CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Ações 20/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Doação do IPA destina-se a auxiliar os agricultores de Verdejante!

A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, recebeu do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), 1.760 quilos de feijão, 2.010 quilos de milho e 180 quilos de sorgo. Esta entrega representa um apoio essencial aos agricultores familiares, fornecendo insumos fundamentais para o desenvolvimento de suas atividades agrícolas. A doação do IPA destina-se a auxiliar os agricultores de Verdejante, contribuindo para fortalecer a produção agrícola e garantir a segurança alimentar. Essa colaboração entre instituições governamentais ressalta o compromisso mútuo em promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e o bem-estar dos produtores rurais locais. Além disso, a entrega desses alimentos é um reflexo do esforço conjunto para mitigar os impactos socioeconômicos causados por adversidades climáticas e outros desafios enfrentados pelos agricultores do município. Por isso, a parceria entre a Prefeitura de Verdejante e o IPA demonstra a importância do trabalho conjunto entre entidades governamentais para impulsionar o crescimento econômico e social das comunidades rurais.

#Pagamento 20/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Pagamento do programa Garantia-Safra!

A Prefeitura de Verdejante, por intermédio da Secretaria de Agricultura, anuncia a alocação de R$ 720 mil na economia local por meio do programa Garantia-Safra. Este montante começou a ser distribuído na sexta-feira (15), beneficiando os agricultores familiares que aderiram ao programa durante a safra 2022/2023, cada um recebendo o valor de R$ 1.200, como parcela única. O Garantia-Safra, parte integrante do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), tem como objetivo proporcionar condições básicas de subsistência aos agricultores familiares diante de perdas expressivas de safra ocasionadas por fenômenos como a estiagem. Este investimento auxilia os agricultores locais e fortalece a segurança econômica das famílias rurais, destacando o compromisso da administração municipal com o bem-estar e o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

#Ações 28/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Na quarta-feira, dia 28, a Prefeitura de Verdejante, através da Secretaria de Agricultura, realizou a recepção do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa, gerenciado pelo IPA, foi oficialmente lançado na cidade. Destinado a proporcionar uma melhor qualidade de vida para as escolas e órgãos municipais, o PAA também visa garantir uma fonte de renda estável para os agricultores familiares, que fornecem diretamente suas produções ao governo do estado. Essa iniciativa representa um esforço conjunto para promover o desenvolvimento econômico e social, ao mesmo tempo em que fortalece os laços entre os produtores rurais e as instituições governamentais.

#datascomemorativas 23/09/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Na sexta-feira (22), a Secretaria de Agricultura celebrou o Dia da Árvore com uma ação significativa!

Na sexta-feira (22), a Secretaria de Agricultura celebrou o Dia da Árvore com uma ação significativa. O projeto de arborização na praça do município, localizada na "Academia das Cidades", teve início em parceria com importantes colaboradores, como a Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Governo, Secretaria de Administração e Finanças, e o Selo Unicef. O prefeito Haroldo Tavares e a Secretária de Assistência Social Iraneide Alencar esteve presente, assim como alunos da Escola Erem Anísio Veras. A contribuição da PlantVida, representada por Aparecida, que doou uma árvore, tornou o local ainda mais encantador.

#datascomemorativas 21/09/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Dia da Árvore, uma data de extrema importância para a preservação do meio ambiente!

Nesta quinta-feira (21), celebramos o Dia da Árvore, uma data de extrema importância para a preservação do meio ambiente. A Prefeitura de Verdejante une-se a essa celebração para destacar a relevância das árvores nativas desta região. A natureza é generosa ao oferecer árvores resistentes e adaptadas às condições climáticas desafiadoras. Essas árvores não apenas embelezam nossa paisagem, mas desempenham um papel importante na manutenção do equilíbrio ambiental, contribuindo para a conservação do solo e a melhoria da qualidade do ar.

#Ações 22/08/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL A Secretaria de Agricultura de Verdejante está em ação!

