CódigoCategoriaPublicaçãoSecretariaLinkTítuloTexto
487 #Saúde 25/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/487 Vacina bivalente contra a Covid-19 está liberada! A Secretaria de Saúde de Verdejante, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, liberou nesta terça-feira (25) a todos os cidadãos com 18 anos ou mais a vacina bivalente contra a Covid-19. A medida tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal, e vale para pessoas que já receberam ao menos duas doses da vacina monovalente, como a Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, seja como esquema primário ou dose de reforço. No entanto, é necessário que a última dose tenha sido aplicada há pelo menos quatro meses. A ampliação da vacinação é vista como uma das principais medidas para controlar a disseminação do vírus e diminuir o número de casos e mortes causados pela doença.
447 #Ações 10/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/447 Vacinação contra a covid-19 com vacinas bivalentes Pfizer! Nesta Sexta -feira,10/03, a Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, EM CUMPRIMENTO à nota técnica do Ministério da Saúde intensifica a vacinação contra a covid-19 com vacinas bivalentes Pfizer. A vacina será aplicada em todas as unidades básicas de saúde. Serão vacinadas as pessoas com 60 anos e imunocomprometidos com uma dose da vacina covid-19 bivalente (reforço), desde que apresentem pelo menos o esquema primário com duas doses da vacina monovalente e uma dose de reforço há 4 meses. No momento da vacinação é necessário apresentar cartão SUS ou CPF e o cartão da vacina covid.
439 #Ações 26/02/2023 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/439 Vacinação contra a covid-19 com vacinas bivalentes Pfizer! Nesta segunda, 27/02, a Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, EM CUMPRIMENTO à nota técnica do Ministério da Saúde intensifica a vacinação contra a covid-19 com vacinas bivalentes Pfizer. A vacina será aplicada em todas as unidades básicas de saúde. Nesta primeira fase serão vacinadas pessoas maiores de 70 anos e imunocomprometidos com uma dose da vacina covid-19 bivalente (reforço), desde que apresentem pelo menos o esquema primário com duas doses da vacina monovalente e uma dose de reforço há 4 meses. No momento da vacinação é necessário apresentar cartão SUS ou CPF e o cartão da vacina covid.
418 #Saúde 10/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/418 Atualização de vacinação contra a covid-19. Procure sua Unidade de Saúde para atualizar a vacinação contra a covid-19. O imunizante utilizado para o reforço da vacina COVID-19 é do fabricante Pfizer. São 4 meses, o intervalo para aplicação entre a segunda dose e o reforço. Solicitamos aos pais e responsáveis que levem seus filhos até as unidades de saúde portando cartão SUS e cartão de vacina!
387 #Saúde 03/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/387 Mutirão de vacinação contra COVID-19 ! A Secretaria de Saúde de Verdejante realizou nesta sexta-feira (02/12), um mutirão de vacinação contra a covid-19, em todos os PSF's do município. A ação aconteceu durante toda a manhã. Pessoas de várias faixas etárias receberam a imunização, assim como as doses atrasadas foram aplicadas. Quem falta completar o reforço ou mesmo tomar a primeira dose, deve procurar o PSF ou agentes de saúde de sua comunidade para atualização da caderneta de vacinação contra a COVID.
372 #Ações 14/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/372 Vacinação COVID-19! Considerando a Nota Técnica Nº 114/2022- DEIDT/SVS/MS que trata das orientações para a vacinação em crianças de 6 meses a 2 anos COM COMORBIDADES contra a COVID-19. A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde informa a pais e responsáveis que daremos início nesta nesta quarta-feira (16) a vacinação contra a COVID-19 para todas AS CRIANÇAS COM COMORBIDADES na faixa etária de 6 meses a menores de 3 anos. Incluímos nesse grupo para vacinação as crianças com: Diabetes Pneumopatias crônicas graves Hipertensão Arterial Doenças cardiovasculares Doença neurológicas crônicas Doença renal crônica Imunocomprometidos Hemoglobinopatias graves Obesidade mórbida Síndrome de Down Cirrose hepática A vacina que será utilizada nesse grupo será a Pfizer baby em 3 doses com intervalos de: Dose 1: dose inicial Dose 2: 3 semanas de intervalo da D1 Dose 3: 8 semanas após a segunda dose Pedimos aos pais e responsáveis que levem seus filhos até a unidade de saúde, portando caderneta de vacina e cartão sus.
