez se necessário à redução de participantes e todos os cuidados foram tomados.

#AssistênciaSocial 29/09/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Setembro Amarelo Assistência Social

O Setembro Amarelo tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção do suicídio. A ideia é iniciar um movimento junto a sociedade. O assunto vem ganhando espaço e os tabus sendo quebrados, mas, ainda há muito que avançar. Por isso, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, junto com a Coordenadoria da Mulher, em parceria com a Rede Municipal de Educação (Escola Joaquim Tavares de Sá) e Rede Estadual de Educação (Erem Anísio Veras) realizou nesta segunda-feira (27/09) rodas de conversas, com foco na necessidade de ação de cada um de nós, para fortalecer a esperança de que podemos ser mais inclusivos, dando a nossa contribuição para a redução do número de suicídio. O suicídio é uma grande questão de saúde pública, devido ao que pode acarretar ao indivíduo, como desde lesões graves e incapacitantes, até a sua morte. E precisamos falar das motivações que levam jovens e adolescentes a esse comportamento, como: depressão, abuso de substâncias, problemas familiares e sociais, e sem esquecer dos fatores de negligência, como bullying, além de abuso físico e sexual na infância. Participem desse movimento com a gente, podemos acolher e salvar muitas vidas!

(Em casos de violações de direitos procurem o nosso Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, atendemos de Segunda-feira à Sexta-feira ou entrem em contato através do número (87) 9 9647-8772).

#AssistênciaSocial 24/09/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Falar é Sempre a Melhor Escolha

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou nos dias 20, 21 e 23 deste mês de setembro, atividades voltadas a campanha do Setembro Amarelo, que visa à prevenção ao suicídio.

Em parceria com a Secretaria de Educação, foram realizadas rodas de conversa com os estudantes do Ensino Fundamental II e Quarta Fase das escolas do município; Escola Clementino Nogueira no povoado de Lagoa dos Milagres e Escola Osmundo Bezerra no distrito de Grossos. A equipe técnica do CRAS empenha-se durante o ano todo através do seu principal propósito: A prevenção. Tal característica é estimulada diariamente nos grupos e atividades que o CRAS executa, já que o resgate da própria história, compreensão dos próprios valores e habilidades apontam para uma boa auto-estima. As rodas de conversas contaram com dinâmicas, aplicação de questionário com objetivo de firmar o compromisso com a vida, alertando as possibilidades de prevenção dessa problemática e uma lembrança simbólica de sementes de girassol, pois todas as manhãs a flor de girassol parte em busca do sol, seguindo a luminosidade insistentemente, porque precisa dela para crescer e florescer. Mesmo quando o sol está escondido entre as nuvens, a flor gira persistente, apesar da dificuldade, em direção à luz. O suicídio é uma questão de saúde pública e precisa ser tratado com toda a atenção devida. De acordo com as técnicas: Andressa Carvalho (Assistente Social) e Yasmin Mourato (Psicóloga), é preciso desmistificar e romper o tabu atribuído a este tema, e isso só se torna possível com a disseminação de informação. Trabalhar o Setembro Amarelo é uma grande oportunidade de intensificar esse diálogo e demonstrar a importância de tratar esse tema com seriedade para que aqueles que necessitam saibam que podem e devem sair em busca de ajuda. Destacamos que as atividades da campanha continuarão até o fim do mês de setembro com os demais serviços.

#AssistênciaSocial 18/05/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Verdejante lembra Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação lembra nesta segunda-feira (18), o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente.

Para relembrar a data, assistentes sociais e psicólogos do município integrados ao Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social e ao Cras - Centro de Referência de Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar irão produzir uma série de materiais publicitários e jornalísticos com orientações e recomendações, que serão publicadas nas redes sociais da prefeitura e de outros órgãos municipais.

O município de Verdejante reforça a importância da data, destacando o Criança Feliz, que se tornou o maior programa de visitação domiciliar para a primeira infância e atua diretamente no desenvolvimento infantil. Assim como o Serviço de Fortalecimento de Convivência de Vínculos, realizado com grupos organizados de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, fortalecendo vínculos e incentivando a socialização e a convivência comunitária.

Os profissionais da Assistência Social irão gravar vídeos com dicas de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. O abuso sexual de crianças é um dos tipos de maus-tratos mais frequentes, apresentando implicações médicas e psicossociais. Situação que gera algumas consequências no impacto no desenvolvimento da criança.