A Secretaria de Agricultura de Verdejante está em ação! Foram realizadas visitas técnicas aos produtores que serão beneficiados pelos projetos irrigados perto da Barragem Milagres. Nessas visitas, houve um cuidadoso gerenciamento das propriedades, além da coleta minuciosa de amostras de solo. A análise química dessas amostras irá embasar as futuras recomendações de adubação, visando o máximo rendimento das culturas. E aí vem a grande notícia: essa região de 14 km já está desfrutando dos benefícios do projeto de integração do Rio São Francisco (PISF). Uma parceria forte está em ação, envolvendo a Agência de Águas e Clima de Pernambuco (APAC), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Prefeitura de Verdejante. Juntos, estão fazendo a diferença e impulsionando o desenvolvimento.

#Ações 20/08/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL A Secretaria de Agricultura, em parceria com o Senar, apresenta o CURSO DE TRATORISTA.

A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Senar, apresenta o CURSO DE TRATORISTA.

Data: 04 a 15 de Setembro

Horário: 8h às 17h

Vagas: 12 vagas disponíveis

Inscrições na Secretaria de Agricultura

Garanta já o seu lugar nessa capacitação incrível e esteja preparado para novas oportunidades na área agrícola.

#Ações 16/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Agricultura, promoveu um intercâmbio para os apicultores.

A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Agricultura, promoveu um intercâmbio enriquecedor para os apicultores locais. Durante os dias 11 e 12 de julho, 23 apicultores, sendo 11 mulheres, tiveram a oportunidade de participar do prestigioso EMCAP - Encontro de Mulheres Criadoras de Abelhas em Pernambuco, realizado na cidade de Serra Talhada. O evento, que reuniu apicultores de todo o estado, ofereceu uma programação diversificada com palestras, cursos e debates. O secretário de Agricultura, João Bringel e o diretor de Desenvolvimento Rural, Zenicláudio Cruz, acompanharam os apicultores de Verdejante, demonstrando o compromisso da gestão municipal com o segmento. A presença de 11 mulheres que trabalham com apicultura em Verdejante evidencia o protagonismo feminino no setor. A inclusão das mulheres na atividade apícola é um exemplo de empoderamento e valorização da diversidade no campo, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região. Com a participação ativa dos apicultores de Verdejante no EMCAP, o município reafirma seu compromisso em apoiar e valorizar os profissionais do setor, reconhecendo o seu papel fundamental na economia local e no fortalecimento das famílias apicultoras.

#Ações 14/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL O secretário de Agricultura João Campos visitou nessa quarta (14), o Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos!

O secretário de Agricultura João Campos visitou nessa quarta (14), o Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos, em Verdejante, realizado por 13 agricultores familiares associados à Associação Agroecológica do Pajeú (ASAP). Durante a visita, o secretário acompanhou o desenvolvimento do trabalho dos agricultores familiares, que estão se dedicando à produção de algodão. Esse projeto tem se destacado por incentivar a produção agroecológica. Um dos aspectos ressaltados é o auxílio na comercialização do algodão produzido pelos agricultores, que está sendo destinado à exportação.

#Agricultura 29/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Vários apicultores participaram de uma palestra organizada pela Secretaria de Agricultura de Verdejante!

Vários apicultores participaram de uma palestra organizada pela Secretaria de Agricultura de Verdejante, com o objetivo de discutir a cadeia produtiva da atividade apícola. O evento contou com a presença da renomada professora Renata Valeria, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que trouxe importantes reflexões sobre a importância da atividade para a economia da região e como os agricultores podem contribuir para sua preservação. Durante a palestra, foram apresentados dados sobre a relevância da apicultura para o desenvolvimento sustentável do município e como a atividade pode gerar renda para os produtores locais. O prefeito Haroldo Tavares também esteve presente e destacou a importância da iniciativa para o crescimento econômico da região. O evento foi um sucesso e contou com a participação ativa dos apicultores, que puderam esclarecer suas dúvidas e compartilhar suas experiências na produção de mel e outros produtos derivados da atividade apícola. Com isso, a palestra se tornou um importante espaço de troca de conhecimento e fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura na região.

#Ações 23/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL I Seminário da Agricultura Familiar!

