CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Ações 22/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE A Secretaria de Saúde e a Escola Anisio Veras uniram esforços para conduzir um mutirão de combate à dengue!

Na manhã desta sexta-feira (22), a Secretaria de Saúde e a Escola Anisio Veras uniram esforços para conduzir um mutirão de combate à dengue. Alunos e educadores da Escola Anisio Veras saíram em uma passeata pelo centro da cidade, demonstrando apoio à iniciativa e buscando sensibilizar a população sobre a importância da prevenção da dengue. A mobilização conjunta das secretarias ressalta a relevância do engajamento de diferentes segmentos da sociedade na luta contra doenças transmitidas pelo mosquito.

#SeloUnicef 25/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Dando continuidade a 2ª Semana do Bebê!

Com o tema "Acolhendo e Cuidando na Primeira Infância", a Prefeitura de Verdejante em parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Governo e Selo Unicef, iniciou a 2ª Semana do Bebê. Dando continuidade a 2ª Semana do Bebê foi realizada nesta quarta-feira (25), uma Palestra na UBS I, Conhecendo as fases do parto e sobre a importância do pré-natal. Essa ação demonstra um compromisso importante com a educação e proteção das crianças nos primeiros anos de vida.

#SeloUnicef 23/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Iniciando oficialmente a programação dedicada ao cuidado integral com a saúde e proteção das crianças!

Com o tema "Acolhendo e Cuidando na Primeira Infância", a Prefeitura de Verdejante em parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Governo e Selo Unicef, iniciou a 2ª Semana do Bebê. A abertura da 2ª Semana do Bebê foi realizada nesta segunda-feira (23), iniciando oficialmente a programação dedicada ao cuidado integral com a saúde e proteção das crianças nos primeiros anos de vida. A abertura foi realiza através de uma Palestra e acolhimento das crianças em um ambiente acolhedor com brinquedos e material de pintura promovendo o bem estar dos pequenos. Essa ação demonstra um compromisso importante com a saúde e proteção das crianças nos primeiros anos de vida.

#campanha 10/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Iniciando o Outubro Rosa com informação e cuidado!

Iniciando o Outubro Rosa com informação e cuidado! Hoje de manhã (10), a Secretaria de Saúde deu continuidade às atividades em prol da conscientização sobre o câncer de mama e colo do útero na UBS III - Lagoa. Abordamos temas importantes, como o exame citopatológico e sua importância, a prática do autoexame mamário e sua relevância, além de destacarmos a influência da alimentação na prevenção e durante o tratamento. A detecção precoce é nossa melhor arma contra o câncer de mama e colo do útero. Vamos juntos nessa luta pela saúde!

#campanha 05/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à Campanha de Vacinação para cães e gatos!

A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à Campanha de Vacinação para cães e gatos na quarta-feira (04). A vacinação ocorreu em uma tenda estrategicamente montada em frente à Secretaria de Saúde, que se transformou em um ponto de referência em praça pública. A mobilização dos profissionais de saúde animal é notória, e em breve, eles estarão visitando as residências para a realização da imunização dos animais de estimação, garantindo a abrangência da vacinação por todo o município. Vale ressaltar que a vacinação antirrábica permanece como a principal medida de proteção contra a raiva em cães e gatos. A Campanha está programada para perdurar durante todo o mês de outubro, reforçando o compromisso da Prefeitura de Verdejante com a saúde e bem-estar dos animais de estimação

#Ações 05/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Importante capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde!

A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na terça-feira (03/10), uma importante capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do município. As enfermeiras Amanda e Nathália destacaram a relevância da Campanha Outubro Rosa, que visa a prevenção do câncer de mama e colo do útero. A capacitação proporcionou informações essenciais, dinâmicas e atualizações sobre esses temas importantes. O objetivo é capacitar os ACSs para que possam transmitir, tanto em seu trabalho profissional quanto em sua vida pessoal, a importância da prevenção e incentivar a população a buscar os serviços da rede de Atenção Básica do município. Lembre-se: Um simples toque e um exame podem fazer a diferença e salvar vidas!

#campanha 01/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Saúde, está engajada na importante campanha do Outubro Rosa.

A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Saúde, está engajada na importante campanha do Outubro Rosa. Este mês é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero, duas doenças que afetam muitas mulheres em todo o mundo. Durante todo o mês de outubro, estaremos oferecendo atendimentos em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, com exames de prevenção gratuitos. Esses exames são fundamentais para detectar precocemente qualquer problema e aumentar as chances de tratamento bem-sucedido. O câncer de mama e o câncer do colo do útero são sérios, mas a detecção precoce pode salvar vidas. É por isso que o Outubro Rosa é tão importante. Vamos juntos cuidar da saúde das mulheres de Verdejante e garantir um futuro mais saudável.

#AssistênciaSocial 25/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE "Campanha Setembro Amarelo"!

Dando continuidade ao movimento do Setembro Amarelo, nessa segunda-feira, a Secretaria de Saúde de Verdejante promoveu uma ação na Feira Livre da Agricultura Familiar, desfrutamos da parceria com a Secretaria de Assistência Social, com a presença dos serviços CREAS, Coordenadoria da Mulher, CRAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Contamos com apresentação das crianças do SCFV e panfletagem nos comércios abordando o tema Setembro Amarelo. Nosso objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de falar abertamente de Saúde Mental!

#Pagamento 21/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Pagamento do piso salarial aos "Profissionais da Saúde"!

A Prefeitura de Verdejante, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta (21), pagamento do piso salarial aos profissionais de enfermagem, incluindo auxiliares, técnicos e enfermeiros. Os valores já estão disponíveis nas contas dos profissionais. Esse pagamento é resultado da aprovação de um Projeto de Lei enviado pelo executivo à Câmara de Vereadores, que autorizou a assistência financeira complementar destinada ao piso da enfermagem. Essa ação evidencia o compromisso da administração municipal em valorizar e reconhecer o trabalho essencial desempenhado pelos profissionais de enfermagem.

#educação 21/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Programa Saúde Nas Escolas!

Na manhã desta quinta-feira (21), a Creche Mãe Mosa foi palco de mais uma significativa atividade promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa conjunta das Secretarias de Saúde e Educação. O evento teve como foco temas essenciais: a cultura da paz e a promoção de uma alimentação saudável, ambos abordados sob a orientação de profissionais capacitados, incluindo uma nutricionista e uma assistente social. As crianças, com suas mentes curiosas e corações abertos, participaram ativamente das dinâmicas propostas, que visavam facilitar a compreensão dos temas em discussão. Essas atividades foram não apenas informativas, mas também lúdicas, proporcionando um ambiente propício para a absorção de conhecimento de forma divertida. A integração das áreas da saúde e educação na Creche Mãe Mosa reflete o compromisso da Prefeitura de Verdejante promover o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças. A abordagem conjunta desses temas fundamentais - cultura da paz e alimentação saudável - reforça a importância da educação integral, abrangendo não apenas o aspecto do aprendizado, mas também o cuidado com a saúde física e mental dos pequenos.

#Ações 13/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE "Funcional na Terceira Idade"

Na tarde desta terça-feira (12), a Secretaria de Saúde, em colaboração com a Secretaria de Assistência Social, promoveram uma ação direcionada ao grupo de idosos "Flor da Idade". Foram realizadas consultas e triagens preparatórias para o lançamento das aulas do programa "Funcional na Terceira Idade". Os idosos tiveram acesso a atendimentos médicos, e nutricionais. O educador físico Izaias Matias também fez testes de biopedancia e triagem para os exercícios físicos. Essa abordagem visa atender às necessidades de saúde e bem-estar dessa faixa etária

#Ações 11/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A Prefeitura de Verdejante, através da Secretaria de Saúde, manteve seu compromisso com a saúde mental.

A Prefeitura de Verdejante, através da Secretaria de Saúde, manteve seu compromisso com a conscientização sobre saúde mental ao continuar suas atividades em apoio ao Setembro Amarelo. Nesta segunda-feira (11), os moradores receberam palestras esclarecedoras na Unidade Básica de Saúde (UBS I). Na terça (12), a UBS III será palco de um evento que inclui uma palestra instrutiva seguida de uma sessão de meditação, proporcionando momentos de reflexão e relaxamento para os presentes. Além disso, a campanha visa a promoção da saúde mental entre os jovens, com a programação de palestras nas escolas municipais. Na terça (12), a Escola Clementino Nogueira receberá a palestra, marcada para ás 13h e conduzida por a Psicóloga Bruna. Na quarta (13), a Escola Joaquim Tavares de Sá dará continuidade à iniciativa, com uma palestra agendada às 9h.

#Ações 11/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Na manhã desta quarta-feira (06), a Secretaria de Saúde de Verdejante deu início ao Setembro Amarelo!

Na manhã desta quarta-feira (06), a Secretaria de Saúde de Verdejante deu início ao Setembro Amarelo, com o treinamento/capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde do município, no Antigo Joaquim Tavares de Sá. O tema central deste treinamento é "Setembro Amarelo: Identificando Comportamentos Suicidas", em consonância com a programação do Setembro Amarelo. A iniciativa visa capacitar os agentes comunitários de saúde para lidar com situações delicadas relacionadas a comportamentos suicidas, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para identificar e abordar essas situações de forma adequada. É importante destacar que o Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que busca promover o diálogo e a disseminação de informações acerca desse tema sensível. A realização desta programação é mérito da Prefeitura de Verdejante, que demonstra seu compromisso com a saúde mental da comunidade, promovendo ações educativas e de sensibilização em prol da vida.

#SeloUnicef 05/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha "SETEMBRO AMARELO".

A Prefeitura de Verdejante, em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e o Selo Unicef iluminam o Setembro Amarelo! Juntos, fortalecemos esta importante campanha de conscientização sobre a saúde mental. O principal objetivo do Setembro Amarelo é incentivar o diálogo aberto. A campanha busca alertar as pessoas sobre a importância de reconhecer os sinais de sofrimento emocional e oferecer ajuda apropriada. Durante este mês, são promovidas palestras, eventos, caminhadas e ações nas redes sociais para conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar da saúde mental, destaque dado ao suicídio como um problema de saúde pública. Lembrando que a prefeitura de Verdejante, juntamente com as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, está engajada nessa causa, demonstrando o compromisso com o bem-estar da comunidade.

#SeloUnicef 26/08/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Agosto Dourado!