Este ano devido à pandemia do novo coronavírus não será realizada nenhuma atividade campanha presencialmente para lembrar a data, assim como em anos anteriores.

O objetivo da mobilização nas redes sociais é convocar a sociedade de Verdejante para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes fazendo denúncias ao saber de algum caso. A ideia da Assistência Social de Verdejante é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção.

O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar nas cidades brasileiras.

Sobre o Dia 18 de Maio: Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Quando há suspeita de violência sexual, é importante acionar uma das instituições que atuam na investigação, diagnóstico, enfrentamento e atendimento à vítima e suas famílias: Conselhos Tutelares, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude, 1ª Vara da Infância e da Juventude, Disque 100 ou 156.

#AssistênciaSocial 07/04/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Auxílio Emergencial: veja como ter direito.

Fique atento!

AUXILIO EMERGENCIAL

O que é?

O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus - COVID 19.

Para ter acesso ao Auxílio Emergencial, você deve cumprir os seguintes requisitos:

1 - Ter mais 18 anos;

2 - Não ter emprego formal;

3 - Não receber os seguintes benefícios:

- Previdenciário (INSS)

- Assistencial

- Seguro-desemprego

- Programa de Transferência de Renda Federal (Bolsa Família não impede receber Auxílio Emergencial).

4 - Ter renda familiar de:

Por pessoa: até R$ 522,50

ou

Família total: até R$ 3.135,00

QUEM PODE SOLICITAR O BENEFÍCIO?

O benefício, será de R$ 600, terá a duração de 3 meses, para até duas pessoas da mesma família e será destinado aos:

1 - Trabalhadores informais;

2 - Microempreendedores individuais (MEI);

3 - Contribuintes individuais do INSS;

IMPORTANTE: Se a mulher for a única responsável pelas despesas da casa receberá $1.200,00.

E QUEM JÁ TÁ CADASTRADO NO CadÚnico E RECEBE O BOLSA FAMÍLIA?

Quem estava no Cadastro Único até o dia 20/03, e que atenda as regras do Programa, receberá sem precisar se cadastrar no site da CAIXA.

Quem recebe Bolsa Família poderá receber o Auxílio Emergencial, desde que seja mais vantajoso. Neste período o Bolsa Família ficará suspenso.

Quem não estava no Cadastro Único até 20/03, mas que têm direito poderá se cadastrar no site auxilio.caixa.gov.br ou pelo APP CAIXA|Auxílio Emergencial.

IMPORTANTE: Quem não tem conta em bancos poderá retirar o benefício em casas lotéricas.

Dúvidas? Ligue 111

Informações sobre o benefício:

http://www.caixa.gov.br/auxilio/PAGINAS/DEFAULT2.ASPX

Link para se cadastrar:

https://auxilio.caixa.gov.br

Ou

Baixe o APP CAIXA|Auxílio Emergencial nas lojas:

App Store e Play Store.

#AssistênciaSocial 10/01/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CERIMÔNIA DE DIPLOMAÇÃO E POSSE DOS MEMBROS TITULARES DO CONSELHO TUTELAR
#AssistênciaSocial 15/11/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Verdejante leva idosos para passeio em Juazeiro no Norte.
Neste último feriado 15 de novembro (Proclamação da república), realizamos um passeio especial com os idosos, que fazem parte do programa “Na Flor da idade” e “Melhor idade,” o destino foi até Juazeiro do norte - CE, terra do Padre Cícero Romão, que trás consigo grandes tradições culturais e religiosas. O tour pela cidade contou com a presença do prefeito Haroldo Tavares, que acompanhou a cada passo percorrido pelos pontos turísticos da cidade junto aos nossos idosos.

O passeio teve como propósito promover, através da atividade de lazer, momentos estimulantes para socialização, troca de experiências, emoções e comunicação permitindo aos integrantes do grupo uma maior satisfação e qualidade de Vida.