Integrando a programação de atividades em comemoração ao aniversário do município, a Prefeitura de Verdejante através da Secretaria de Agricultura realizou o I Seminário da Agricultura Familiar. O evento contou com a participação dos presidentes das associações rurais, agricultores e apicultores locais, contabilizando mais 120 participantes. O seminário promoveu ações e assessorias apresentadas pelos representantes dos bancos SICOB, Bradesco e Banco do Nordeste. O advogado Cláudio Calábria, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco Viana, e o presidente do SINTRAF Reginaldo Damasceno, explicaram as mudanças do DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf para o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), e o processo de previdência rural e aposentadoria. Durante o evento, o prefeito Haroldo Tavares destacou ações que a gestão vem realizando para o desenvolvimento rural, através da Secretaria de Agricultura e do Secretário João Campos. O gestor municipal ainda frisou o compromisso com futuros projetos e ações que vão impulsionar ainda mais o crescimento da agricultura familiar no município.

#Agricultura 07/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Segunda Etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa!

Como apoio da Prefeitura de Verdejante, a Adagro Agência de Defesa Agropecuária do estado deu início, à segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa de 2022. O prazo para aplicar a dose de reforço segue até o próximo dia 30 de novembro. Podem ser vacinados bovinos e bubalinos, de zero a 24 meses de idade. A Secretaria de Agricultura do município orienta que quem não imunizar seu rebanho ou não declarar a vacinação poderá pagar multa, ficando impossibilitado de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) e de comercializar a carne no município. Quem não estiver em dia com a vacinação também não receberá a ficha sanitária, que é exigida por instituições bancárias para a liberação de linhas de crédito para o produtor rural.

#Ações 26/10/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Demonstração de plantação e irrigação da batata da salvação!

A Secretaria de Agricultura de Verdejante acompanhou nessa segunda-feira (24), demonstração de plantação e irrigação da batata da salvação. A ação aconteceu na feira livre da agricultura familiar. O objetivo é incentivar a produção agrícola com pouca água, superando os períodos de estiagem enfrentados na região. O sistema, um reservatório de água composto por uma garrafa pet e uma corda enterrada no solo, foi pensado para ter alta replicabilidade, baixo custo e simples montagem e manuseio.

#Ações 20/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL FORTALECIMENTO Á AGRICULTURA!

Uma parceria da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Serviços Púbicos de Verdejante junto com a Escola Construindo o Saber visa realizar o Projeto Batata de Salvação no município. O objetivo é viabilizar a produção agrícola com pouca água, superando os períodos de estiagem enfrentados na região. A tecnologia consiste em um sistema econômico de irrigação por capilaridade, inspirado na batata do umbuzeiro, que armazena água nas raízes. O sistema, um reservatório de água composto por uma garrafa pet e uma corda enterrada no solo, foi pensado para ter alta replicabilidade, baixo custo e simples montagem e manuseio, facilitando o acesso pelos agricultores familiares. Um ponto de destaque reside no fato de que a tecnologia foi desenvolvida em conjunto com agricultores familiares. Isto irá garantir, além da confecção sob medida para atender às necessidades do produtor no contexto climático, o caráter prático e econômico da Batata da Salvação.

#feirante 23/03/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Feira da Agricultura Familiar!

A Prefeitura de Verdejante, através da Secretaria de Agricultura, parabeniza e agradece aos agricultores, servidores, equipes de apoio técnico e à comunidade em geral, que se fizeram presentes na 3ª Feira Especial da Agricultura Familiar, realizada na segunda-feira (21). A Secretaria de Agricultura vem promovendo o desenvolvimento rural do município através da transição agroecológica, incentivando os produtores locais a produzirem alimentos sem a utilização de defensivos químicos além de de firmar parceiras importantes com órgãos como o IPA e ADAGRO para auxiliar o pequeno agricultor, contribuindo, assim, com a chegada de produtos saudáveis na mesa do consumidor verdejantense. O incentivo à produção local injeta dinheiro no município e fortalece os produtores rurais, artesãos, bem como todo o comércio local. A Feira da Agricultura é um evento histórico para o município, pois através dela Verdejante fincou os pilares de sua emancipação. Preservar e incentivar a ascensão da nossa Feira, portanto, é um dever de todos!