A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social se uniram ao Selo Unicef, Programa Criança Feliz, Programa Mãe Coruja e CRAS para trazer o "Agosto Dourado" até você. Nesta quinta-feira (24), juntos realizamos uma campanha valiosa. O objetivo? Sensibilizar cada coração sobre a relevância do aleitamento materno. O "Agosto Dourado" é um movimento que visa promover a saúde e o bem-estar dos nossos pequeninos. Com parcerias tão incríveis, estamos destacando a importância desse gesto de amor e nutrição. Unindo forças, compartilhamos conhecimento e apoio. Afinal, cada mamãe, cada bebê, importa. O aleitamento materno cria laços especiais e contribui para um futuro mais saudável.

#AssistênciaSocial 01/08/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Agosto é o mês da Campanha Agosto Dourado promovida pela Secretaria de Saúde e Assistência Assistência Social!

Agosto é o mês da Campanha Agosto Dourado promovida pela Secretaria de Saúde e Assistência Assistência Social! Vamos juntos conscientizar sobre os benefícios do aleitamento materno? É fundamental para a saúde e desenvolvimento dos bebês. Queremos empoderar as mães, garantindo o bem-estar e a saúde das crianças, fortalecendo o vínculo afetivo desde o nascimento. Contamos com o apoio de todos para criar uma sociedade mais consciente e acolhedora, valorizando o aleitamento materno como uma prática natural e essencial para o desenvolvimento integral dos pequenos.

#Ações 28/07/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma importante reunião!

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma importante reunião/capacitação nesta sexta-feira (28) com a presença dos setores de #AtençãoBásica #Vigilância, reunindo os dedicados profissionais da #AtençãoPrimáriaDeSaúde, o momento é de grande importância para a Educação Permanente destes profissionais. O momento foi importante para avaliação e monitoramento dos indicadores da Atenção Primária em Saúde e pra a qualificação dos profissionais para o dia-a-dia clínico. O encontro contou com a participação do prefeito Haroldo Tavares, o Secretário de saúde, Osny Xavier, as equipes de atenção básica e vigilância sanitária do município e os técnicos da sétima regional em saúde, Mikaely Vasconcelos e Iolanda. Também participaram do encontro os residentes em saúde pública do estado. Juntos, estamos fortalecendo ainda mais nossos serviços de saúde para garantir um atendimento de excelência a todos os verdejanteses. Nossa missão é promover o bem-estar e cuidar da saúde de cada cidadão de Verdejante!

#Ações 15/07/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Parabéns aos Agentes Comunitários de Saúde de Verdejante pela formatura!

Parabéns aos Agentes Comunitários de Saúde de Verdejante pela formatura! A cerimônia foi realizada com grande emoção e contou com a presença ilustre do prefeito Haroldo Tavares, do vice-prefeito Dorival Gondim e secretários municipais. A formatura marca o encerramento do Programa Saúde com Agente, uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conasems e a UFRGS, que ofereceu o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde.

#Ações 23/06/2023 SECRETARIA DE SAÚDE O Grupo de Ginástica da Academia da Saúde se divertiu com a animação e tradição da dança do forró.

O Grupo de Ginástica da Academia da Saúde se divertiu com a animação e tradição da dança do forró. Os ritmos contagiaram a todos, enquanto eles se exercitavam e se divertiam ao som das músicas típicas. Sob a orientação do talentoso Personal Trainer Izaías Matias, os participantes se empenharam nos passos, sincronizando movimentos e celebrando a saúde de forma descontraída. A energia contagiante do grupo de ginástica é contínua, mostrando que é possível se exercitar com muita alegria e companheirismo. Não poderia haver maneira melhor de unir a tradição junina com a promoção da saúde e bem-estar. Venha fazer parte dessa festa animada e desfrute de uma ginástica divertida e saudável com a gente!

#Ações 31/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Verdejante participa da 2ª Mostra de Experiências Exitosas do SUS na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco.

Verdejante participa da 2ª Mostra de Experiências Exitosas do SUS na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco. A Secretaria de Saúde do município apresenta uma iniciativa sucedida durante a conferência, destacando a promoção da saúde na feira de agricultura familiar como seu principal projeto. O objetivo dessa iniciativa é oferecer ações e serviços de saúde à população durante a realização da feira livre. A intenção é ampliar os serviços disponibilizados, atendendo às demandas da comunidade e alcançando o público-alvo proposto. Além disso, a equipe responsável realiza reuniões mensais de planejamento das ações com gestores e profissionais para garantir a efetividade e a continuidade do projeto. A experiência tem sido amplamente divulgada para servir de exemplo e referência a outros municípios.

#Saúde 23/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Programa Saúde na Escola - PSE

Programa Saúde na Escola - PSE

Hoje, a escola José Paulino que fica localizada no Denocs, recebeu a equipe de Saúde Bucal da UBS LAGOA DOS MILAGRES, as crianças receberam orientações de higiene oral, escovação supervisionada e aplicação de flúor. O momento é de grande importância e interação, a saúde pertinho da escola garante inúmeros benefícios para a criançada e previne de inúmeros agravos, essa ação faz parte do Programa Saúde na escola e o novo Brasil Sorridente.

#Ações 22/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Nesta segunda-feira (22), os alunos da Escola Clementino Nogueira tiveram uma aula especial sobre saúde bucal!

Nesta segunda-feira (22), os alunos da Escola Clementino Nogueira tiveram uma aula especial sobre saúde bucal! Realizamos uma ação de escovação supervisionada por dentista para orientá-los sobre o uso do creme dental fluoretado. Com essa iniciativa, contribuímos para a prevenção de doenças como cárie dentária e doença periodontal. Parabéns aos alunos pela participação e comprometimento com a saúde bucal!

#AssistênciaSocial 19/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Atenção beneficiários do Bolsa Família, Procurem seu Agente Comunitário de Saúde (ACS) ou sua Unidade Básica!

Atenção beneficiários do Bolsa Família, Procurem seu Agente Comunitário de Saúde (ACS) ou sua Unidade Básica de Saúde (UBS). Todos os beneficiários necessitam fazer a atualização de suas condicionalidades, dentre elas: peso, altura, vacinação e pré-natal. Faça já a sua atualização para não perder o seu benefício. A atualização vai até o dia 12 de junho e é obrigatória para que o beneficiário continue recebendo o Bolsa família.

#Saúde 15/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A Secretaria de Saúde realizou uma ação para fortalecer duas importantes campanhas!

Na manhã desta segunda-feira (15), a Secretaria de Saúde realizou uma ação para fortalecer duas importantes campanhas que acontecem durante o mês de maio: o Maio Amarelo e o Maio Vermelho. O objetivo da iniciativa é conscientizar a população sobre a importância de prevenir acidentes de trânsito e de cuidar da saúde bucal. O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito, que busca reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. A equipe também conscientizou à população sobre trauma de face. Já o Maio Vermelho é um conjunto de ações de conscientização para prevenção do câncer de boca, também foram repassadas orientações sobre o auto exame bucal. As Campanhas foram realizadas através da equipe de Saúde Bucal, que distribuíram materiais informativos e orientaram a população sobre os cuidados necessários para manter a saúde em dia.

#Ações 05/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A Secretaria de Saúde de Verdejante anunciou que neste sábado, dia 06, será realizado o Dia D da Influenza.

A Secretaria de Saúde de Verdejante anunciou que neste sábado, dia 06, será realizado o Dia D da Influenza. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas até o meio-dia para vacinar os grupos prioritários contra a gripe. A campanha de vacinação contra a Influenza começou no dia 12 de abril em todo o país e segue até o dia 9 de julho. A Secretaria de Saúde ressalta a importância da vacinação.

Veja os grupos prioritários que devem tomar a vacina!

#Ações 04/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A Secretaria de Saúde realizou um mutirão de serviços importantes por meio do PSF de Grossos.

Nesta quinta 04/05, a Secretaria de Saúde realizou um mutirão de serviços importantes por meio do PSF de Grossos. A população teve acesso a serviços de saúde básicos, incluindo aferição de pressão arterial, testes rápidos de Sífilis , HIV, Testes de HGT e orientacoes sobre saúde, através de palestras do médico, enfermeira e dentista, tivemos também aplicação de vacinas contra COVID-19 e gripe. Os ACSs organizaram o evento juntamente com a equipe e fizeram busca ativa da população que necessitava dos atendimentos. A saúde é um direito de todos e ações como essa ajudam a garantir o bem-estar da comunidade.

#Ações 03/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Encontro com mulheres que fazem parte do Programa Mãe Coruja!

Nesta última quarta-feira (03/05), a Secretaria de Saúde de Verdejante realizou um encontro com mulheres que fazem parte do Programa Mãe Coruja, no Posto de Saúde da Família I. O objetivo do evento foi promover uma troca de experiências e orientações sobre a importância dos cuidados com a saúde durante a gestação e pós-parto. Durante o encontro, as participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações sobre temas como amamentação, cuidados com o recém-nascido e planejamento familiar. Além disso, foram oferecidas atividades de relaxamento e bem-estar para as gestantes.

#Saúde 25/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Vacina bivalente contra a Covid-19 está liberada!

A Secretaria de Saúde de Verdejante, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, liberou nesta terça-feira (25) a todos os cidadãos com 18 anos ou mais a vacina bivalente contra a Covid-19. A medida tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal, e vale para pessoas que já receberam ao menos duas doses da vacina monovalente, como a Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, seja como esquema primário ou dose de reforço. No entanto, é necessário que a última dose tenha sido aplicada há pelo menos quatro meses. A ampliação da vacinação é vista como uma das principais medidas para controlar a disseminação do vírus e diminuir o número de casos e mortes causados pela doença.

#saude 11/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Nacional Contra Influenza!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, informa a população que nesta segunda-feira (10), inicia a 25 Campanha Nacional contra a Influenza.

Na campanha contra a influenza, serão vacinadas:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias),

gestantes e puérperas,

povos indígenas,

trabalhadores da saúde,

idosos com 60 anos e mais,

professores das escolas públicas e privadas,

pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais,

pessoas com deficiência permanente,

profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas,

caminhoneiros,

trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso,

funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Todos os grupos prioritários já podem procurar a unidade de saúde mais próxima e se vacinar!

Lembrando que todos devem estar portando documentos de identificação e cartão nacional do SUS no ato da vacinação.

A vacinação é um ato de amor!

#Ações 04/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Intensificando as ações de conscientização para o combate e a prevenção da dengue!

A Secretaria de Saúde de Verdejante está intensificando as ações de conscientização para o combate e a prevenção da dengue. Os agentes começaram as atividades próximo ao PSF do bairro Padre José, alertando a população sobre a importância de retomar todos os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os agentes atuaram na prevenção da dengue, orientando a população sobre a necessidade de eliminar água armazenada em locais que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito, como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

#saude 02/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Dia Mundial de Conscientização do Autismo!