#NAFLORDAIDADE

#MELHORIDADE

#JUAZEIRODO NORTE

#PREFEITURADEVERDEJANTE
#AssistênciaSocial 08/10/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RESULTADO DAS ELEIÇÕES PARA O CONSELHO TUTELAR 2019 EDITAL Nº 008/2019

A PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE VERDEJANTE - PERNAMBUCO - CMDCA, no uso da atribuição que lhe é conferida pela Lei nº 490/94,

RESOLVE:

1 - Publicar o RESULTADO DAS ELEIÇÕES PARA O CONSELHO TUTELAR 2019 do Município de Verdejante - PE, para o quadriênio 2020/2023:

I - ELEITOS:

1 - GEAN - 308
2 - NEIDINHA - 290
3 - BENA - 263
4 - CARMINHA DE MAKXUEL - 150
5 - JOSEANE DO RIACHO VERDE - 146

II - SUPLENTES:

6 - ANA PAULA DE PEPÉ - 144
7 - EDUARDO OLIVEIRA - 135
8 - DANILO CHALEGRE - 134
9 - DANIEL DE CIÊ - 120
10 - TEREZA DO CAMPESTRE - 108
11 - DANYLO TAVARES DE SÁ - 103
12 - PRETO DO CARRANCUDO - 94
13 - RITINHA DE RAFAEL - 89
14 - TOIZINHO DE LUZIMAR - 78
15 - RAYRA DE EUGÊNIO - 78
16 - NADJA DE SEU ANTENOR - 76
17 - MARCIA DE ANTONIO SINHÔ - 69
18 - NALBIANA - 61
19 - SHIRLLEY DE PICHORA - 58
20 - VANESSA BOLOS - 58
21 - BILINHA BALBINO - 51
22 - PRETA - 48
23 - RIVIELLY - 44
24 - PASTORA TAMIRES - 34

2 - O candidato interessado em apresentar recurso, deverá fazê-lo no prazo de 02 (dois) dias, da publicação do presente edital, através de requerimento, devidamente fundamentado, e entregue das 8h às 13h, na Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, na Praça Raimundo Targino Ferreira, nº 22, Centro, Verdejante - PE (Sede da Prefeitura).


Verdejante - PE, 08 de outubro de 2019.


GILMARA SANDRA FERREIRA ARAÚJO DE SÁ
Presidente do CMDCA

#AssistênciaSocial 02/10/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Caravana do 13° do Bolsa Família chega a Verdejante

O encontro aconteceu na quadra da Escola Joaquim Tavares de Sá, nesta quarta-feira (02), com a presença de representantes do Governo de Pernambuco que repassaram todos os detalhes do programa estadual para beneficiários e técnicos que lidam diretamente com o público do Bolsa Família, com o objetivo de esclarecer a população sobre a iniciativa.



Atenda um pouco do programa!


O 13º do Bolsa Família é uma iniciativa do Governo de Pernambuco que vai conceder anualmente uma parcela extra do benefício de até R$ 150,00. Atualmente, mais de 1.300 usuários e suas famílias, em Verdejante, são atendidos pelo Bolsa Família. Com isso, o programa irá injetar cerca de R$ 200 mil na economia local, por ano.

Ação do governo, conquista do povo!

#PREFEITURADEVERDEJANTE

#DÉCIMOTERCEIRODOBOLSA FAMILIA

#AssistênciaSocial 27/09/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ENTREGA DO NOVO FARDAMENTO DO GRUPO DE IDOSOS, DO PROGRAMA “NA FLOR DA IDADE!” Nesta última sexta-feira (28), a felicidade estava estampada no rosto dos idosos que fazem parte do programa “Na Flor da Idade,” o motivo para tamanho júbilo foi à confraternização organizada pela Secretaria de Assistência Social, e pelas Equipes do CRAS e CREAS, que realizaram a entrega do novo fardamento do grupo.


O Prefeito do Município Haroldo Tavares, havia prometido na última reunião aos componentes do grupo, que realizaria a entrega das fardas no prazo, e cumpriu mais um feito. Ainda no evento estavam presentes a Secretária de Assistência Social Iraneide Alencar, e toda a equipe dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.

Logo após a entrega das novas camisas, tivemos uma singela confraternização.

#AssistênciaSocial 20/09/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 1° CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES A Coordenadoria da Mulher de Verdejante e a Secretaria de Assistência Social e Habitação realizaram nesta última sexta-feira (20), a 1° Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres, que trouxe como tema central: “Mulher e Democracia: Uma agenda de Luta por Direitos Iguais”.

Durante as oficinas foram discutidos alguns eixos temáticos, dentre eles: o Fortalecimento das Organizações e Movimentos no Controle Social; a Consolidação das Políticas Públicas para as Mulheres: avanços e desafios, Enfrentamento da Violência, Direitos Sexuais e Reprodutivos; e Autonomia Econômica, Participação nos Espaços de Poder e Estratégias de Resistências.