#Agricultura 10/03/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Visita Na Barragem da Lagoa dos Milagres

Os técnicos da APAC (Agência Pernambuco de Águas e Clima) visitaram na manhã desta terça-feira (8), a barragem da Lagoa dos Milagres localizada no município de Verdejante. Ele realizaram estudos técnicos, mapeamento do perímetro com drone e fizeram entrevistas com os agricultores que moram na jusante da Barragem, e estão sendo beneficiados com a liberação da água do PSIF (Projeto de Integração do Rio São Francisco). No sertão central Verdejante é pioneiro na liberação da água do PSIF. Marcaram presença o prefeito Haroldo Tavares, o vereador José Carlos, o secretário de Agricultura de Verdejante João Campos e secretário de Desenvolvimento Rural de Salgueiro, Veronaldo Gonçalves. Representantes de outros órgãos ; como da Universidade Federal de Pernambuco, IPA, Sintraf (Sindicato dos trabalhadores rurais do município) e do Ministério da Integração também marcaram presença.

#Agricultura 10/12/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Pagamento Seguro Garantia-Safra

A Prefeitura de Verdejante através da Secretaria Municipal de Agricultura anuncia o pagamento na contrapartida da composição do Seguro Garantia-Safra 2020/2021. A autorização do pagamento é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Em Verdejante, R$ 425 mil será destinados a 500 agricultores familiares cadastrados no programa. A O pagamento integral do benefício Garantia-Safra será realizado em parcela única, em decorrência das medidas de enfrentamento da pandemia do coronavírus (COVID-19). Os pagamentos serão realizados nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

#Agricultura 17/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Reunião: Lideranças Comunitárias

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável participaram na manhã desta terça-feira (16) de uma reunião com lideranças comunitárias, SINTRAF, STR e secretários de agricultura da região do sertão, com o intuito de melhorar as propostas de articulação e mobilização do SISAR.

#Agricultura 10/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL O Governo de Pernambuco abriu o cadastro de produtores rurais para vacinar animais contra a febre aftosa

O Governo de Pernambuco abriu o cadastro de produtores rurais para vacinar animais contra a febre aftosa. A campanha é realizada pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), em parceria com a Prefeitura do município por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. O cadastro pode ser feito até o dia 30 deste mês. A doença viral é contagiosa a bovinos e bubalinos. O vírus da aftosa é transmitido com facilidade pelo ar, água e alimentos. O atendimento funciona das 7h30min às 13h, de segunda a sexta-feira, no escritório da ADAGRO no centro da cidade.

#Agricultura 08/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Eleição do Conselho

A Secretaria de Agricultura de Verdejante participou na segunda-feira (8) da palestra sobre o SISAR - Sistema de Integração de Saneamento Rural, que engloba Sertão Central e Araripe. O objetivo do sistema é ampliar de forma eficiente o acesso ao saneamento rural (abastecimento de água e esgotamento sanitário) Atualmente a gestão de Verdejante se destaca nas obras de construção do poço artesiano com as obras que integram o sistema produtor de água que abastece várias comunidades rurais do município. Essa é considerada, uma das obras hídricas de maior impacto social da história do município. Graças ao empenho do prefeito Haroldo Tavares. Após a palestra foi realizada a eleição para definição do novo diretório do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável. De forma participativa e transparente através do voto, foi decidido que a Gestão do Conselho será composta pelos seguintes membros.

Coordenador: José Tavares Vital

Vice: Zenicladio Cruz Oliveira

Secretário: Francisco do Nascimento Matias

2º Secretário: Neidivan Lopes do Nascimento

Tesoureiro: Reginaldo Daniel Damascena

2º Tesoureiro: Luís Antenor da Silva

Essa equipe será responsável pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Verdejante- PE

#Agricultura 27/10/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Prefeito de Verdejante acompanha entrega de DAPs aos agricultores familiares na zona rural