Neste domingo (02/04), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Secretaria de Assistência Social de Verdejante se une a todos para promover e incentivar a conscientização e a inclusão das pessoas com autismo. É fundamental que toda a sociedade esteja ciente das necessidades e habilidades únicas dessas pessoas, e trabalhe para criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo. A inclusão é uma responsabilidade coletiva, e é preciso que todos estejam empenhados em promover a acessibilidade, o respeito e a valorização das pessoas com autismo. Afinal, cada um de nós tem um papel importante a desempenhar na construção de um mundo mais justo e inclusivo para todos. Por isso, a Secretaria de Assistência Social de Verdejante reforça a importância do respeito e da inclusão das pessoas com autismo. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas, promovendo um mundo mais inclusivo, acolhedor e justo para todos.

#Ações 30/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (30) o dia M de vacinação!

Conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde, a Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (30) o dia M de vacinação na Escola Joaquim Tavares de Sá. A vacinação extramuro nas escolas Estaduais e Municipais tem como objetivo a atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes a partir de 9 anos de idade, tendo como prioridade para o momento, a vacina contra HPV (prevenção contra o vírus papilomavírus humano). Essa ação será realizada durante todo o ano letivo de acordo com o planejamento escolar.

#Ações 29/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Verdejante entrega próteses dentárias!

Na última entrega de próteses dentárias realizada pela Secretaria de Saúde de Verdejante, os beneficiários atendidos no PSF I tiveram a oportunidade de recuperar seus sorrisos. A iniciativa da secretaria visa melhorar a qualidade de vida dos cidadãos que necessitam de tratamento odontológico. A entrega das próteses dentárias é um momento de grande felicidade para os beneficiários, que voltam a ter os dentes posicionados corretamente na boca. A equipe da secretaria não apenas entrega as próteses, mas também orienta os pacientes sobre a importância da limpeza correta para manter a saúde bucal em dia. A falta de dentes pode trazer diversos problemas para a saúde bucal, como dificuldade para mastigar os alimentos, fala comprometida, mau hálito e até mesmo problemas emocionais, como a baixa autoestima. Por isso, a iniciativa da prefeitura é tão importante para a população. Além da entrega de próteses dentárias, a Secretaria de Saúde realiza diversas ações voltadas para a saúde bucal da população, como campanhas de prevenção, orientação e tratamento odontológico. A equipe da secretaria conta com profissionais capacitados e equipamentos modernos para oferecer o melhor atendimento aos cidadãos. A iniciativa da Secretaria de Saúde de Verdejante é um exemplo de como o poder público pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Com ações como essa, é possível garantir o acesso aos serviços de saúde e promover a saúde bucal da população.

#Ações 19/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE 9ª Conferência Municipal de Saúde!

A Prefeitura de Verdejante através da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizaram 9ª Conferência Municipal de Saúde. O tema: Garantindo direitos e defendendo o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vão ser outro dia", o evento contou com a participação da gerente da VII Regional de Saúde - Maria Auxiliadora Alves, que dissertou sobre os principais aspectos que norteiam o tema. Foram criados grupos com eixos temáticos, com a participação dos profissionais da saúde e usuários dos SUS, para debater temas importantes da saúde pública. Os grupos criaram propostas para seram apresentadas na conferência macro regional que acontecerá em Salgueiro, podendo serem levadas para a Conferência Estadual e Nacional.

#Ações 13/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE 9° Conferência Municipal de Saúde!

O Governo Municipal de Verdejante, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizarão neste dia 17 de março a 9° Conferência Municipal de Saúde, com o tema "Verdejante Garantindo Direitos e Defendendo o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia! Caracteriza-se como um momento de aprofundar o debate e mobilizar a sociedade sobre as possibilidades sociais e políticas, tendo principal objetivo barrar os retrocessos no campo dos direitos sociais, em especial os que incidem sobre o setor da saúde e a necessidade da democratização. Aguardamos a população verdejantense nesse espaçode discursão, para juntos decidirmos o rumo da saúde do nosso país.

Você é nosso convidado especial!

#Ações 10/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação contra a covid-19 com vacinas bivalentes Pfizer!

Nesta Sexta -feira,10/03, a Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, EM CUMPRIMENTO à nota técnica do Ministério da Saúde intensifica a vacinação contra a covid-19 com vacinas bivalentes Pfizer. A vacina será aplicada em todas as unidades básicas de saúde. Serão vacinadas as pessoas com 60 anos e imunocomprometidos com uma dose da vacina covid-19 bivalente (reforço), desde que apresentem pelo menos o esquema primário com duas doses da vacina monovalente e uma dose de reforço há 4 meses. No momento da vacinação é necessário apresentar cartão SUS ou CPF e o cartão da vacina covid.

#SeloUnicef 07/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência!

O grupo do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Verdejante realizou nesta terça-feira (07), na Escola Anísio Veras, uma palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência. A palestra foi ministrada pela enfermeira Márcia Leandro, os adolescentes fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre o tema. O diálogo sobre sexualidade na escola pode evitar, muitas vezes, que crianças e adolescentes passem por situações delicadas. Apesar de ser um assunto com menos frequência de abordagem em sala de aula, o tema ele é essencial para a formação dos alunos, que, na maioria das vezes, não possuem essas informações em casa.

#Ações 26/02/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação contra a covid-19 com vacinas bivalentes Pfizer!

Nesta segunda, 27/02, a Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, EM CUMPRIMENTO à nota técnica do Ministério da Saúde intensifica a vacinação contra a covid-19 com vacinas bivalentes Pfizer. A vacina será aplicada em todas as unidades básicas de saúde. Nesta primeira fase serão vacinadas pessoas maiores de 70 anos e imunocomprometidos com uma dose da vacina covid-19 bivalente (reforço), desde que apresentem pelo menos o esquema primário com duas doses da vacina monovalente e uma dose de reforço há 4 meses. No momento da vacinação é necessário apresentar cartão SUS ou CPF e o cartão da vacina covid.

#Ações 15/02/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Na volta às aulas, é momento para se vacinar!

A Secretaria de Saúde de Verdejante deu início nessa quarta-feira (15), à Campanha Nota 10 na caderneta, que tem como mote Vacina em dia na volta às aulas. No município, a ação com apoio da Secretaria de Educação aconteceu na Escola de Referência do Ensino Médio (EREM) Anísio Veras. A campanha tem como objetivo incentivar os pais e responsáveis a levarem os filhos aos postos de saúde para se prevenirem contra doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, meningite, hepatites, HPV, febre amarela, varicela, difteria e tétano, além da covid-19.

#Saúde 20/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A secretaria de Saúde inicia a campanha JANEIRO BRANCO!

A secretaria de Saúde inicia a campanha JANEIRO BRANCO que será desenvolvida pela Equipe Multiprofissional nas unidades básicas de saúde do município. O Janeiro Branco é um movimento com o objetivo de chamar a atenção da humanidade para que reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das instituições sociais. Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo!

"A vida pede equilíbrio!"

#Ações 19/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE TODOS CONTRA DENGUE !

É essencial reforçar os cuidados para combater a proliferação do mosquito, mantendo quintais limpos e livres de focos de água parada. Lembrando sempre de deixar reservatórios e locais que armazenam água totalmente cobertos. Os principais sintomas são febre alta, dores no corpo e nas articulações, dor de cabeça e atrás dos olhos, mal estar e surgimentos de manchas vermelhas pelo corpo. A qualquer suspeita da doença, procurar a unidade de saúde mais próxima.

#Saúde 10/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Atualização de vacinação contra a covid-19.

Procure sua Unidade de Saúde para atualizar a vacinação contra a covid-19. O imunizante utilizado para o reforço da vacina COVID-19 é do fabricante Pfizer. São 4 meses, o intervalo para aplicação entre a segunda dose e o reforço. Solicitamos aos pais e responsáveis que levem seus filhos até as unidades de saúde portando cartão SUS e cartão de vacina!

#Ações 23/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Atendimentos as gestantes com realização de pré-natal e orientações sobre a importância da alimentação saudável!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, em continuidade à programação da 1ª Semana do Bebê, realizou nessa quarta-feira (22), atendimentos as gestantes com realização de pré-natal, orientações sobre a importância da alimentação saudável na primeira infância e a importância do parto humanizado. As mulheres que assistiram à palestra sobre o parto humanizado, receberam informações, sobre o controle de situações como a posição que mãe deseja ter seu filho, onde acontecerá o parto, se vai fazer uso de anestesia ou não, a luz do local, entre outros fatores. Não há pressão para acelerar o nascimento do bebê e/ou outros quadros que propiciam a ocorrência de violência obstétrica.

#Ações 22/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Palestra sobre higiene bucal, na Unidade Básica de Saúde do distrito de Grossos!

Nessa terça-feira (20), dentro da programação da 1ª Semana do Bebê, a Prefeitura de Verdejante promoveu uma palestra sobre higiene bucal, na Unidade Básica de Saúde do distrito de Grossos. A dentista ressaltou vários assuntos importantes direcionadas para os pais sobre os cuidados de higienização da boca das crianças. A Semana do Bebê está destacando, assuntos como a imunização dos bebês e a atualização da caderneta de vacinação.

#Saúde 03/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mutirão de vacinação contra COVID-19 !

A Secretaria de Saúde de Verdejante realizou nesta sexta-feira (02/12), um mutirão de vacinação contra a covid-19, em todos os PSF's do município. A ação aconteceu durante toda a manhã. Pessoas de várias faixas etárias receberam a imunização, assim como as doses atrasadas foram aplicadas. Quem falta completar o reforço ou mesmo tomar a primeira dose, deve procurar o PSF ou agentes de saúde de sua comunidade para atualização da caderneta de vacinação contra a COVID.

#Saúde 03/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Usar máscara de proteção facial é essencial!

Usar máscara de proteção facial é essencial!

Preserve sua vida, use proteção facial, principalmente nesse momento que cresce o número de casos de COVID-19.

#Saúde 01/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mutirão de vacinação em todas as Unidades de Saúde do município!

A Secretaria de Saúde de Verdejante realiza nesta sexta-feira (02/12), o mutirão de vacinação em todas as Unidades de Saúde do município, de 8h às 12h. Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação, os comprovantes de vacinação da covid-19 e o cartão SUS. A vacina contra covid-19 será aplicada nas crianças entre 3 e 11 anos e nas pessoas de 12 a 39 anos que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina, ou aqueles que estão com doses atrasadas ou que já podem tomar dose de reforço. As pessoas acima de 40 anos e trabalhadores da saúde, imunossuprimidos grave, IMC maior ou igual a 40 também pode tomar a 4ª dose da vacina contra a COVID.

#Ações 27/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Criançada com o esquema vacinal completo é menos preocupação para os pais!