220 #saude 31/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/220 Imunização contra a COVID-19 para todas as crianças de 5 a 12 anos em Verdejante Na manhã desta segunda-feira (31) foi de imunização contra a COVID-19 para todas as crianças de 5 a 12 anos em Verdejante. A Secretaria Municipal de Saúde informa que não é necessário realizar o agendamento prévio para receber o imunizante. No momento da vacina a criança não deve ter tomado nenhuma vacina de rotina e nem apresentar sintomas gripais ou da Covid-19. Após a aplicação do imunizante, as crianças serão acolhidas e permanecerão no local por pelo menos 20 minutos, para observação. Em relação ao grupo de 5 a 12 anos de idade, é necessário a apresentação doa documentos da criança: registro de nascimento, cartão de vacinação infantil e cartão do SUS. Já o responsável deve estar de posse dos documentos pessoais como RG e comprovante de residência.
193 #saude 24/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/193 Vacinação Contra a Covid-19 Atuando de maneira itinerante na vacinação contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma tenda para atender maior número de pessoas na aplicação da vacina. Desde segunda-feira (22), a Campanha de Mega Vacinação, teve início no município atendendo muitos verdejantenses. A Mega vacinação vai continuar durante toda esta semana, estendendo até a sexta-feira, 26, para que as pessoas que estão com o esquema vacinal da Covid-19 atrasado, tenham mais uma oportunidade de iniciar, fortalecer ou confirmar a sua imunização, seja com a primeira dose, segunda ou reforço. Dentro da campanha as pessoas acima de 55 anos começaram receber a dose de reforço, elas precisam estar imunizadas há 4 meses com a segunda dose, os imunossuprimidos graves que têm intervalo de 28 dias para receber a dose de reforço, também pode se vacinar. Também teve inicio a vacinação para adolescentes de 12 anos.
189 #saude 22/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/189 Campanha de Mega Vacinação Contra COVID-19 A partir da próxima segunda-feira (22) até o dia (26/11), a Secretaria de Saúde de Verdejante dá início Campanha de Mega Vacinação, anunciada pelo Ministério da Saúde, com foco nas pessoas que ainda estão com a segunda dose em atraso. Os trabalhadores de saúde e pessoas acima de 55 anos, imunizadas há 4 meses com a segunda dose, podem receber a terceira dose, os imunossuprimidos graves tem um intervalo de 28 dias para receber a dose de reforço.
185 #saude 18/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/185 Vacinação Contra Covid-19 A Secretaria de Saúde de Verdejante informa que a dose de reforço da vacinação contra Covid-19, será ampliada às pessoas com 55 anos de idade e mais, a partir desta quinta-feira (18). É necessário o cumprimento do prazo estabelecido pelo protocolo, obedecendo um intervalo de 120 dias (4 meses) da segunda dose. Tanto para (idoso e profissionais de saúde) e 28 dias (imunossuprimidos). No ato da vacinação, a pessoa deve apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacina e comprovante de residência.
173 #saude 11/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/173 Neste #tbt lembramos do momento importante para nosso município quando vacinamos a primeira pessoa contra o COVID Neste #tbt lembramos do momento importante para nosso município quando vacinamos a primeira pessoa contra o COVID. A esperança continua intensamente em todos os verdejantenses para o ver o fim da pandemia. Atualmente o avanço da vacina está em andamento. Recentemente a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a vacinação para jovens de 13 anos, que começaram receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Verdejante atualmente tem apenas 32 pessoas sendo monitoradas pelos profissionais da saúde do município e com taxa de ocupação de internamento em zero. A esperança continua firme para alcançarmos o fim da COVID-19 o mais rápido possível. Lamentamos as vidas perdidas e sentimos pelo sofrimento dos familiares e amigos, mas diante dos obstáculos, a vida continua com orações eternas a quem partiu vítimas da COVID-19.
146 #saude 18/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/146 DOSE DE REFORÇO | COVID-19 quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde deu andamento a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em idosos. Seguindo determinação do Governo do Estado, poderão receber a terceira dose, neste momento, idosos maiores de 60 anos, que já completaram o esquema vacinal, no mínimo há seis meses. Já os imunossuprimidos podem receber o reforço se tiver completado o esquema vacinal há pelo menos 28 dias. Para receber a terceira dose do imunizante contra a Covid-19, é necessário levar o documento de identificação e comprovante de vacinação.
132 #Saúde 28/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/132 Vacinação Contra a Covid-19 As unidades de Saúde de Verdejante estavam bastante movimentadas, neste último sábado (25), "Dia D" de vacinação contra a Covid-19. Muitas pessoas procuraram as UBS's para receber a imunização através da segunda dose da vacina contra a covid-19. A ação faz parte da campanha do governo do município e do governo do estado para aumentar o número de pessoas vacinadas, garantindo a imunização após a segunda dose.