O evento contou com a participação do prefeito Haroldo Tavares, do Secretário de Governo e Planejamento, Héder Tavares, da representante da Secretaria Estadual da Mulher, Izabel Cristina, as equipes das diversas secretarias municipais, de professores e alunos das escolas municipal e estadual, e da população.

O propósito do encontro foi promover o discurso pelo espaço que a mulher deve alcançar na sociedade, e fortalecer a política municipal e estadual para as mulheres.


#primeiraconferênciaparamulher
#lutarpelosdireitosdasmulheres
#prefeituradeverdejante
#AssistênciaSocial 12/09/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CHÁ DA TARDE COM O GRUPO DE IDOSOS DO PROGRAMA “NA FLOR DA IDADE”. Você já ouviu falar da "melhor idade"?
O nosso Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), através do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, realizou um lindo "Chá da Tarde" com o "Grupo na Flor da Idade"!
O evento contou com dinâmicas, rodas de conversas e, claro, com muita interação dos idosos! O prefeito Haroldo Tavares participou do nosso encontro e lembrou que em meio a uma política de retrocesso dos serviços assistenciais, temos buscado manter os atendimentos, mas principalmente, garantir acesso integração e melhores condições de vida, bem como o estímulo da participação dos nossos idosos na sociedade com atitudes que podem colaborar para a inclusão social da nossa terceira idade!

Atividades como essas, segundo nossa equipe, visam colaborar com o processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo dos idosos, assegurando um espaço de encontro de modo a promover a convivência comunitária, motivando-os(as) para novos projetos de vida e fortalecimento de vínculos.


#NaflordaIdade
#Verdejante
#MelhorIdade
#AssistênciaSocial 04/09/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL VERDEJANTE-PE REALIZARA A 1° CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA COORDENADORIA DA MULHER. A Coordenadoria da Mulher de Verdejante e Secretaria Municipal de Assistência Social convidam a população para participar da 1° Conferência Municipal de Políticas Públicas com o tema “MULHER E DEMOCRACIA: UMA AGENDA DE LUTAS POR DIREITOS IGUAIS”

DATA: 20 de Setembro 2019.
Local: Câmara Municipal de Vereadores.
Hora: Ás 08h00.

Realização: Prefeitura Municipal de Verdejante, Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria da Mulher.

#PRIMEIRACONFERÊNCIA
#COORDENADORIADAMULHER
#PREFEITURADEVERDEJANTE
#AssistênciaSocial 03/09/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SETEMBRO AMARELO, MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO São mais de 12 mil casos de suicídios todos os anos no Brasil, 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais (depressão, transtorno bipolar e o abuso de substâncias).
Cerca de 60% das pessoas que morreram por suicídio não passaram por profissionais de saúde mental ao longo da vida.
E o preconceito, que impede as pessoas de procurarem ajuda, é o nosso maior inimigo nessa causa, e, dessa forma, vidas deixam de ser salvas, (Não tenha vergonha de procurar um profissional, busque ajuda ou ligue 188 e fale com um voluntário do CVV Centro de Valorização da Vida), ou ainda, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para mais informações.
Não esconda a sua dor!

#essalutatambéménossa
#SetembroAmarelo
#Verdejante
#AssistênciaSocial 27/08/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Campanha de conscientização “Agosto Lilás". A Secretaria de Saúde em parceria com a Secretária de Assistência Social realizaram, nesta última segunda (26), o movimento em apoio a campanha "Agosto Lilás".
#AssistênciaSocial 26/08/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência social, realizou a campanha Agosto Dourado! A Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde, através do NASF, realizaram nesta última quinta-feira, dia 22 de agosto, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), várias atividades em prol da campanha “Agosto Dourado - Juntos pela Amamentação”. O nome foi escolhido porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o leite materno como “alimento de ouro” para a saúde dos bebês.
A ação teve como principal objetivo chamar a atenção das gestantes e puérperas para a importância vital da amamentação na construção de uma saúde sólida.
Presentes no evento, cujo tema foi “Amamentar Vale Ouro”, bem sugestivo para o momento, estavam puérperas e gestantes que participam do Programa “Criança Feliz”. Na ocasião foram realizadas palestras com profissionais de saúde do município, dentre eles, a enfermeira Amanda Anelita, a nutricionista Ana Caroline, e a assistente social Denise Ferreira.