Criançada com o esquema vacinal completo é menos preocupação para os pais. Por essa razão, a Prefeitura de Verdejante continua com a ampliação da imunização com a Pfizer baby para crianças sem comorbidades de 6 meses a 2 anos. A decisão é devido à baixa procura de pais ou responsáveis para a vacinação de crianças a partir dos 6 meses a 2 anos com comorbidades contra Covid-19, público-alvo determinado até então. A Secretaria de Saúde reforça que as vacinas são seguras e fornecem boa proteção contra a Covid-19 para o público infantil. As principais agências reguladoras do mundo se posicionaram a favor das vacinas, que passaram por vários testes internacionais antes de serem liberadas no Brasil. É preciso reforçar que a vacina contra a Covid-19 continua a fornecer um alto nível de proteção contra doenças graves e hospitalizações.

#Ações 25/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mutirão de limpeza e conscientização no centro da cidade!

Com o objetivo de combater os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, a Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, realizou na quarta-feira (23), um mutirão de limpeza e conscientização no centro da cidade. Foram recolhidos pneus, latas, garrafas e demais materiais que possam acumular água. Durante a visita os moradores receberam orientação quanto ao combate ao mosquito transmissor. Os agentes comunitários de endemias ressaltaram sobre a importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito, evitando deixar água parada em recipientes dentro e fora de casa.

#Saúde 15/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Verdejante Orienta o Uso de Máscaras!

ORIENTAÇÃO

A Secretaria de Saúde de Verdejante orienta o uso de máscaras em todos os estabelecimentos de saúde, inclusive em farmácias. As pessoas idosas e com comorbidades devem usar máscaras, (mesmo sem ser obrigatório), essa orientação segue também para todas as pessoas quando estiverem em locais fechados.

Preserve a sua saúde!

#Ações 14/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação COVID-19!

Considerando a Nota Técnica Nº 114/2022- DEIDT/SVS/MS que trata das orientações para a vacinação em crianças de 6 meses a 2 anos COM COMORBIDADES contra a COVID-19.

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde informa a pais e responsáveis que daremos início nesta nesta quarta-feira (16) a vacinação contra a COVID-19 para todas AS CRIANÇAS COM COMORBIDADES na faixa etária de 6 meses a menores de 3 anos.

Incluímos nesse grupo para vacinação as crianças com:

Diabetes

Pneumopatias crônicas graves

Hipertensão Arterial

Doenças cardiovasculares

Doença neurológicas crônicas

Doença renal crônica

Imunocomprometidos

Hemoglobinopatias graves

Obesidade mórbida

Síndrome de Down

Cirrose hepática

A vacina que será utilizada nesse grupo será a Pfizer baby em 3 doses com intervalos de:

Dose 1: dose inicial

Dose 2: 3 semanas de intervalo da D1

Dose 3: 8 semanas após a segunda dose

Pedimos aos pais e responsáveis que levem seus filhos até a unidade de saúde, portando caderneta de vacina e cartão sus.

#Ações 08/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Encerrando as ações da Campanha Outubro Rosa!

Encerando as ações da Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde realizou uma palestra no PSF IV. Os profissionais da Unidade Básica de Saúde do distrito, orientaram as mulheres e esclareceram diversas dúvidas sobre o câncer de mama e também sobre o câncer de colo de útero, com orientações sobre a importância do autoexame e também das formas de prevenção. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e útero e realizar os devidos exames.

#Ações 07/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Novembro Azul!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde dá início à campanha Novembro Azul com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. A Secretaria de Saúde começa divulgar ações importantes, em prol da campanha que se transformou no maior movimento em prol da saúde masculina. O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. A orientação é praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, cuidar da saúde mental e, fazer o exame da próstata, periodicamente.

#Ações 27/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Outubro Rosa!

A equipe da Unidade Básica de Saúde realizou palestra com várias mulheres do Povoado de Grossos, reforçando a Campanha Outubro Rosa. Os profissionais da UBS Grossos esclareceram dúvidas das mulheres sobre o câncer de mama e também sobre o câncer de colo de útero, com orientações sobre a importância do autoexame e também das formas de prevenção. A ação contou com a participação de médico, enfermeira, dentista, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e também o Programa Mãe Coruja. O objetivo é prevenir a detecção imediata de possíveis casos suspeitos.

PREVINAM-SE!

#Saúde 23/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação descentralizada de cães e gatos!

Hoje e manhã a vacinação antirrábica em cães e gatos será realizada em Lagoa dos Milagres. A Secretaria de Saúde de Verdejante iniciou a vacinação nessa segunda-feira (24), num stand montando na feira livre, no centro da cidade. A estratégia é descentralizar a vacinação para oferecer mais comodidade aos tutores dos animais. Na quinta-feira (27), a vacina chega em Grossos, na sexta (28) em Malhadareia. Na quinta (03/11), será a vez de Riacho Verde I receber a vacinação e na sexta-feira (04/11), no Riacho Verde II. A agenda continua na segunda (07/11) nos sítios Angico Torto e Riachinho e na terça (08/11), nos sítios São Joaquim, Vila Pilões e Açude Quebrado. O objetivo da Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde é vacinar mais de 2800 cães e gatos.

#Ações 17/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Outubro Rosa!

A manhã de domingo foi para movimentar o corpo e liberar endorfina e seratonina (neurotransmissores que funcionam como mensageiros químicos, estimulando e equilibrando os sinais entre neurônios, células do corpo). O aulão de aeróbica contou com o grupo de ginástica da Academia da Saúde de do município e o grupo de ginástica do Povoado de Grossos. Os exercícios físicos foram realizados no centro da cidade e integrou o início da Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar e alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

#Saúde 15/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Ações de saúde no PSF 1

A Secretaria de Saúde de Verdejante realizou várias palestras no PSF do Centro, em comemoração ao Dia das Crianças. Os pais e responsáveis junto com as crianças assistiram às palestras de higiene bucal, orientações sobre escovação dentária e uso do fio dental diariamente. Aplicação tópica de flúor, procedimento preventivo que tem como objetivo fortalecer os dentes que apresentam médio e alto risco de cárie e distribuição de kits de higiene bucal.

#Ações 10/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Verdejante em 1º lugar!

Verdejante conquistou o 1º lugar no desempenho entre os municípios da 7ª região de saúde do estado. O reconhecimento é fruto da nota do Indicador Sintético Final de 9,57. Esse modelo avaliação baseia-se em aspectos da gestão do sistema de saúde. Verdejante conta com quatro equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, através do Previne Brasil são medidos 7 indicadores, dentre eles, pré-natal e pré-natal odontológico, coleta de citopatológicos (preventivos), vacinação de poliomielite e penta inativada, hipertensos e diabéticos com acompanhamento. Parabéns aos profissionais por todo o empenho e zelo para com a nossa população. Vamos continuar firmes e com toda efetividade necessária para que possamos melhorar a cada dia nossa atenção primária em saúde.

#datascomemorativas 04/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Dia Nacional dos Agentes de Saúde!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde comemorou nesta terça-feira o Dia Nacional dos Agentes de Saúde, com um café da manhã com todos os agentes de saúde do município. Na ocasião o prefeito Haroldo Tavares ressaltou a importância da profissão e o elo da comunidade e a saúde do município. O secretário de saúde Osny Xavier e diretores de Vigilância e Atenção Básica também agradeceram aos ACSs pelo trabalho prestado. A Secretaria de Saúde também realizou hoje uma capacitação sobre atualização de caderneta de vacinação, que faz parte da pactuação de vigilância em saúde com os municípios da VII GERES. O primeiro de vários cursos que serão ofertados pela secretaria de saúde.

#Ações 01/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Atendimento de Endoscopias !

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde realizou nesta sexta-feira (30), um mutirão de exames de endoscopia, no Hospital de Pequeno Porte (HPP). A endoscopia é capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). O processo é simples e dura poucos minutos, mas pode ocorrer algumas dúvidas ou medos por conta do paciente precisar passar por uma sedação e precisar usar uma microcâmera. O exame é feito através de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera. A endoscopia é um exame capaz de diagnosticar várias doenças.

#Ações 21/09/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Setembro Amarelo!

A Secretaria de Saúde deu início nessa terça-feira (20), às atividades do Setembro Amarelo. A ação foi realizada no PSF de Grossos. Durante as atividades foram feitas orientações e palestras com o tema: "prevenção ao suicídio". A equipe da UBS e a equipe multiprofissional prepararam momentos de conscientização e prevenção. A saúde mental foi explanada de diversas formas, processos de desenvolvimento psicossocial e busca ativa de pacientes foram feitas na roda de conversa.

#campanha 01/09/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Durante todo o mês de setembro acontece a campanha Setembro Amarelo. A campanha tem como objetivo abordar de forma transparente a prevenção do suicídio, que é uma questão de saúde pública.
#Saúde 25/08/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Atendimentos Multiprofissionais No Sítio Travessada!

A equipe da UBS GROSSOS realizou nesta quarta-feira (24), atendimentos multiprofissionais no Sítio Travessada, na Zona Rural do município. A população recebeu atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem. No momento, também teve vacinação contra poliomielite e atualização da caderneta de vacinação. A ação atendeu toda a comunidade do Sítio Travessada, os agentes de saúde fizeram busca ativa da demanda e organizaram os atendimentos. Esse tipo de ação visa descentralizar os atendimentos médicos, fazendo com que os profissionais se dirijam até a população.

#Ações 20/08/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mutirão de Prevenção!

Na manhã deste sábado a Secretaria de Saúde de Verdejante realizou o mutirão de prevenção. Foram oferecidos exames de prevenção de câncer de colo de útero, solicitação de mamografias, testes rápidos de HIV e SÍFILIS. O mutirão aconteceu no PSF do centro e Hospital de Pequeno Porte e contou com mais de 50 mulheres atendidas. As enfermeiras do município fizeram as coletas, solicitações e orientações durante toda a manhã. Na ocasião tivemos também café da manhã e brindes para as mulheres do município. No próximo sábado (27), essas ações serão realizadas nos PSFs de Grossos e Lagoa dos Milagres.

#AssistênciaSocial 19/08/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Agosto Dourado!

O prefeito Haroldo Tavares participou na manhã desta sexta-feira (19), do evento em promoção ao Agosto Dourado, realizado pela Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social.Este mês destaca-se o incentivo à amamentação. O evento foi realizado com a presença de gestantes e puerperas do município de verdejante. Além do prefeito, participaram os secretários municipais, profissionais de saúde, representante dos programas da assistência social, Hospital de Pequeno Porte, VII GERES e Programa Mãe Coruja. De início, a médica Noyla Denise, enfatizou o pré natal e ressaltou a importância e exames de rotina. A representante do Hospital Regional, Luana, do Projeto Vim Nascer, relatou sobre a experiência do projeto e como ele pode ser vivenciado. Vários profissionais, como médicos, enfermeiros e dentistas, educadores físicos, fisioterapeutas passaram informações como a importância da amamentação, nutrição, hábitos deletérios na infância. O evento contou com vários estandes para divulgação e explanação sobre pré-natal, mitos e verdades do período gestacional. Na ocasião também teve distribuição de brindes.