Durante acompanhamento das ações realizadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o prefeito Haroldo Tavares entregou no domingo (24), 13 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), aos agricultores familiares do Assentamento Nossa Senhora Aparecida, no Sítio Atravessada. Segundo o secretário de Agricultura, João Campos, a DAP ativa garante ao agricultor uma série de benefícios como linhas de crédito do Pronaf, além de assistência técnica e extensão rural, seguro da agricultura familiar, Garantia-Safra, aposentadoria rural, auxílio emergencial financeiro, dentre outros. O prefeito aproveitou a oportunidade, com a presença de representantes de diversas secretarias, para discutir ações nas áreas de recursos hídricos, como, a implantação do sistema de abastecimento d'água daquela localidade; a melhoria do atendimento à saúde com intensificação das visitas dos agentes comunitários de saúde e da disponibilização de ambulâncias para o atendimento emergencial. Haroldo Tavares ainda ressaltou com os agricultores, a manutenção do transporte escolar de qualidade e a formação de uma turma de EJA; e, ainda, a garantia da viabilidade da coleta de lixo, de forma semanal, além de muitas outras ações.

#Agricultura 25/10/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Prefeitura de Verdejante Discute Ações de Promoção à Agricultura na Zona Rural

O secretário de Agricultura de Verdejante, João Campos e os professores do Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Leandro Cavalcante e Pedro Medeiros juntamente com integrantes da equipe técnica do Núcleo de Apoio aos Projetos Sociais da Univasf, Karla Auranis e Andreia Aquino participaram de uma reunião na manhã desta sexta-feira (22), com os agricultores da Vila Pilões, na zona rural do município. A iniciativa teve como objetivo envolver agricultores para o fortalecimento das atividades no campo. O momento também foi uma oportunidade de interação com outros agricultores. Isso se torna uma maneira de atualização sobre as discussões mais recentes no meio rural. O assunto principal do encontro esteve pautado sobre a irrigação para o plantio agrícola da vila. Os professores que participaram do encontro desenvolvem um trabalho em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e isso pode ser um facilitador para que as ações possam ser implantadas em Verdejante, como projeto em pequenas áreas demonstrativas e com o envolvimento de agricultores com perfil agregador mostrando resultado satisfatório. De acordo com secretário de Agricultura Municipal, João Campos, desde 2017 os trabalhos vêm sendo fortalecidos através de assistência técnica e extensão rural. A pasta está realizando um levantamento das atividades desenvolvidas em toda zona rural e será apresentando para o encaminhamento de um Projeto de Lei (PL), com o objetivo de ampliar ainda mais os recursos destinados à área.

#Agricultura 25/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL O Dia do Trabalhador Rural comemorado anualmente dia 25 de Maio no Brasil. O Dia do Trabalhador Rural comemorado anualmente dia 25 de Maio no Brasil.
#Agricultura 28/07/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Prefeitura de Verdejante parabeniza odos os agricultores

A Prefeitura de Verdejante parabeniza nesta terça-feira (28), todos os agricultores pelo Dia dedicado às mulheres e ao homem do campo. São bravos guerreiros que semeiam a semente dos frutos que vão à nossa mesa.

O cuidado com a lavoura, a colheita dos frutos, o preparo do solo para o plantio, são tarefas diárias dos agricultores responsáveis pela geração de emprego e renda, que movimentam nossa economia. São homens e mulheres de imensa importância no cotidiano de cada brasileiro. Parabéns!!

#Agricultura 14/10/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL REALIZAMOS NA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE VERDEJANTE, ATIVIDADES ALUSIVAS AO DIA DAS CRIANÇAS ! Nesta última Segunda-feira (14), a Feira da Agricultura Familiar de Verdejante estava cheia de muita alegria e diversão, e o maior motivo para tamanha empolgação e energia foi à realização da comemoração pelo dia das crianças.

O evento contou com a participação do grupo de teatro "Corvo Negro", que trouxe animação com seus palhaços fazendo a alegria da turminha. Contamos, ainda, com um mini-parque, com pula-pula, gincanas e brincadeiras, além da distribuição de mais de 350 brinquedos, e bolo para criançada.


O CRAS e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também realizaram atividades com as crianças que participam dos programas sociais!

As atividades na feira livre foram uma iniciativa das Secretarias de Agricultura, Educação e a Assistência Social, com o apoio e colaboração muito especial da Pastoral da Criança, da Escola Construindo o Saber, do vereador Dedé da Lagoa, e dos feirantes do Município!

“É no sorriso mais belo de uma criança que nasce a esperança de um futuro melhor.”