Uma manhã marcada de momentos de muita emoção, com depoimentos de algumas participantes, dinâmicas, entrega de brindes, e um coffee break. O evento contou com a presença do prefeito Haroldo Tavares que destacou a importância dessas ações de acolhimento e orientação e as vantagens da amamentação, não somente na primeira fase da vida, mas também para a saúde da criança. “Para nós a regra é a amamentação que, entre outras vantagens, cria elo de amor entre a mãe e o bebê”, ressaltou o prefeito.
#AssistênciaSocial 16/08/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RELAÇÃO DOS NÚMEROS E NOMES DOS CANDIDATOS A MEMBRO DO CONSELHO TUTELAR A campanha dos(as) candidatos(as) a membros do Conselho Tutelar é permitida somente a partir da data do dia 17/08/2019
#AssistênciaSocial 15/08/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RELAÇÃO DOS CANDIDATOS HABILITADOS PARA O PROCESSO DE ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES RELAÇÃO DOS CANDIDATOS HABILITADOS PARA O PROCESSO DE ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES
#AssistênciaSocial 09/08/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Resultado da prova de conhecimento dos candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar 2019 Resultado da prova de conhecimento dos candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar 2019
#AssistênciaSocial 07/08/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL X Conferência Municipal de Assistência Social Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social
#AssistênciaSocial 05/08/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Gabarito da prova do Conselho Tutelar Nº 001/2019 CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO MUNICÍPIO DE VERDEJANTE/PE - CMDCA

PROCESSO SELETIVO PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR

GABARITO PRELIMINAR


QUESTÃO RESPOSTA
1. A
2. C
3. C
4. C
5. C
6. B
7. B
8. C
9. B
10. D
11. D
12. A
13. B
14. C
15. B
16 D

QUESTÕES DISSERTATIVAS

QUESTÃO 17 - A resposta do candidato deve ser norteada à luz do que encontra-se estabelecido no ECA podendo apoiar-se em algum dos seguintes artigos: Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade.” O Conselho Tutelar poderá ser acionado para zelar pelo cumprimento desse direito, e o mesmo o faz requisitando esse serviço da Secretaria de Assistência Social como está previsto no artigo 136, Inciso III, alínea a) do ECA. Caso o serviço seja negado ou não exista na Secretaria de Assistência Social do município, o Conselho tem a atribuição, prevista no artigo 136, Inciso III, alínea (b) e ainda no artigo 194 do ECA, de representar ao Juiz o caso, para que haja uma determinação judicial que obrigue o município a cumprir tal deliberação do Conselho. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes.

QUESTÃO 18 - A adolescente foi abusada sexualmente, sofreu violência psicológica em decorrência da ameaça feita pelo vizinho/agressor e negligenciada pela mãe que optou em não denunciar o caso de abuso da filha. A conduta mais adequada seria notificar a genitora da adolescente à comparecer ao Conselho Tutelar e uma vez confirmado os fatos encaminhar a adolescente para o hospital/serviço de saúde a fim de ser realizado atendimento médico e profilaxia de emergência, bem como encaminhar a responsável para realizar o registro do boletim de ocorrência na delegacia e exame sexológico da adolescente. Por fim, encaminhar a adolescente e a família para acompanhamento psicossocial no CREAS.
#AssistênciaSocial 26/06/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL O CMDCA divulga a data, local e o horário para realização da prova de conhecimentos específicos para o Conselho Tutetar O CMDCA divulga a data, local e o horário para realização da prova de conhecimentos específicos para o Conselho Tutetar, quais sejam:

DATA: 04/08/2019

LOCAL: Escola Municipal Joaquim Tavares de Sá, Centro, Verdejante - PE (ao lado da Sede da Prefeitura Municipal)

Horários: Início as 8h e término as 12h.

O candidato só poderá deixar o local de prova 02 (duas) horas após o início dos exames.
#AssistênciaSocial 06/06/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL O CMDCA publica a realização da prova para o Processo de Escolha para membros do Conselho Tutelar O CMDCA publiucou a relação preliminar de inscritos aptos à realização da prova para o Processo de Escolha para membros do Conselho Tutelar na data de hoje no site da Prefeitura, porém, o prazo para impugnação irá ser contado a paritr de amanhã, dia 07 de junho de 2019 em razão da publicação no Diário Oficial da AMUPE.