#Saúde 17/08/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Atendimento Cardiológico A atenção especializada faz toda diferença em Verdejante.

A atenção especializada faz toda diferença em Verdejante. A Secretaria de Saúde oferece atendimento com médico cardiologista à população. O atendimento cardiológico ocorre a cada quinze dias. Os pacientes encaminhados das Unidades Básicas de Saúde para o cardiologista podem se dirigir à Secretaria de Saúde do município, no setor de marcação de consultas. A consulta é agendada e o paciente é atendido no Posto de Saúde anexo da comunidade do Riacho do Meio (DENOCS). O Posto de Saúde conta com um aparelho de eletrocardiograma para esse atendimento cardiológico.

#Saúde 11/08/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Reunião da Atenção Básica com os profissionais!

A Secretaria de Saúde realizou nessa quinta-feira (11), a reunião da Atenção Básica com os profissionais, médicos, dentistas, técnicos de enfermagem, recepcionistas e coordenações. O encontro ocorre mensalmente para avaliação dos indicadores de saúde, entrega de produções e ajustes de algumas atividades. O encontro dessa quinta contou com a palestra motivacional com o treinador comportamental Marcos Salluz. O objetivo da palestra foi oferecer, através dos ensinamentos sobre Inteligência Emocional, o desenvolvimento pessoal e profissional de todos, conscientizando cada um do seu papel. A palestra ainda tem o intuito de motivar e despertar a auto responsabilidade para a busca de resultados e mudanças capazes de transformar o ambiente de trabalho, e, dessa forma, melhorar ainda mais a qualidade do atendimento que é oferecido para a população de Verdejante.

#Ações 27/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE PRÈ-NATAL DE ALTO RISCO NO HPP!

A Secretaria de Saúde por meio do Hospital de Pequeno Porte (HPP), oferece serviço de Pré-natal de Alto Risco (PNAR), às gestantes encaminhadas dos PSF's. No HPP as gestantes são acompanhadas pela médica obstetra Noyla Denise.

No PNAR elas têm um acompanhamento diferenciado, onde durante toda a gestação elas são orientadas e assistidas tanto pelos Médicos e enfermeiros dos PSF's e pela obstetra. Nesta quinta-feira (27), além das consultas, as gestantes tiveram um café da manhã. O programa mãe coruja, através da técnica e enfermeira Cecília, repassou orientações sobre a gestação e puerpério.

Na unidade médica é realizado o acolhimento, a educação em saúde e a consulta de Enfermagem. A Secretaria de Saúde também disponibiliza de serviços de apoio diagnóstico como exames laboratoriais e USG obstétricas. Além disso, quando necessário as gestantes também dispõem de atendimentos da equipe multiprofissional (psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapia).

#Saúde 20/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Entrega de Próteses Dentárias!

A Prefeitura Municipal de Verdejante através da Secretaria de Saúde, realizaram hoje, quarta-feira (20) a entrega de Próteses Dentárias, que fazem parte do Programa Brasil Sorridente através do Programa de Laboratório Regional de Prótese Dentária - LRPD. A entrega foi realizada na Unidade Básica de Saúde de LAGOA, sendo na ocasião realizadas orientações quanto aos cuidados básicos com higienização e uso. Logo após busca ativa desses usuários para o tratamento, foram realizadas avaliações e confeccionadas Próteses Totais e Parciais. Destaca-se a importância de repor as perdas dentárias causada por diversos fatores e com isso devolvendo as funções dentárias como a mastigação. Cada mês, uma Unidade de saúde do município é contemplada com o programa.

#Saúde 20/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Criança Imunizada é Sinônimo de Saúde!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde a vacinação da criançada de 4 anos contra a Covid-19. Os pais ou responsáveis devem apresentar os documentos da criança no momento da vacinação cartão de vacinação infantil e Cartão do SUS, além do comprovante de residência.

#Ações 19/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação: Crianças de 4 anos!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde informa aos pais e responsáveis que nesta quarta-feira (20), começa o mutirão de vacinação contra a COVID-19 para crianças de 4 anos.

O intervalo para tomar a segunda dose é de 28 dias. As equipes de saúde estarão se dirigindo até as escolas e creches do município para estarem realizando a aplicação das vacinas.

Para tomar a vacina, é necessário estar portando documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF da criança, carteira de vacinação e identificação dos pais ou responsáveis legais.

LOCAIS:

Quarta-feira (20), locais:

Escola Osmundo Bezerra

Escola Antonia Alves Rangel

Creche mãe Mosa

Creche Matilde Antônia

Escola Clementino Nogueira

Quinta-feira (21), locais:

Escola José Paulino ( Denocs)

Escola Clementino Alves

Escola José Martinho

Escola Pedro Themoteo

#Ações 19/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE GRUPO DE GESTANTES !

A Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (19), na UBS Lagoa dos Milagres com a equipe multiprofissional, formada por nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, e apoio do Programa Mãe Coruja, atividades com o grupo de gestantes do distrito. O objetivo do encontro é trazer à reflexão e propiciar conversas sobre temas importantes na gestação. Esse acompanhamento será realizado em todas as unidades básicas de Verdejante. Durante o atendimento o grupo de gestantes tem a oportunidade de aprendizagem a respeito da gestação, trabalho de parto; participa de oficinas de vivência baseadas nas expectativas das gestantes; e são avaliadas sobre a vivência nas atividades desenvolvida.

#Saúde 02/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Quem ainda não se vacinou, corre que dar tempo!

Quem ainda não se vacinou, corre que dar tempo! A Secretaria de Saúde prorrogou até 3 de julho, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A vacinação tem se mostrado o principal método de prevenção da influenza e das complicações mais severas da doença. A vacinação atende, além de crianças menores de 5 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades e outros públicos.

#Saúde 01/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Oficina de Vigilância

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (31) a II Oficina de Vigilância do Óbito Infantil e Fetal, juntamente com a VII regional de Saúde. O objetivo é fortalecer a prática da vigilância com medidas de intervenção para evitar óbito fetal e infantil, orientando as equipes para o fortalecimento da assistência. Estavam presentes nesta oficina a equipe de vigilância em saúde e atenção básica!

#saude 25/05/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Reunião Integrada

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (26), uma reunião integrada com a VII Regional de Saúde. Participaram do encontro, a secretária de saúde Nayara Cristina Santos e as equipes multidisciplinares das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação. O principal objetivo é fortalecer a rede de saúde mental do município. Durante a reunião foi discutido a instalação de um comitê técnico municipal de prevenção à saúde articulado entre SUS, SUAS, Educação e Direitos Humanos. Ainda entrou na pauta, o desenho da rede de saúde mental no território como forma de fortalecer e garantir as políticas públicas do município. Na ocasião, também foram eleitos quatro delegados que irão representar o município na conferência estadual de saúde mental.

#Ações 15/05/2022 SECRETARIA DE SAÚDE AÇÃO CONTRA A DENGUE

A Secretaria de Saúde junto com a Vigilância Sanitária realizou nesta sexta-feira (13), diversas ações em combate ao mosquito da dengue, nos principais pontos estratégicos da cidade. A atuação é preventiva, com orientações aos moradores em visitas domiciliares, bem como distribuição de material informativo e educativo. Essa ação vem sendo realizada em todo o município e de acordo com a secretária de Saúde, Nayara Santos, a ação tem como objetivo identificar se na localidade existem casos suspeitos de Dengue, zica e chikungunya ou se há focos, criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Caso os agentes identifiquem algum foco, é realizado imediatamente o tratamento com larvicida. Os profissionais ainda orientam os proprietários usarem solução de hipoclorito de sódio na água eficaz na eliminação de larvas do mosquito Aedes Aegypti.

#saude 14/05/2022 SECRETARIA DE SAÚDE ENCONTRO DE GESTANTES !

A Secretaria de Saúde realizou nesta sexta-feira (13), o II encontro com as gestantes do município. Durante o evento, as grávidas receberam um kit maternidade com vários produtos de higiene pessoal para elas e para os bebês. As futuras mamães também receberam orientações dos profissionais sobre modificações e desconfortos da gestação, alimentação, trabalho e tipos de parto, ser mãe, cuidados com a criança pequena, trabalho corporal na gravidez, parto e pós-parto. O objetivo da Secretaria de Saúde é acompanhar de perto as gestantes do município, dando amparo emocional, tirando dúvidas, promovendo trocas de experiências e repassando informações importantes neste período

#datascomemorativas 12/05/2022 SECRETARIA DE SAÚDE 12 de Maio Dia Mundial do Enfermeiro!

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde parabeniza todos os Enfermeiros e Enfermeiras que se dedicam diariamente à vida do próximo. Hoje é um dia mais que especial para homenagear esses profissionais que tanto faz pela sociedade. Cuidar do próximo, numa entrega incondicional, é uma missão que reforça o profissionalismo e engrandece o lado humano.

Feliz Dia do Enfermeiro!

#Ações 30/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE DIA D DE VACINAÇÃO A

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde realizou neste sábado (30), o ‘Dia D de Vacinação' Contra a Influenza e o Sarampo. O foco é imunizar as crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos, idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde que estavam na primeira fase da campanha. De acordo com a secretária de Saúde, Nayara Santos, é importante que a população dos grupos se vacinem. "A campanha neste sábado foi um sucesso, atingiu nossas expectativas. Isso prova o quanto pais e mães estão preocupados com a saúde de seus filhos". A Secretaria de Saúde realizou uma caravana com carro de som pelas ruas do centro da cidade e dos distritos de Grossos e Malhadareia aplicando a vacinação com a equipe de saúde. Durante o trajeto foram explicados a importância da vacina e orientação quanto a vacinação.

#Ações 22/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE MAIS UM MUTIRÃO DA DENGUE

A Secretaria de Saúde realizou nesta quarta-feira (20), mais uma etapa do Mutirão de Limpeza contra a Dengue. Desta vez, a força-tarefa atuou nos povoados de Grossos e Malhadareia. A ação busca proporcionar o recolhimento de entulhos para evitar a proliferação de focos das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças. A operação tem como objetivo orientação a população quanto aos cuidados com lixo e entulhos e para o não acúmulo de água. O mutirão já passou por algumas regiões da cidade, mas continuamos orientando a população de que os primeiros cuidados começam nas próprias residências.

#Saúde 19/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE MUTIRÃO CONTRA DENGUE !