110 #Coronavirus 27/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/110 INFORMATIVO CORONAVÍRUS - BOLETIM - 26/07/2020
108 #Coronavirus 06/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/108 AÇÃO DE ENFRENTAMENTO À COVID-19 - BARREIRAS SANITÁRIAS AÇÃO DE ENFRENTAMENTO Á COVID-19 A Prefeitura de Verdejante, atrave´s da Secretaria de Sau´de junto com a Vigila^ncia Sanita´ria e as equipes da Atenc¸a~o Ba´sica de Sau´de, realizou nesta segunda-feira (06), mais uma barreira sanita´ria. A abordagem é uma ação de enfrentamento ao novo coronavi´rus, que ocorreu na sede, na entrada principal da cidade, nas sai´das que da~o acesso a Penaforte - CE, Sa~o Jose´ do Belmonte e nas sai´das para os si´tios Sa~o Grego´rio e Mamoeiro. O objetivo e´ fortalecer as medidas de protec¸a~o e identificar pessoas com possi´veis sintomas da covid-19. Sa~o realizadas aferic¸o~es de temperatura, coleta de informac¸o~es para monitoramento. Motoristas e ocupantes dos veículos receberam orientac¸a~o quanto ao uso de ma´scaras, a´lcool em gel e a importa^ncia do isolamento social, as pessoas que vinham de outros munici´pios e condutores de transportes coletivos foram orientados quanto a prevenção do coronavírus.
105 #Coronavirus 21/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/105 Nota de Esclarecimento sobre o caso confirmado com teste rápido para COVID-19 A Prefeitura de Verdejante através da Secretaria Municipal de Saúde esclarece uma notificação de um caso confirmado de covid-19, que o município recebeu nessa quarta-feira (20). Uma moradora da zona rural de Verdejante viajou para Caruaru há três semanas. Lá, ela fez o teste rápido e o resultado deu positivo. Desta forma, o caso foi comunicado à Secretaria de Saúde de Verdejante para que o município tivesse conhecimento. Portanto, a paciente está com sintomas leves e permanece em Caruaru. Verdejante apenas foi notificado e, em razão da transparência, informou a toda população! Agradecemos aos munícipes que se preocuparam com o caso, e com a saúde pública do nosso município. Aproveitamos para avisar que Verdejante não tem nenhum caso confirmado contraído no âmbito comunitário. #fiqueemcasa #coronavírus #tudovaificarbem #juntossomosfortes
104 #Coronavirus 17/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/104 NOTA DE ESCLARECIMENTO - Um servidor da Prefeitura de Verdejante, do quadro da Saúde, testou positivo para Covid-19. Um servidor da Prefeitura de Verdejante, do quadro da Saúde, testou positivo para Covid-19, após apresentar sintomas leves, nesse sábado (16). Porém, o mesmo trabalha também em outra instituição em Salgueiro, onde reside. Ele fez o teste rápido em Salgueiro, onde o caso foi notificado por aquele município. O profissional já estava afastado das suas funções desde o início dos sintomas evitando o contágio aos outros profissionais. Ele encontra-se em isolamento domiciliar, e permanecerá por 14 dias. Ressaltamos os cuidados que todos devem tomar para evitar o contágio do novo coronavírus. Verdejante não tem nenhum caso confirmado da covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a recomendação de medidas básicas de higiene como lavar as mãos com água e sabão, cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. Destacamos que o isolamento social é um ato de civilidade para proteção das outras pessoas. E se precisar sair, tem que usar máscaras, e tenha à mão álcool em gel e sempre manter o distanciamento social.
100 #Saúde 27/03/2020 GABINETE DO PREFEITO www.verdejante.pe.gov.br/informa/100 A Prefeitura de Verdejante e o Ministério Público manterão todas as medidas contra o coronavírus. A Prefeitura de Verdejante e o Ministério Público de Pernambuco, por meio da Promotoria de Verdejante, manterão as recomendações à população do município para enfrentamento ao coronavírus. O prefeito Haroldo Tavares já havia declarado "Estado de Emergência", em saúde pública, decorrente do COVID-19, por meio do Decreto nº 005/2020, mencionado na recomendação emitida pelo Dr. promotor de Justiça, João Victor da Graça Campos Silva, O decreto municipal e as recomendações estão alinhados as determinações previstas na Lei n.º 13.979/2020 bem como aos protocolos oficiais de prevenção elaborados e publicados pela Organização Mundial da Saúde - OMS, pelo Ministério da Saúde1 e pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, para enfrentamento da emergência de saúde pública por causa do novo coronavírus, que poderão ser adotados, dentre elas o isolamento domiciliar através da quarentena, a determinação de realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais e coleta de amostras clínicas, dentre outras ações necessárias ao combate do vírus. O promotor recomendou à população que evite encontros coletivos ou aglomerações, sendo essa uma atitude de bom senso e de demonstração de amor ao próximo, haja vista que este comportamento pode salvar vidas, além de outras atitudes, simples, como lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então, higienize com álcool em gel 70%; ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos; evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. O prefeito Haroldo Tavares, por sua vez, corroborou que é fundamental também manter uma distância mínima de cerca de dois metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando; adotar um comportamento amigável sem contato físico; higienizar com frequência o celular; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos; manter os ambientes limpos e bem ventilados; evitar circulação desnecessária nas ruas, permanecendo em casa. O Ministério Público ainda recomendou aos líderes religiosos de todas as religiões, que suspendam integralmente suas atividades nas igrejas enquanto durar o isolamento social recomendado pelo Ministério da Saúde e autoridades de todo o mundo. A sugestão é que as celebrações sejam realizadas de forma virtual. À prefeitura de Verdejante o MP recomendou adotar todas as medidas necessárias para cumprir as determinações oriundas do Ministério da Saúde, Ministério da Justiça, Governo do Estado de Pernambuco e Secretaria Estadual de Saúde. Já os comerciantes estão responsáveis por adotarem estratégias de organização do fluxo de pessoas nos estabelecimentos e evitarem aglomerações de pessoas.