#COMEMORAÇÃODODIADASCRIANÇAS
#CUIDANDODOFUTURO
#PREFEITURADEVERDEJANTE
#Agricultura 08/08/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL A Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Secretaria de Educação, deram início ao Programa PAA PAA - programa de aquisição e distrinbuição de alimento
#Agricultura 16/08/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Aberto prazo para produtor rural declarar ITR Proprietários de imóveis rurais já podem preencher a Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR). O prazo, que iniciou nesta segunda-feira, 13 de agosto, termina em 28 de setembro. Para orientar a prestação de contas relativa ao exercício 2018, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa nº 1820, de 27 de julho de 2018.

Segundo nota do órgão, “está obrigada a apresentar a DITR a pessoa física ou jurídica, exceto a imune ou isenta, proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária, um dos condôminos e um dos compossuidores”.

A declaração deve ser feita por meio de arquivo eletrônico, no programa próprio para o ITR. Como outras prestações à Receita, caso seja identificado algum erro depois do envio, há possibilidade de fazer uma declaração retificadora, que substituirá a original. Quem perdeu imóvel ou teve o direito de propriedade transferido a partir 1º de janeiro deste ano também deve declarar o ITR.

Novidade
Pessoas que já tiverem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) poderão incluir o número do recibo no formulário da DITR a fim de facilitar a isenção. É a primeira vez que a Receita Federal possibilita o registro como forma adicional do contribuinte prestar as informações ambientais para a exclusão das áreas não tributáveis. Para isso, o produtor deve apresentar o Ato Declaratório Ambiental (ADA) ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também até 28 de setembro.

Gestores
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra aos gestores que possuem o convênio do ITR com a RFB que é importante dar publicidade aos proprietários rurais e/ou aos seus representantes legais, os Valores de Terra Nua por hectare (VTN/ha) informado a Receita em cumprimento a Instrução Normativa nº 1562/15, pois o valor declarado inferior ao informado pelo Município poderá acarretar a inclusão de seu nome na malha de fiscalização da RFB.

Além disso, é preciso esclarecer aos contribuintes que o ITR é um imposto declaratório, ou seja, os dados da declaração são exclusivamente de responsabilidade do proprietário rural. Portanto as administrações locais não poderão utilizar seus servidores e suas máquinas públicas para tal finalidade, tendo a possibilidade de serem enquadradas como ato de improbidade administrativa conforme dispõe a Lei 8.429/1992.

Fonte: Da Agência CNM de Notícias com informações do Globo Rural e da CNA
#Agricultura 11/05/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Atendimento veterinário disponível à população. Prefeitura a serviço do povo.
#AssistênciaSocial 01/12/2017 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Produtoras de Verdejante participam da IV Semana de Agropecuária do IF Sertão O instituto Federal Campus Salgueiro esta sediando a IV Semana de Agropecuária, o evento acontece entre os dias 13 e 17 de novembro. O evento tem vasta programação que vai de palestras a exposições e feiras.

Francisca Domingo, Francisca Xavier e Terezinha Maria são mulheres da cidade de Verdejante que participaram do evento.

Francisca Domingo de Souza, agricultora e artesã participou da feira expondo e comercializando a Arte Crochê. Cachecol, blusas, chapéus , trilhos de mesa, roupas para crianças são algumas das peças produzidas por Dona Francisca que costuma fazer sua arte nas horas vagas. A artesã comercializa peças que variam entre 10 e 120 reais.

Francisca Xavier domina a arte de cozinhar e levou seus doces e bolos para expor na feira do Instituto. Xavier costumar fazer doces e vender no sítio Angico Torto, onde reside e em comunidades vizinhas.

Por fim, Dona Terezinha levou aquilo que produz no quintal de casa. Cebolinha, pimenta, pimenta roxa, coentro são especiarias que fazem a agricultora faturar como renda extra a quantia de 100 reais por semana.

O Secretário de Agricultura, João Campos esteve presente acompanhando o desenvolvimento e a exposição da agricultura familiar de Verdejante.

A participação teve o apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco, do Instituto Federal e da Secretaria de Agricultura de Verdejante.
www.verdejante.pe.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 18:10:30