As chuvas têm sido frequentes no município e, com isso, os cuidados devem ser redobrados com as águas que ficam paradas. O mosquito transmissor, aedes aegypti, utiliza esses locais para depositarem os ovos e se proliferarem. O Estado fez um alerta sobre o crescimento no número de casos de dengue, chikungunya e zika. Os Agentes de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde estão percorrendo os bairros e zona rural reforçando as orientações sobre os riscos do acúmulo de água, que podem se tornar potenciais criadouros do mosquito. Cerca de 80% dos focos estão dentro das residências. Com isso, a Prefeitura de Verdejante através da Secretaria de Saúde informa a toda a população que nesta terça-feira (19/04) estará realizado mutirão de combate à dengue no povoado de lagoa dos milagres e na quarta-feira (20/04) mais uma vez estaremos nos povoados de malhadareia e grossos, juntamente com a secretaria de serviços públicos em mutirão e orientação a população. O objetivo é realizar coletas para eliminar possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti.

Pedimos que os moradores destas localidades estejam atentos e recebam nossos agentes nas suas residências.

#Saúde 04/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Entrega de Próteses

A Prefeitura de Verdejante através da Secretaria de Saúde realizou na quinta-feira (31/03), a entrega de próteses dentárias, que faz parte do Programa Brasil Sorridente através do Programa de Laboratório Regional de Prótese Dentária. A primeira entrega foi realizada na Unidade Básica de Saúde de Grossos. Na ocasião foram repassadas orientações sobre os cuidados básicos com higienização e uso de próteses. Logo em seguida foram realizadas avaliações e confeccionadas as próteses totais e parciais removíveis. A equipe da Secretaria de Saúde esteve reunida com todos os usuários no momento da entrega, destacando a importância de repor as perdas dentárias causadas por diversos fatores, e com isso devolvendo as funções dentárias como a mastigação. As próximas Unidades de Saúde a receber o projeto serão: UBS Lagoa, UBS IV e UBS I.

#Saúde 04/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação contra Influenza e Sarampo

A partir desta segunda-feira (04/04), teremos mais uma campanha de vacinação. De forma simultânea, comecaremos a vacinar contra Influenza e Sarampo. As duas campanhas seguem até dia 03 de junho, com grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A vacinação ocorrerá em duas etapas, na 1ª etapa (04 de abril a 02 de maio) serão vacinados:

CAMPANHA INFLUENZA

Idosos com 60 anos e mais

Trabalhadores da Saúde

CAMPANHA SARAMPO:

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos( 4 anos 11 meses e 29 dias)

Trabalhadores da Saúde

IMPORTANTE: Na oportunidade de vacinação contra Influenza, os trabalhadores da saúde também serão convocados para vacinação contra Sarampo.

#saude 31/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Imunização contra a COVID-19 para todas as crianças de 5 a 12 anos em Verdejante

Na manhã desta segunda-feira (31) foi de imunização contra a COVID-19 para todas as crianças de 5 a 12 anos em Verdejante. A Secretaria Municipal de Saúde informa que não é necessário realizar o agendamento prévio para receber o imunizante. No momento da vacina a criança não deve ter tomado nenhuma vacina de rotina e nem apresentar sintomas gripais ou da Covid-19. Após a aplicação do imunizante, as crianças serão acolhidas e permanecerão no local por pelo menos 20 minutos, para observação. Em relação ao grupo de 5 a 12 anos de idade, é necessário a apresentação doa documentos da criança: registro de nascimento, cartão de vacinação infantil e cartão do SUS. Já o responsável deve estar de posse dos documentos pessoais como RG e comprovante de residência.

#Saúde 18/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Vigilância Sanitária Municipal

A Secretaria de Saúde de Verdejante juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal iniciaram nessa sexta-feira (14), primeiro dia em vigor o Plano de Convivência com a Covid, a fiscalização em bares, restaurantes e outros locais. A ação teve como objetivo informar e esclarecer o Decreto Estadual nº 52.145/2022. De acordo com o decreto, a comprovação de vacinação, com o "passaporte", será de duas doses ou dose única, para pessoas até 54 anos, e de dose de reforço, para pessoas acima de 55 anos. A comprovação pode ser feita através do cartão de vacinação ou ainda dos meios digitais, como o ConecteSUS. Em bares, restaurantes e lanchonetes e centros comerciais fica determinado, 80% da capacidade do local com até 20 pessoas por mesa; Distanciamento de 1 metro entre as mesas; Obrigatória a apresentação de passaporte vacinal para público, funcionários e prestadores de serviço; a exigência do "passaporte vacinal" deve ocorrer no ato da compra.

As novas determinações valem até o dia 31 de janeiro.

#Saúde 18/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Ato especial para as crianças em Verdejante

Na manhã desta segunda-feira (17), teve um ato especial para as crianças em Verdejante. A Secretaria Municipal de Saúde deu início a vacinação contra a Covid-19 para o pequenos entre 5 e 11 anos. Para vacinar os pequenos, os pais ou responsáveis devem se dirigir ao local com o CPF, Cartão do SUS e caderneta de vacinação. Não será exigida prescrição médica. Neste primeiro momento, serão imunizadas as crianças com doença neurológica crônica, autismo, síndrome de down, deficientes e imunossuprimidas. A segunda dose da vacina pediátrica será aplicada em um intervalo de oito semanas, após a 1ª dose.

#saude 21/12/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Reforço Vacinação

Atendendo as orientações do Ministério da Saúde, a Secretária Municipal de Saúde inicia nesta terça-feira (21), o reforço para pessoas com idade entre 18 e 54 anos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 4 meses. Antes o intervalo era de 5 meses para esse público. O reforço da imunização estará acontecendo em todas as UBSs e também na Secretaria de Saúde. Para receber a dose, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação com o cartão do SUS atualizado ou CPF. A Secretaria de Saúde também reforça a importância do esquema vacinal completo, e alerta mais uma vez, as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose devem comparecer a um ponto de vacinação para receber a dose.

#saude 24/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação Para Adolescentes de 12 Anos

A Secretaria de Saúde de Verdejante começou nesta terça-feira (23), a vacinação para adolescentes de 12 anos. Com a volta às aulas o público dessa faixa etária retoma as escolas de forma protegida contra a covid-19. A vacinação dos adolescentes continua. Para receber a dose, o jovem deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis e apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

#saude 24/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação Contra a Covid-19

Atuando de maneira itinerante na vacinação contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma tenda para atender maior número de pessoas na aplicação da vacina. Desde segunda-feira (22), a Campanha de Mega Vacinação, teve início no município atendendo muitos verdejantenses. A Mega vacinação vai continuar durante toda esta semana, estendendo até a sexta-feira, 26, para que as pessoas que estão com o esquema vacinal da Covid-19 atrasado, tenham mais uma oportunidade de iniciar, fortalecer ou confirmar a sua imunização, seja com a primeira dose, segunda ou reforço. Dentro da campanha as pessoas acima de 55 anos começaram receber a dose de reforço, elas precisam estar imunizadas há 4 meses com a segunda dose, os imunossuprimidos graves que têm intervalo de 28 dias para receber a dose de reforço, também pode se vacinar. Também teve inicio a vacinação para adolescentes de 12 anos.

#saude 23/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Ampliação da vacinação | 12 anos

Os jovens de 12 anos residentes em Verdejante começam receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, a partir desta terça-feira (23). Para receber a dose, o jovem deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis e apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

#saude 22/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de Mega Vacinação Contra COVID-19

A partir da próxima segunda-feira (22) até o dia (26/11), a Secretaria de Saúde de Verdejante dá início Campanha de Mega Vacinação, anunciada pelo Ministério da Saúde, com foco nas pessoas que ainda estão com a segunda dose em atraso. Os trabalhadores de saúde e pessoas acima de 55 anos, imunizadas há 4 meses com a segunda dose, podem receber a terceira dose, os imunossuprimidos graves tem um intervalo de 28 dias para receber a dose de reforço.

#saude 18/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação Contra Covid-19

A Secretaria de Saúde de Verdejante informa que a dose de reforço da vacinação contra Covid-19, será ampliada às pessoas com 55 anos de idade e mais, a partir desta quinta-feira (18). É necessário o cumprimento do prazo estabelecido pelo protocolo, obedecendo um intervalo de 120 dias (4 meses) da segunda dose. Tanto para (idoso e profissionais de saúde) e 28 dias (imunossuprimidos). No ato da vacinação, a pessoa deve apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacina e comprovante de residência.

#saude 11/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Neste #tbt lembramos do momento importante para nosso município quando vacinamos a primeira pessoa contra o COVID

Neste #tbt lembramos do momento importante para nosso município quando vacinamos a primeira pessoa contra o COVID. A esperança continua intensamente em todos os verdejantenses para o ver o fim da pandemia. Atualmente o avanço da vacina está em andamento. Recentemente a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a vacinação para jovens de 13 anos, que começaram receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Verdejante atualmente tem apenas 32 pessoas sendo monitoradas pelos profissionais da saúde do município e com taxa de ocupação de internamento em zero. A esperança continua firme para alcançarmos o fim da COVID-19 o mais rápido possível. Lamentamos as vidas perdidas e sentimos pelo sofrimento dos familiares e amigos, mas diante dos obstáculos, a vida continua com orações eternas a quem partiu vítimas da COVID-19.

#Saúde 10/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Ampliação da vacina para os Jovens de 13 anos residentes em Verdejante

Os jovens de 13 anos residentes em Verdejante começam receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, a partir desta quarta-feira (10). Para receber a dose, o jovem deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis e apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

#saude 03/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha do Novembro Azul

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria de Saúde, em mais um ano,

busca promover o cuidado com a saúde do homem, intensificando a campanha do Novembro Azul. Neste mês serão realizadas várias ações de prevenção do câncer de próstata nas unidades de atenção básica da zona urbana e rural. A ideia é promover a mudança de comportamento dos homens para que tenham o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos com maior frequência. O Novembro Azul busca conscientizar os homens sobre a importância da consulta regular e da realização de exames constantes, tanto para prevenir o câncer de próstata, quanto outras doenças que atingem a saúde masculina. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O CRAS e CREAS, juntamente com a Secretaria de Saúde do município estão à disposição para orientar em casos de dúvidas.

#Saúde 28/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Combate ao Câncer de Mama

A Secretaria Municipal de Saúde realizou essa semana ações sobre o Combate ao Câncer de Mama, incluindo atividades físicas no distrito de Grossos, e nos povoados de Malhadareia e Lagoa dos Milagres. A prática de exercícios físicos foi realizada em praça pública e na quadra esportiva, e foram monitoradas por profissionais qualificados. O objetivo é promover qualidade de vida. As aulas melhoram o condicionamento físico, diminui o estresse e a ansiedade. A realização das atividades contou com a participação dos profissionais da equipe multiprofissional.