99 #Saúde 25/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE www.verdejante.pe.gov.br/informa/99 CORONAVÍRUS É UMA REALIDADE, MAS A DENGUE NÃO PRECISA FAZER PARTE DELA Já que você está em casa aproveite para eliminar possíveis focos do mosquito e garantir a saúde da sua família. 1 - Manter a caixa de água bem fechada 2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e feche a lixeira 3 - As garrafas devem ficar com a boca virada para baixo 4 - Lave com escova e sabão os reservatórios de água 5 - Encha de areia até a borda os pratinhos das plantas 6 - Use repelente, se necessário
97 #Saúde 17/03/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO www.verdejante.pe.gov.br/informa/97 Comunicado: suspensão das aulas da rede municipal de ensino em razão do coronavírus.
96 #Controle 16/03/2020 GABINETE DO PREFEITO www.verdejante.pe.gov.br/informa/96 O Prefeito anuncia as medidas a serem adotas contra o coronavírus O Prefeito de Verdejante, Haroldo Tavares, secretários e servidores municipais se reuniram na manhã desta segunda-feira (16), para avaliar a situação no município e definir medidas de prevenção e orientação à população visando se antecipar contra o COVID-19, o Coronavírus. Do conjunto de informações foi elaborado um decreto, assinado pelo prefeito nesta segunda, que determina medidas preventivas em diversos setores da administração pública municipal, que vigoram a partir de hoje. As medidas adotadas refletem o estágio atual de alerta, em Verdejante, que se encontra sem nenhum caso confirmado, isto é, toda a atenção está voltada a ações de prevenção e orientação da população. Ainda, por determinação do prefeito, a Secretaria Municipal de Saúde, está monitorando a situação permanentemente e, de acordo com a evolução do quadro, novas medidas serão tomadas, além das determinações a serem apresentadas e repassadas através da 7ª GERES em uma reunião intergestores a ser realizada amanhã, dia 17, em Salgueiro - PE. Essa é uma luta de todos, e o oportunismo não cabe em momentos tão extremos. Medidas a serem tomadas, inicialmente, para o enfrentamento ao coronavírus: 1 - Atendimento prioritário em todas as Unidades Básicas de Saúde e Hospital de Pequeno Porte; 2 - Monitoramento das notificações e tomada de medidas imediatas em caso suspeito realizada pela equipe de vigilância municipal em parceria com a atenção básica, HPP e Hospital Regional Inácio de Sá; 3 - De forma emergencial, caso seja necessária, contratação de profissionais de saúde para atendimento a casos suspeitos ou a pacientes com coronavírus; Equipes de atenção básica darão início essa semana a realização de atividades educativas nas escolas e creches quanto às orientações de prevenção ao coronavírus; 4 - Restrição de eventos com mais de 500 pessoas, cuja autorização dependa da prefeitura; 5 - Criação do Comitê Municipal de Acompanhamento, Controle, Prevenção, Monitoramento, Protocolo, Conduta e Divulgação e Enfrentamento; 6 - Recomendação para outras instituições como o EREM Anísio Veras, escolas particulares, igrejas e empresas adiarem eventos públicos com público superior a 100 pessoas; 7 - Suspensão de viagens de servidores municipais cidades onde já há transmissão comunitária; 8 - Suspensão de férias dos servidores municipais de saúde; 9 - Restrição de atendimento ao público nos prédios da Prefeitura de Verdejante, secretarias municipais. Atendimentos essenciais serão liberados a critério de cada serviço municipal; 10 - Suspensas as atividades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que envolva o grupo de idosos; 11 - Recomenda-se que idosos que possuem doenças pulmonares preexistente permaneçam nas residências e evitem locais públicos. Para mais informações confira o decreto:
www.verdejante.pe.gov.br
Emitido dia 17/06/2024 às 10:17:56