Veja a relação completa dos inscritos:

1- ANA PAULA PEREIRA DA SILVA
2- ANA SHIRLLEY DE CARVALHO ALVES
3- ANTONIO TARGINO FERREIRA
4- BENEDITA ADILIA DA SILVA
5- CICERO DANYLLO DA SILVA
6- CICERO JULIANO FREIRE PEREIRA
7- CIRLANE HIPOLITO DOS SANTOS
8- CLEBSON DANILO CHALEGRE SILVA
9- DAMIÃO JOSÉ DAMACENA
10- DANIEL ALVES DAMASCENA
11- DANYLO TAVARES DE SÁ
12- EDUARDO EURIPEDES DE OLIVEIRA VIEIRA
13- EUGENIO FERREIRA
14- EVA TAMIRES ARAÚJO SILVA
15- FABRICIO SILVA NASCIMENTO
16- FATIMA VANESSA SILVA
17- FERNANDA FREIRES DE SÁ
18- IVONETE DE OLIVEIRA SANTOS SOUZA
19- JOANA RAYRA DA SILVA MATIAS
20- JOÃO PAULO PIRES DE SÁ
21- JOSEANE LIMA SILVA FIGUEREDO
22- JUCINEIDE ESPEDITA DE ARAUJO FELIX
23- LUZIVAN PIRES DE SÁ
24- MANOEL ALVES FILHO
25- MARCIA MARIA ALVES
26- MARIA ALZIRA DA SILVA
27- MARIA DO CARMO SILVA
28- MICHELINE ROSENDO DE SOUZA
29- NADJA KELCYANNY SÁ E SILVA
30- NALBIANA DE LIMA SILVA BRINGEL
31- RITA FERREIRA DA SILVA
32- RIVIELLY DOS SANTOS OLIVEIRA
33- TACIANA PEREIRA GONDIM
34- TEREZINHA ALVES PEREIRA LEITE

Ainda, ficou estabelecido que estabelecido que o prazo para impugnação se dará entre os dias 10 e 11 de junho do corrente ano.

A prova eliminatória esta prevista para o dia 04/08/2019.

#AssistênciaSocial 22/04/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente lança edital para eleição dos membros do Conselho Tutelar As inscrições para o Conselho Tutelar se iniciam hoje e irão até o dia 22/05/2019, confira o edital na integra no link abaixo e veja os requisitos para realizar a sua inscrição.

As inscrições serão realizadas na Secretaria de Assistência Social, localizada na Sede da Prefeitura, na Praça Raimundo Targino Ferreira, nº 22, Centro, no horário de 8h às 13h, de segunda a sexta.


#AssistênciaSocial 01/11/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, e reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência.
#AssistênciaSocial 01/12/2017 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Produtoras de Verdejante participam da IV Semana de Agropecuária do IF Sertão O instituto Federal Campus Salgueiro esta sediando a IV Semana de Agropecuária, o evento acontece entre os dias 13 e 17 de novembro. O evento tem vasta programação que vai de palestras a exposições e feiras.

Francisca Domingo, Francisca Xavier e Terezinha Maria são mulheres da cidade de Verdejante que participaram do evento.

Francisca Domingo de Souza, agricultora e artesã participou da feira expondo e comercializando a Arte Crochê. Cachecol, blusas, chapéus , trilhos de mesa, roupas para crianças são algumas das peças produzidas por Dona Francisca que costuma fazer sua arte nas horas vagas. A artesã comercializa peças que variam entre 10 e 120 reais.

Francisca Xavier domina a arte de cozinhar e levou seus doces e bolos para expor na feira do Instituto. Xavier costumar fazer doces e vender no sítio Angico Torto, onde reside e em comunidades vizinhas.

Por fim, Dona Terezinha levou aquilo que produz no quintal de casa. Cebolinha, pimenta, pimenta roxa, coentro são especiarias que fazem a agricultora faturar como renda extra a quantia de 100 reais por semana.

O Secretário de Agricultura, João Campos esteve presente acompanhando o desenvolvimento e a exposição da agricultura familiar de Verdejante.

A participação teve o apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco, do Instituto Federal e da Secretaria de Agricultura de Verdejante.
#AssistênciaSocial 10/10/2017 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Verdejante festeja a Semana do Idoso A semana do idoso foi um sucesso!
Os grupos “Melhor Idade” e “Flor da Idade” participaram intensamente de toda a programação. As atividades começaram no dia 04 de outubro e seguiram até o dia 06. O Distrito de Grossos sediou a palestra com a temática” CRAS e as vulnerabilidades sociais.” Já o grupo de idosos “Flor da Idade” participou de atividades físicas e discutiu sobre o “Outubro Rosa”. As atividades foram organizadas pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, CRAS, SCVR, Coordenadoria da Mulher e NASF.
www.verdejante.pe.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 18:58:58