#Saúde 26/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação Antirrábica

Após atingir a meta da vacinação antirrábica na zona rural, a Secretaria Municipal de Saúde dar continuidade à imunização contra a raiva de cães e gatos nesta quinta-feira (28). Podem ser vacinados cães e gatos a partir de 4 meses de vida, inclusive as fêmeas que estão prenhas e que estejam amamentando. A vacina não tem contraindicação, desde que o animal esteja em bom estado de saúde. Nosso ponto de vacinação estará montado na praça ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 13h.

#Saúde 25/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Ampliação da vacinação 14 anos

Os jovens de 14 anos residentes em Verdejante começam receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, a partir desta segunda-feira (25). A aplicação nesse público é uma orientação da Secretaria de Saúde do Estado. Para receber a dose, o jovem deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis e apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

#saude 18/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE DOSE DE REFORÇO | COVID-19

quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde deu andamento a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em idosos. Seguindo determinação do Governo do Estado, poderão receber a terceira dose, neste momento, idosos maiores de 60 anos, que já completaram o esquema vacinal, no mínimo há seis meses. Já os imunossuprimidos podem receber o reforço se tiver completado o esquema vacinal há pelo menos 28 dias. Para receber a terceira dose do imunizante contra a Covid-19, é necessário levar o documento de identificação e comprovante de vacinação.

#saude 18/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE 18 de Outubro Dia do Médico

A Prefeitura de Verdejante através da Secretaria de Saúde parabeniza hoje, os médicos que atuam em nossas unidades de saúde. Rendemos nossas homenagens a este profissional que não escolhe dia para exercer a sua profissão! Que Deus continue abençoando essas mãos que amenizam a dor e curam os problemas de saúde. Nossos sinceros agradecimentos pela dedicação, amor e carinho com que segues a jornada que escolheste para tua vida. Nosso muito obrigado àqueles, que vivem essa nobre missão de salvar vidas. Parabéns, Doutor!

#Saúde 07/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE INAUGURAÇÃO ADIADA

Em razão da comoção do falecimento, de forma tão repentina, do Sr. HUGO ALVES DA SILVA ocorrido nesta última quarta-feira (06) e em respeito a todos os familiares e amigos adiaremos a inauguração da Academia da Saúde e a da pavimentação de três ruas no povoado de Malhadareia, que ocorreria no próximo dia 09/10, sábado. Em breve, informaremos uma nova data para realização da inauguração. Desde já, manifestamos os nossos mais sinceros pêsames aos familiares e amigos do Sr. HUGO ALVES DA SILVA.

#Saúde 06/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE TERCEIRA DOSE DA VACINA

Profissionais de saúde de Verdejante lotados no Hospital Pequeno Porte (HPP) e de Unidades Básicas de Saúde tomaram nesta terça-feira (05), a terceira dose da vacina contra a covid-19. Todos já tinham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses. A dose adicional reforça a imunidade de quem está na linha de frente do combate à pandemia. Além dos profissionais da área de saúde, a dose adicional da vacina contra a covid-19, também será aplicadas em idosos acima de 60 anos, com 6 meses após a segunda dose, e pessoas imunossuprimidas acima de 18 anos com 28 dias após a segunda.

#saude 06/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE CAMPANHA ANTIRRABICA CANINA E FELINA

A Secretaria de Saúde de Verdejante chama atenção para a Campanha Antirrábica Canina e Felina que serão realizadas nas zonas rurais de grossos e malhadareia devido ao número de casos de raiva animal nos últimos anos. Por essa razão, outubro será o mês destinado para vacinar cães e gatos contra raiva. Não deixe esse momento passar em branco na vida do seu melhor amigo! Vacinando seu cão você estará protegendo também a sua família!

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO

13 e 14/10 - Na praça de Grossos

15/10- Na praça de Malhadareia

A partir do dia 19/10- Sítios vizinhos na região de Grossos e Malhadareia

Nesses locais a vacinação começa, a partir de 8h.

#saude 05/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Mês Outubro Rosa

A Prefeitura de Verdejante inicia esta primeira segunda-feira do mês reforçando a "Campanha Outubro Rosa". Os próximos dias serão marcados por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças. A informação seguida corretamente irá proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade.

#Saúde 28/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Terceira Dose Vacina

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta ultima segunda-feira (27/09), aplicar, a dose de reforço contra a covid-19 em pessoas com idades acima de 70 anos. Para isso, elas precisam ter por completo o esquema vacinal há, pelo menos, seis meses. Os imunossuprimidos com esquema completo de imunização há, no mínimo, 6 meses também devem tomar a terceira dose. Quem for tomar essa nova dose deve levar, no dia escolhido, o documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Seguindo a orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria de Saúde de Verdejante informa que a dose de reforço será aplicada, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer, independentemente da vacina aplicada na primeira e segunda doses. A combinação das vacinas é recomendada pelo ministério, após estudos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comprovarem que a resposta imunológica contra a Covid-19 não é comprometida por essa prática.

#Saúde 28/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação Contra a Covid-19

As unidades de Saúde de Verdejante estavam bastante movimentadas, neste último sábado (25), "Dia D" de vacinação contra a Covid-19. Muitas pessoas procuraram as UBS's para receber a imunização através da segunda dose da vacina contra a covid-19. A ação faz parte da campanha do governo do município e do governo do estado para aumentar o número de pessoas vacinadas, garantindo a imunização após a segunda dose.

#Saúde 28/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Você Não Está Sozinho

Setembro está quase terminando, mas ainda deu tempo de fazer mais uma ação em comemoração à Campanha Setembro Amarelo. A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Equipe Multidisciplinar realizou nesta segunda-feira (25/09), uma ação na feira de agricultura familiar em fortalecimento à campanha. As equipes da UBS's também participaram da ação. O objetivo é orientar sobre a prevenção e conscientização contra o suicídio. Entre as principais doenças relacionadas está a depressão, seguida do transtorno bipolar. Em Verdejante contamos com profissionais de psicologia e psiquiatria disponíveis para toda a população que solicitar o atendimento. Você não está sozinho, você é especial.

#Saúde 24/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Orientações de Atividades Físicas

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria Municipal de Saúde continua com as orientações de atividades físicas. A prática de exercícios físicos é realizada no centro da cidade, e no povoado de Lagoa dos Milagres e nos distritos de Grossos e Malhadareia. As aulas ocorrem em praça pública e quadra esportiva, e são monitoradas por um profissional qualificado.

A ideia é promover qualidade de vida, saúde e bem-estar, principalmente nesse período de pós-pandemia. Além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular de atividades físicas também diminui os níveis de estresse e ansiedade de maneira geral. Os exercícios físicos contribuem tanto para a melhoria da autoestima quanto para a socialização de pacientes que apresentam algum risco relacionado à saúde mental.

A Secretaria de Saúde juntamente definiu um cronograma de atividades. São aulas semanais voltadas à promoção de saúde da população verdejantense, como aulas de ginástica aeróbica, ginástica localizada, stepe, aeróboxe e muito mais. Com uma importância enorme o exercício físico influência diretamente no controle e combate de doenças como, por exemplo; obesidade, hipertensão, diabetes, depressão e entre outras.

#Saúde 24/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE "Dia D" da Segunda Dose da Vacinação

A Prefeitura de Verdejante por meio da Secretaria Municipal de Saúde irão realizar no sábado (25/09), o "Dia D" da segunda dose da vacinação contra a covid-19. A vacinação acontecerá em todas as UBSs do município, que vão estar abertas, às 8h ao meio-dia. Quem tomou a 1ª dose da vacina da Astrazeneca, e já faz 90 dias, e não tomou a segunda dose por falta do imunizante, deve procurar as Unidades Básicas. O mesmo procedimento também para a Pfizer. Quem tomou a 1ª Dose da Pfizer há 60 dias ou mais, também devem se dirigir a sua UBS para tomar a segunda dose. A segunda dose da vacina Pfizer, autorizado pela nota técnica SIDI 24/2021 do Governo do Estado de Pernambuco.

#Saúde 02/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Nova fase de vacinação Verdejante segue firme no enfrentando a COVID-19.
A Secretaria de Saúde junto com a equipe de atenção básica e a vigilância sanitária continua com as barreiras sanitárias.
Os agentes repassam orientações de prevenção e reforça a importância dos cuidados contra o COVID.
A vacinação em nosso Município contra a COVID está de acordo com a demanda recebida.
Vários públicos estão se vacinando, assim como trabalhadores de limpeza pública, trabalhadores da Educação, Educadores físicos, trabalhadores do CRAS e CREAS e Conselheiros Tutelares.
Estamos vivendo momentos críticos, colabore com a vida, use sempre máscara e álcool em gel e não faça aglomeração.
#Saúde 21/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE COMUNICADO A vacinação permanece COMUNICADO A vacinação permanece
#boletim 15/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Verdejante Vacina

COMUNICADO

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir desta segunda-feira (14/06), dar início à vacinação para pessoas da faixa etária de 45 anos e mais,

previsto no Plano Nacional de Operacionalização (PNO).

A vacinação permanece de acordo com a quantidade de doses recebidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde e da VII GERES

#Coronavirus 27/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE INFORMATIVO CORONAVÍRUS - BOLETIM - 26/07/2020
#Coronavirus 06/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE AÇÃO DE ENFRENTAMENTO À COVID-19 - BARREIRAS SANITÁRIAS

AÇÃO DE ENFRENTAMENTO Á COVID-19

A Prefeitura de Verdejante, atrave´s da Secretaria de Sau´de junto com a Vigila^ncia Sanita´ria e as equipes da Atenc¸a~o Ba´sica de Sau´de, realizou nesta segunda-feira (06), mais uma barreira sanita´ria.

A abordagem é uma ação de enfrentamento ao novo coronavi´rus, que ocorreu na sede, na entrada principal da cidade, nas sai´das que da~o acesso a Penaforte - CE, Sa~o Jose´ do Belmonte e nas sai´das para os si´tios Sa~o Grego´rio e Mamoeiro.

O objetivo e´ fortalecer as medidas de protec¸a~o e identificar pessoas com possi´veis sintomas da covid-19. Sa~o realizadas aferic¸o~es de temperatura, coleta de informac¸o~es para monitoramento.

Motoristas e ocupantes dos veículos receberam orientac¸a~o quanto ao uso de ma´scaras, a´lcool em gel e a importa^ncia do isolamento social, as pessoas que vinham de outros munici´pios e condutores de transportes coletivos foram orientados quanto a prevenção do coronavírus.

#Coronavirus 21/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Nota de Esclarecimento sobre o caso confirmado com teste rápido para COVID-19

A Prefeitura de Verdejante através da Secretaria Municipal de Saúde esclarece uma notificação de um caso confirmado de covid-19, que o município recebeu nessa quarta-feira (20). Uma moradora da zona rural de Verdejante viajou para Caruaru há três semanas.

Lá, ela fez o teste rápido e o resultado deu positivo. Desta forma, o caso foi comunicado à Secretaria de Saúde de Verdejante para que o município tivesse conhecimento. Portanto, a paciente está com sintomas leves e permanece em Caruaru. Verdejante apenas foi notificado e, em razão da transparência, informou a toda população!

Agradecemos aos munícipes que se preocuparam com o caso, e com a saúde pública do nosso município. Aproveitamos para avisar que Verdejante não tem nenhum caso confirmado contraído no âmbito comunitário.

#fiqueemcasa

#coronavírus

#tudovaificarbem

#juntossomosfortes

#Coronavirus 17/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO - Um servidor da Prefeitura de Verdejante, do quadro da Saúde, testou positivo para Covid-19.

Um servidor da Prefeitura de Verdejante, do quadro da Saúde, testou positivo para Covid-19, após apresentar sintomas leves, nesse sábado (16). Porém, o mesmo trabalha também em outra instituição em Salgueiro, onde reside. Ele fez o teste rápido em Salgueiro, onde o caso foi notificado por aquele município.

O profissional já estava afastado das suas funções desde o início dos sintomas evitando o contágio aos outros profissionais. Ele encontra-se em isolamento domiciliar, e permanecerá por 14 dias.

Ressaltamos os cuidados que todos devem tomar para evitar o contágio do novo coronavírus. Verdejante não tem nenhum caso confirmado da covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a recomendação de medidas básicas de higiene como lavar as mãos com água e sabão, cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Destacamos que o isolamento social é um ato de civilidade para proteção das outras pessoas. E se precisar sair, tem que usar máscaras, e tenha à mão álcool em gel e sempre manter o distanciamento social.

#Saúde 16/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE O uso de máscaras começou a ser obrigatório a partir deste sábado (16)

O uso de máscaras começou a ser obrigatório a partir deste sábado (16), por todas as pessoas que precisam sair de casa em Pernambuco. O decreto estadual com a ampliação da obrigatoriedade do uso foi publicado no Diário Oficial da terça-feira (12).

A utilização por toda a população era, anteriormente, recomendada pelo governo estadual e obrigatório apenas para quem trabalha em serviços essenciais, como estabelecimentos comerciais com funcionamento autorizado durante a pandemia do novo coronavírus.

O decreto determina também que cabe aos órgãos públicos, estabelecimentos privados e os condutores de veículos exigir a utilização de máscaras nesses locais.

O que determina o Art. 2º É obrigatória, partir de 16 de maio de 2020, em todo território do Estado de Pernambuco, a utilização de máscara, mesmo que artesanal, pelas pessoas que tenham de sair de casa e circular em vias públicas para exercer atividades ou adquirir produtos ou serviços essenciais.

#Saúde 25/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE CORONAVÍRUS É UMA REALIDADE, MAS A DENGUE NÃO PRECISA FAZER PARTE DELA

Já que você está em casa aproveite para eliminar possíveis focos do mosquito e garantir a saúde da sua família.

1 - Manter a caixa de água bem fechada

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e feche a lixeira

3 - As garrafas devem ficar com a boca virada para baixo

4 - Lave com escova e sabão os reservatórios de água

5 - Encha de areia até a borda os pratinhos das plantas

6 - Use repelente, se necessário

#Saúde 01/11/2019 SECRETARIA DE SAÚDE JUNTOS NESSA CAUSA, "NOVEMBRO AZUL!" Nossa missão é abraçar a campanha “Outubro Azul” mês de luta contra o câncer de próstata!

Todos os homens com 45 anos ou mais, devem realizar o exame anualmente, previna-se contra o câncer de próstata, procure uma unidade básica de saúde!

“Vergonha é não se Cuidar!”





#NOVEMBROAZUL

#CAMPANHADEPREVENÇÃO

#PREFEITURADEVERDEJANTE
#Saúde 21/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE A Prefeitura de Verdejante, realizou evento alusivo a Campanha “Outubro Rosa!” Mês de prevenção do câncer de mama.
#Saúde 01/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Outubro Rosa é o mês da conscientização sobre o câncer de mama. “Fazer o auto-exame é fazer uma declaração de amor a você mesma!”

Outubro é o mês da conscientização sobre o câncer de mama, você sabia?
Acreditamos que deve ser um hábito para o ano todo. Por isso, recomendamos a ida, permanente, ao ginecologista, ou pelo menos uma vez ao ano.
Nossos serviços de atendimento à saúde básica estão sempre disponíveis para atendê-las, procure nos UBS's.



Faça o auto-exame, previna-se!
Outubro Rosa!



#OUTUBROROSA
#PREFEITURADEVERDEJANTE
#Saúde 13/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE HOSPITAL DE PEQUENO PORTE DE VERDEJANTE REALIOU ATIVIDADES EM ALUSÃO AO “SETEMBRO AMARELO.“ Sorria, dê abraços! Você não está sozinho!
Saiba que o “Setembro Amarelo” é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.
É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
E no mês da valorização da vida e de prevenção ao suicídio a direção do Hospital de Pequeno Porte de Verdejante - PE realizou rodas de conversas, palestras e apresentações, nesta sexta-feira (13), levando orientações e tirando dúvidas da população sobre o assunto tratado nesse mês buscando “curar as feridas da alma".


Contamos com a participação do Dr. Jorge Carvalho, psiquiatra que atende o município, e o grupo de jovens “Geração Eleita", que contribuíram e somaram com seus conhecimentos para a prevenção ao suicídio.
Destacamos também a presença do prefeito, Haroldo Tavares, do Secretário de Saúde, Bruno Arruda, e dos funcionários do CRAS.


O nosso evento teve como objetivo a conscientização dos usuários sobre os sinais de alerta para identificar possíveis suicidas, orientação sobre a importância na busca por ajuda de profissional nos nossos serviços de atenção e acolhimento, que estão disponíveis nos PSF's, CRAS, CREAS e nosso Hospital de Pequeno Porte, rompendo assim o preconceito existente sobre o assunto!
“Nunca deixe de escrever um novo capitulo na sua vida, e saiba você é muito importante!

#SetembroAmarelo
#Euacreditonavida
#prefeituradeVerdejante
#cuidandodaspessoas
#Saúde 29/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE VERDEJANTE AVANÇA EM SAÚDE Só em 2019 já conseguimos atender mais de 2.600 (dois mil e seiscentos) pacientes com procedimentos odontológicos, com mais de 2.600 pessoas beneficiadas
Para ressaltar, São mais de 3.000 (três mil) procedimentos como educações em saúde bucal, profilaxia (prevenção), aplicação de flúor, raspagem, restaurações, tratamentos de urgência e extrações dentárias.
Tudo isso já realizado, mas, o nosso objetivo é a PREVENÇÃO para que você, nosso paciente, não venha a desenvolver problemas bucais graves no futuro.
Procure nossas Unidades de Saúde da Família ou os nossos agentes comunitários de saúde e marca a sua consulta.
Prefeitura de Verdejante, cuidando das pessoas.

#SaúdeBucal
#Prevenção
#CuidandoDasPessoas
#Saúde 29/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE 3° ENCONTRO DE PROMOÇÃO A SAÚDE (NPS) Realizamos nesta quinta-feira (29), na Academia da Saúde, o 3° encontro do Núcleo de Promoção da Saúde (NPS).
Projeto promovido pela Secretaria de Saúde e realizado pelas equipes de atenção básica e o NASF tratou da "alimentação saudável e atividade física: pratique essa idéia”!
Vê só o resultado nas fotos!
A abertura do evento foi feita pelo Secretário de Saúde, Bruno Arruda, que em conjunto com toda a equipe tratou da importância de hábitos saudáveis para a qualidade de vida, e como o município tem contribuído com ofertas dos serviços para a população.
O momento contou com palestras de cunho educativo, com profissionais de fisioterapia, nutrição e educação física.
As atividades também contaram com a presença de psicóloga, enfermeiras, dentistas e técnicos de enfermagem que ofertaram serviços multiprofissionais (aferição da pressão arterial, teste rápidos de glicemia, Hepatites e HIV) para os participantes.
A idéia é mobilizar as pessoas para uma vida mais saudável e, assim, incentivar a população para a prática constante de atividades físicas, com alimentação adequada e balanceada!
#Saúde 01/11/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Dia Nacional do Doador de Sangue O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil.
#Saúde 01/08/2018 SECRETARIA DE SAÚDE A Secretaria de Saúde de Verdejante está dará início a Campanha de Vacinação conta poliomielite e sarampo. A Secretaria de Saúde de Verdejante está dando início a Campanha de Vacinação conta poliomielite e sarampo.

De 06 a 31 de agosto acontece em todo Brasil a Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo.

A campanha é voltada exclusivamente às crianças com idade entre 12 (doze) meses e menores de 5 (cinco) anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente.

Na coletiva de lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, enfatizou que saúde é responsabilidade de todos. “Não é uma responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde, nem das secretarias, dos profissionais ou dos médicos. Às vezes enfrentamos uma situação como essa, que nos traz um alerta, porque temos uma falsa impressão de que a doença foi eliminada do país. Mas é a cobertura vacinal elevada que faz a doença desaparecer. E é por isso que devemos continuar vacinando nossos filhos, para manter essas doenças longe do Brasil”, ressaltou Gilberto Occhi.

Procure o posto de Saúde e vacine seu filho contra a poliomielite e sarampo entre os dias 06 a 31 de agosto, nos horários das 08h às 16h.

Vacina é um direito da criança.
#Controle 19/07/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeito, Secretário de Saúde e MPF assinam TAC para regularização de jornadas de profissionais de saúde em Verdejante Prefeito, Secretário de Saúde e MPF assinam TAC para regularização de jornadas de profissionais de saúde em Verdejante
#Educação 05/10/0023 SECRETARIA DE SAÚDE A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação promoveram uma palestra no âmbito do Programa Saúde na Escola!

Hoje de manhã (05), a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação promoveram uma palestra no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE). O foco? Alimentação saudável e prevenção da obesidade! A palestra aconteceu na Escola de Referência Erem Anísio Veras e contou com a presença da nutricionista Emília Silva. Ela enfatizou como nossas escolhas alimentares podem nos proteger de doenças. Também foi o momento ideal para esclarecer dúvidas sobre o tema. Afinal, conhecimento é poder!

www.verdejante.pe.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 12:19:59